Planejamento estratégico do Município é apresentado na Câmara Municipal

Prefeito e Secretariado expuseram aos Vereadores as principais ações a serem desenvolvidas pela Administração Municipal até 2024.

O Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, o Secretário Municipal de Administração, José Martins Coelho, e o Secretário Municipal de Governo, Edno Oliveira Brito, estiveram na Câmara Municipal, na última sexta-feira (24/11), com o objetivo de apresentar aos Parlamentares o planejamento estratégico municipal para os anos de 2018 a 2024.

O Presidente do Legislativo patense, Francisco Carlos Frechiani, fez a abertura da reunião, agradecendo a presença de todos. Na sequência, o Prefeito Municipal José Eustáquio falou da necessidade de um planejamento estratégico, “para coordenar e direcionar o futuro do nosso Município, de forma tranquila, coerente e transparente”.

José Eustáquio também fez um balanço geral sobre a sua gestão, destacando as principais atividades desenvolvidas no seu primeiro ano de mandato e o que está previsto para ser executado nos próximos meses. Comentou sobre o momento de dificuldade financeira em que assumiu a Prefeitura, reforçando que já conseguiu parcelar dívidas com os maiores credores do Município e, que, embora ainda haja atrasos no pagamento de alguns fornecedores, a situação está sob controle. Frisou que, mesmo diante de diversas dificuldades, a equipe de governo está trabalhando em uma reforma administrativa, na tentativa de melhorar as condições de trabalho dos servidores e oferecer um serviço de mais excelência ao cidadão.

O Secretário Municipal de Administração, José Martins Coelho, apresentou a versão compacta do planejamento estratégico, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, o qual tem por finalidade guiar as ações da Administração Municipal para os próximos anos. “O objetivo é aprimorar a máquina, traçar projetos e programas bem definidos e aumentar a produtividade em favor da comunidade”, afirmou José Martins.

De modo geral, o Secretário de Administração englobou todos os grandes problemas com relação à gestão pública da cidade e definiu as principais diretrizes a serem realizadas, destacando que o principal objetivo do planejamento estratégico é “estabelecer uma gestão voltada para resultados, centrada em processos e focada no cidadão”.

Segundo o Secretário, a visão definida no plano é “ser um Município referência em empreendedorismo, inovação e qualidade de vida, por meio de uma governança solidária, plural e local, proporcionando a cidadania plena para sua gente”. Já, a missão traçada é “prestar à população serviços públicos e atendimento humanizado, por meio de gestão participativa, voltada para  resultados, promovendo a melhoria da qualidade de vida, mediante o desenvolvimento inclusivo e sustentável”.

Além disso, José Martins também apresentou as principais diretrizes de governo, que são Modernização da Gestão Pública; Urbanicidade e Mobilidade Urbana; Terra Sustentável; Cidade Viva; Bem-Estar Social; Qualidade da Educação; e Bem de Saúde, esmiuçando os inúmeros programas e projetos que serão desenvolvidos em cada uma.

De acordo com o Secretário de Administração, o Planejamento Estratégico terá o devido acompanhamento, controle e avaliação, que se dará por meio dos Secretários Municipais, que assinarão com o Prefeito um Termo de Pactuação de Execução e de Cumprimento de Metas do Plano Estratégico Municipal, cuja aferição se dará numa Agenda Bimensal de Resultados – ABR, com a presença de todo secretariado, onde será apresentada a evolução dos resultados de cada Projeto.

Ao final da exposição, os Vereadores presentes cumprimentaram o Prefeito e o Secretariado Municipal pela iniciativa e coragem em realizar mudanças difíceis e necessárias para o desenvolvimento do Município, e reforçaram a necessidade de esse planejamento sair do papel e de tornar, de fato, o processo de gestão pública mais moderno e eficaz. Para tanto, os Parlamentares se dispuseram a colaborar no que for necessário, bem como colocaram a Câmara Municipal à disposição.

foto01
foto01 foto01