História do Município

Conhecendo melhor a história de Patos de Minas

 

Você sabia que a origem do nome do município de Patos de Minas provém da enorme quantidade de patos que existiam no território?

Essa é uma das versões sobre a origem do nome da cidade. Relata-se que os patos eram encontrados habitualmente em uma lagoa a três quilômetros da margem do Rio Paranaíba. Atraídos pela caça abundante e variada, os tropeiros que levavam suas tropas pelo interior de Minas Gerais faziam pouso na beira dessa lagoa, construindo ranchos para se abrigarem. Naquele tempo, todo o oeste de Minas estava coberto de matas, atravessadas apenas por estreitas trilhas, que tinham em alguns pontos, a léguas de distância, vestígios de civilização. Com o passar dos tempos, alguns tropeiros se fixaram no local, formando um povoado. Em 1866, o município foi criado, com a denominação de Santo Antônio dos Patos, com terras dos municípios de Patrocínio, Paracatu e São Francisco das Chagas de Campo Grande. O município recebeu os topônimos de Santo Antônio dos Patos (simplificado, mais tarde, para Patos); Guaratinga (contrariando a opinião dos munícipes) e, finalmente, Patos de Minas.

Você sabia que o município de Patos de Minas é destaque na economia regional?

Patos de Minas está situada na Mesorregião do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, sendo considerado polo econômico regional. Vários fatores contribuem para o sucesso econômico e social do município. Um desses fatores é a localização estratégica, já que liga a cidade a grandes centros comerciais, como São Paulo e Belo Horizonte, facilitando o intercâmbio comercial, o desenvolvimento ordenado e a qualidade de vida da população.

Você sabia que a Bandeira, o Hino e o Brasão são símbolos do nosso município?

Os três símbolos são importantes elementos representativos da cultura e da história de Patos de Minas.

Você sabia por que o aniversário de Patos de Minas é comemorado no dia 24 de maio?

Foi em 24 de maio de 1892 que o então presidente do estado de Minas Gerais, Eduardo da Gama Cerqueira, elevou a Vila de Santo Antônio dos Patos à categoria de cidade, por meio da Lei nº 23, de 24 de maio de 1892. O dia 24 de maio também foi intitulado por lei como o “Dia Nacional da Festa do Milho”, elevando a festa maior da nossa cidade em âmbito nacional. Mas atenção: o município de Patos de Minas foi emancipado politicamente 24 anos antes, em 29 de fevereiro de 1868, quando se tornou autônomo, independente politicamente e capacitado para andar com os seus próprios pés.

Você sabia que a população atual do município de Patos de Minas é de148.762 pessoas?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada para 2015 em Patos de Minas é 148.762 habitantes.

 

  

imagem1
imagem1 imagem1
imagem2
imagem2 imagem2
imagem3
imagem3 imagem3
imagem4
imagem4 imagem4
imagem5
imagem5 imagem5
imagem6
imagem6 imagem6
imagem7
imagem7 imagem7
imagem8
imagem8 imagem8
imagem9
imagem9 imagem9
imagem10
imagem10 imagem10

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa