Palestras e depoimentos marcam o início do “Outubro Rosa” na Câmara Municipal

O evento foi pautado na prevenção e combate do câncer de mama, nos direitos da pessoa portadora da doença e nas histórias de enfrentamento desse mal.

Por iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas e do Gabinete do Vereador Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil, foi realizado, na tarde da última terça-feira (01/10), no plenário Legislativo patense, um importante evento em alusão ao “Outubro Rosa”, movimento internacional de conscientização para a prevenção e o controle do câncer de mama e a saúde da mulher.

Na oportunidade, estavam presentes os vereadores João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi, Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil, Edimê Erlinda de Lima Avelar, Otaviano Marques de Amorim, Nivaldo Tavares dos Santos, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota e Lásaro Borges de Oliveira, acompanhados de servidores e assessores da Casa Legislativa, representantes de entidades de apoio às pessoas com câncer, mulheres acometidas pela doença e população em geral.

A abertura do evento se deu com as considerações do coordenador da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, Guilherme Moura, e do vereador Waltinho da Polícia da Civil, que abraçaram a causa para falar da importância do evento na conscientização sobre o câncer de mama e da necessidade de abordar o assunto não somente em outubro, com também durante todo o ano.

Um momento de grande emoção foi a oração inicial dos trabalhos, conduzida pela vereadora Edimê Avelar e acompanhada pelos presentes, destinada especialmente às pessoas que sofrem desse mal. A vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo também se pronunciou, como representante do presidente da Casa, vereador Vicente de Paula Sousa, oportunidade em que falou sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Com o objetivo de compartilhar informações relevantes sobre o assunto, o evento contou com a realização de três palestras de cunho jurídico, técnico/preventivo e motivacional.

A primeira abordagem foi do advogado Rafael Normandia, que ministrou sobre os direitos sociais e trabalhistas do portador de câncer, como o adiantamento do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço – FGTS e dos Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP. O advogado também abordou direitos relacionados à aposentadoria por invalidez; auxílio-doença; financiamentos; atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e isenções, como, por exemplo, no imposto de renda, nos Impostos sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA (conforme lei de cada estado) e Territorial, Predial Urbano – IPTU (conforme lei de cada município). Para o cidadão que se interessar sobre os direitos em questão, a Fundação Pró-Curar-se elaborou uma cartilha com todas as informações técnicas do assunto, que se encontra disponível na sede da Fundação e da Câmara Municipal.

A segunda palestra foi ministrada pela enfermeira do Centro Oncológico AZ, Laiane Cristina, com o tema “Se toque”. A enfermeira expôs diversas dicas de prevenção, autoexame e acompanhamento de fatores de autorrisco, a fim de facilitar o diagnóstico médico e garantir maior eficacia no tratamento e eliminação do câncer de mama.

A última palestra da tarde foi ministrada pela terapeuta sexual, Carla Geane, com o tema “a importância de se amar”. A terapeuta pautou suas palavras na valorização do tempo e dos momentos que a vida oferece, sempre com o diferencial de amar-se em primeiro lugar. Carla Geane também falou da necessidade de ter uma vida mais saudável, de realizar os sonhos pretendidos e de praticar o bem. Ao final, a terapeuta deu dicas para uma melhor qualidade de vida do casal, especialmente para a mulher acometida pelo câncer e seu parceiro, reforçando a necessidade do beijo, companheirismo, apoio e amor para o bem-estar do relacionamento e, consequentemente, melhor enfrentamento do problema.

Concomitantemente às palestras, várias mulheres que já foram curadas ou ainda sofrem com câncer deram os seus depoimentos aos presentes. As palavras de Edinéia Ribeiro, Marli Rabelo, vereadora Edimê Avelar, Maria das Dores Soares Caixeta – Dorinha (presidente da Fundação Pro-Curar-Se), Patrícia Gonçalves, Janaína Sousa e Cida Bibiano emocionaram a todos os presentes, deixando uma marca de gratidão, fé, otimismo e vontade de viver no coração de cada participante.

Vale ressaltar que todos os eventos da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas são públicos, gratuitos e abertos à participação de toda a sociedade interessada. Bastar acompanhar a agenda de atividades pelo site institucional camarapatos.mg.gov.br.

- Exposição de Fotos “Superação”

Durante todo o mês de outubro, a recepção da Câmara Municipal de Patos contará com a exposição de fotos intitulada “SUPERAÇÃO”, da artista e assessora parlamentar, Selma Cruz. A exposição fotográfica retrata as cicatrizes deixadas pelo câncer, marcas essas que carregam diferentes histórias de luta, resistência, otimismo e, acima de tudo, superação. Toda a população é convidada a prestigiar!