Causa e orgulho autista é tema de Live da Câmara Municipal de Patos de Minas

A atividade foi marcada pela participação efetiva de um autista e de vários membros deassociações e profissionais ligados à causa autista.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, em parceria com as Associações Onda e Esperança Azul, realizaram na última quarta feira (23/6), a live do Legislativo com o tema “Autismo - Uma conversa sobre direitos, conquistas,preconceito e políticas públicas”.

Em uma noite especial de troca de conhecimentos, experiências e medidas em favor da causa autista, o evento contou com a participação de um autista, profissionais e pais,todos membros de associações ligadas ao tema. Contribuíram com a discussão a psicóloga e conselheira municipal da Rede Unificada Nacional e Internacional pelosDireitos dos Autistas ( Reunida Morgana Moura Chagas; a presidente da Associação Esperança Azul, Cleide Alves; o presidente da Associação Onda Autismo, Fábio Cordeiro; e o neuropediatra, Dr. Flávio Rodrigues. A participação efetiva também foi marcada pelos pais de autistas, Flávia Nogueira, Vânia Ruth e Reginaldo Francisco,que expuseram depoimentos emocionantes sobre os desafios diários.

Representando a Casa Legislativa, participaram do evento virtual o presidente da Casa Legislativa, vereador Ezequiel Macedo Galvão; os parlamentares Daniel Amorim Gomes - professor Daniel e Vitor Porto Fonseca Gonçalves; e o coordenador da Escolado Legislativo, Guilherme Moura Teixeira. Na oportunidade, o vereador-presidente Ezequiel Macedo frisou a importância de discutir assuntos que promovam a igualdade,a inclusão e a justiça social, colocando o Legislativo Patense à disposição para caminhar junto à sociedade em causas assim.

Durante todo o evento, os participantes elucidaram as adversidades com as quais lidam os autistas e a necessidade de implantação das políticas públicas de inclusão e respeito às minorias. Abrindo o momento de discussão, o médico neuropediatra, Dr. Flávio Rodrigues, destacou a importância de fomentar essa discussão, de modo que o assunto possa alcançar maiores proporções. Em sua fala, ele aponta que o número de autistas não tem crescido, mas sim, a população tem tomado mais conhecimento sobre o tema, o que possibilita um diagnóstico mais precoce dos casos já existentes. “Isso comprova que a informação gera inclusão”, reforçou o coordenador da Escola do Legislativo.

Por sua vez, Morgana Moura, conselheira da Reunida e também mãe de uma criança autista, mostrou entusiasmo pelo momento e destacou que a atividade representa um marco na luta em favor dos autistas. Para ela, é de suma importância abrir espaços públicos para discutir o tema, conversar sobre políticas públicas e efetivar ações de incentivo à causa autista.

Um dos momentos de grande comoção por parte dos presentes foi a fala do autista Fábio Cordeiro, presidente da Associação Onda. Munido de dados e evidências científicas, Fábio destacou a importância de se falar abertamente sobre o tema em locais públicos e privados. Enfatizou, ainda, sobre o orgulho autista, comemorado no último dia 18 de junho, uma data que se tornou um evento global, ressaltando a importância de oferecer melhores condições para o desenvolvimento intelectual das pessoas diagnosticadas com o quadro.

As falas das palestrantes Vânia Ruth e Cleide Alves, mães de autistas, enriqueceram o momento externando importantes informações sobre a realidade do autista e cobrando do poder público mais engajamento na causa e mais apoio às associações que contribuem no amparo, cuidado e atenção aos autistas e familiares. Os pais Flávia Nogueira e Reginaldo Francisco também contribuíram com suas ex periências diárias e demonstraram a dificuldade de inclusão e o preconceito que vivenciam diariamente em ambientes públicos e privados.

O coordenador da Escola do Legislativo, Guilherme Moura, finalizou o evento agradecendo a participação de todos os envolvidos. Em sua fala, Guilherme destacou a importância de proporcionar momentos como esse para reflexão e debate acerca das desigualdades, convidando toda a população para abraçar a causa e conhecer o trabalho que as associações e ONG’s têm feito. A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, juntamente com os vereadores da Casa, estão abertos para discussões que promovam a inclusão e o fomento de políticas públicas.

A Live está disponível no Facebook oficial e site camarapatos.mg.gov.br. Vale a pena conferir!