Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Fórum de Direito Eleitoral esclarece novidades da Legislação

A realização do evento envolveu a Fundação Educacional de Patos de Minas (Fepam), o Unipam, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal, a 45ª Subseção da OAB de Minas Gerais e a Escola Superior de Advocacia (ESA), e contou com o apoio de diversos parceiros.

 

O 1º Fórum de Direito Eleitoral – Eleições Municipais de 2016 foi realizado na noite de sexta-feira (17/06) e na manhã de sábado (18/06), no Salão do Júri do Unipam, para um público composto por advogados, promotores, juízes, agentes políticos, pré-candidatos e acadêmicos de direito.

No primeiro dia, o fórum discutiu “As ações eleitorais e o Novo Código de Processo Civil”, tema abordado pelo Doutor em Direito, José Jairo Gomes, Procurador Regional da República e autor da renomada obra “Direito Eleitoral” (Editora Atlas).

Após a palestra, houve mesa redonda sobre “Condições de Elegibilidade, Causas de Inelegibilidade e Incompatibilidades”, com a participação do palestrante; da Promotora Eleitoral, Vanessa Dosualdo Freitas; do Professor de Direito do Unipam e Procurador Jurídico do Legislativo, Gabriel Gomes Canêdo Vieira de Magalhães; do Professor de Direito do Unipam, Gilmar Batista Silva; e do Professor de Direito do Unipam e Procurador Jurídico do Legislativo, Itamar José Fernandes.

Para o segundo dia, foram programadas três palestras. A primeira, proferida Itamar José Fernandes, abordou “Procedimentos para início de campanha, Arrecadação, Despesas e Prestação de Contas”.

A segunda palestra, ministrada pelo Juiz Eleitoral da comarca de Presidente Olegário, Bruno Henrique de Oliveira, tratou das “Condutas Vedadas e outros Ilícitos no Período Eleitoral”.

E, finalmente, fechando o fórum, a palestra com Gabriel Gomes Canêdo, que expôs os “Limites e Possibilidades da Propaganda Eleitoral”.

A Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal, que cobriu o evento, colheu alguns depoimentos que definem bem a importância do fórum no sentido de preparar os atores das próximas eleições municipais. Veja a seguir:

Dr. José Jairo Gomes(Procurador Regional da República, Doutor em Direito e palestrante) – “O fórum constituiu-se em importante veículo de esclarecimento sobre a legislação eleitoral e de preparação das pessoas envolvidas nesse processo. Quanto às eleições municipais deste ano, acho que vão ser bastante difíceis por alguns fatores. O primeiro, é o problema do financiamento de campanha: pessoas jurídicas não vão poder doar e pessoas físicas não doam ou doam pouco. Sendo o recurso apenas do fundo partidário, considerando que são 5 mil municípios no país, talvez não seja suficiente para promover todos os candidatos adequadamente como eles pretendem. Outro fator que eu coloco é o seguinte: o debate político hoje no Brasil está bem polarizado e isso vai refletir nas eleições municipais, já que elas funcionam como termômetro das eleições presidenciais. Ou seja, o debate está mais em nível de situações e não da valorização da política com uma necessidade comum”.

Dr. Thiago Cordeiro Fávaro(Procurador do Município de Presidente Olegário) – “Participei dos dois dias do fórum e quero agradecer aos organizadores pela iniciativa, e aos palestrantes pelos importantes e oportunos esclarecimentos em razão das próximas eleições”.

Dr. Bruno Henrique Oliveira(Juiz Eleitoral da Comarca de Presidente Olegário e palestrante) – “Uma excelente iniciativa, proveitosa, e esse é o papel da universidade, de se envolver e discutir as questões sociais com a comunidade, principalmente as eleições municipais que afetam tanto as nossas vidas. Estou feliz por ter participado”.

Dr. Itamar José Fernandes(Professor de Direito do Unipam, Procurador Jurídico da Câmara Municipal e palestrante) - "Estamos satisfeitos, alcançamos nosso objetivo. O tema Direito Eleitoral é muito vasto, mas ainda assim conseguimos passar as informações mais relevantes. O assunto merece a atenção não só dos candidatos, mas também dos partidos e dos cidadãos em geral. Todos precisam ser chamados à discussão e se envolverem com a questão”.

Dr. Gabriel Gomes Canedo(Professor de Direito do Unipam, Procurador Jurídico da Câmara Municipal e palestrante) – “Acredito piamente que conseguimos lograr êxito em nosso intento. Organizamos o fórum exatamente com o intuito nos inteirarmos, sobretudo, das novas regras que vieram agora agregar à matéria eleitoral”.

Gabrielli Alves dos Santos(Aluna do 1º período do Curso de Direito do Unipam) – “Extremamente enriquecedor, e eu acho que todas as pessoas deveriam se interessar por esse tipo de discussão”.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

foto frum eleit...
foto frum eleitoral 01 foto frum eleitoral 01
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 02 foto frum eleitoral 02
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 03 foto frum eleitoral 03
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 04 foto frum eleitoral 04
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 05 foto frum eleitoral 05
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 06 foto frum eleitoral 06
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 07 foto frum eleitoral 07
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 08 foto frum eleitoral 08
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 09 foto frum eleitoral 09
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 10 foto frum eleitoral 10
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 11 foto frum eleitoral 11
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 12 foto frum eleitoral 12
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 13 foto frum eleitoral 13
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 14 foto frum eleitoral 14
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 15 foto frum eleitoral 15
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 16 foto frum eleitoral 16
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 17 foto frum eleitoral 17
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 18 foto frum eleitoral 18
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 19 foto frum eleitoral 19
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 20 foto frum eleitoral 20
foto frum eleit...
foto frum eleitoral 21 foto frum eleitoral 21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa