Câmara Municipal de Patos de Minas outorga Título Honorífico de Cidadão Patense a personalidades de destaque

Como parte das comemorações do aniversário de 131 anos de Patos de Minas, a Câmara Municipal condecorou 20 pessoas não nascidas no Município, com a mais alta honraria do Poder Legislativo Municipal.

Como parte das comemorações do aniversário de 131 anos de Patos de Minas, a Câmara Municipal outorgou, durante sessão solene realizada na noite de segunda-feira (22/5), no salão do Júri do Unipam, o Título Honorífico de Cidadão Patense a 20 personalidades não nascidas em Patos de Minas, que contribuem para o desenvolvimento do Município. Além dos títulos de 2023, foram entregues os títulos de 2019 e 2020 para os cidadãos que não receberam o diploma em data oportuna. Toda a solenidade foi traduzida e interpretada na Linguagem Brasileira de Sinais - Libras.

O Título Honorífico de Cidadão Patense constitui a mais alta honraria concedida ao cidadão pela Câmara Municipal, com notório reconhecimento histórico e cultural, motivo pelo qual é celebrado na semana do aniversário de Patos de Minas – comemorado no dia 24 de maio – e durante a realização da Festa Nacional do Milho - Fenamilho.

Vereadores, autoridades, homenageados, amigos e familiares prestigiaram o evento, que também contou com a participação especial dos militares integrantes da Banda de Música da 10ª Região de Polícia Militar. Patrimônio de Patos de Minas, a Banda executou, com maestria, os hinos Nacional e Municipal, bem como trilhas sonoras no início da cerimônia. Os arranjos florais cedidos pelas Marias Artesãs também enobreceram o ambiente.

Um marcante momento da cerimônia foi a leitura do histórico de vida de cada homenageado, oportunidade em que os presentes conheceram um pouco das contribuições e esforços dos agraciados dedicados ao Município. E, sob fortes aplausos, cada condecorado recebeu o diploma de Título Honorífico de Cidadão Patense pelo respectivo vereador autor e, assim, são oficialmente, filhos de Patos de Minas.

Na fase de pronunciamentos, discursaram a representante dos homenageados, Ana Paula Vasconcelos; do Executivo Municipal, vice-prefeita Sandra Gomes; e da Câmara Municipal, vereador/presidente Gladston Gabriel. Os oradores reforçaram o orgulho do poder público e da sociedade em geral com a honrosa filiação de pessoas que somam e edificam Patos de Minas.

Pronunciamentos

A vice-prefeita Sandra Cristina Gomes representou o Executivo Municipal durante a solenidade. Ela disse se sentir honrada em participar “desta noite tão especial”; falou das riquezas de nossa cidade, na culinária, no agronegócio, na natureza, no agro, e “especialmente as pessoas, nosso maior patrimônio”, reforçou Sandra. A vice-prefeita salientou a “seleta e assertiva” escolha no nome dos homenageados, que “fazem parte de nossa cidade”, ressaltando as qualidades e os relevantes serviços prestados ao Município”. “Os condecorados podem ser considerados genuínos filhos de Patos de Minas, já que o amor de uma mãe adotiva é tão grande quanto o amor de uma mãe sanguínea”, destacou Sandra.

Como representante dos homenageados, falou a agraciada Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos. Após saudar as autoridades e aos presentes, agradeceu, de forma especial, a Câmara Municipal por “tão importante homenagem”; falou do legado que cada agraciado está deixando para Patos de Minas, por meio da contribuição em diferentes setores; e salientou que o Título Honorífico de Cidadão Patense eleva a responsabilidade de todos para permanecerem atuando em prol de Patos de Minas.

Encerrando a fase de pronunciamentos, o presidente da Casa Legislativa, vereador Gladston Gabriel, discursou como orador oficial da solenidade, em nome do Poder Legislativo de Patos de Minas. Gladston realçou a importância da honraria no sentido de homenagear as pessoas que residem em nossa cidade e que foram adotadas por nós como irmãos, “pessoas pelas quais temos grande carinho e apreço, pois, Patos de Minas, é feita de: sonhos, sorrisos, olhares, festas, abraços, apertos de mãos, Pais, Filhos, Mães e de tudo mais que: agrega, aconchega, aquece e solidariza”, frisou. O presidente da Casa Legislativa também destacou a qualidade de vida e os bons costumes presentes em Patos de Minas; falou dos desafios dos homenageados ao deixarem as suas cidades de origem e seus familiares; e externou o sentimento de gratidão pela dedicação de cada homenageado. “Por isso, sintam-se cada um abraçado, por um grande irmão que ama e se sente amado”, finalizou Gladston.

foto01 foto01
foto02 foto02