Reunião do Parlamento Jovem conta com participação de Promotor de Justiça

O Promotor Paulo Henrique Delicole abordou questões relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como deixou ensinamentos de fé e amor aos Jovens Estudantis.

Com a presença de diversos Vereadores patenses, Jovens Parlamentares e outros estudantes, foi realizada, na tarde desta sexta-feira (1/12), no plenário da Câmara, a penúltima Reunião Ordinária do Parlamento Jovem de Patos de Minas, ano 2017.

O programa Parlamento Jovem é uma iniciativa do Legislativo patense, que seleciona estudantes do Município para simular a jornada de trabalho de um vereador. Esses jovens criam projetos de lei e aprendem sobre todas as etapas do processo legislativo. Os Vereadores estudantis de Patos de Minas foram empossados no dia 29 de junho e, desde então, seguem um calendário de reuniões na Câmara Municipal.

Seguindo o protocolo oficial, a plenária contou com a abertura oficial, oração e leitura das correspondências. O grande destaque da reunião foi a palestra do Promotor da Infância e Juventude, Paulo Henrique Delicole, que, de forma dinâmica e extrovertida, explanou itens importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como deixou uma mensagem de fé, amor e otimismo aos jovens presentes.

O Promotor falou da importância da política para a cidade e dos direitos fundamentais, como direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros, que asseguram à criança e ao adolescente um desenvolvimento adequado na sociedade em que vivem.

Além de questões políticas, Delicole também deu uma aula de valores da família e da sociedade, como amor ao próximo e convivência entre pais, filhos e colegas. O Promotor também contou aos jovens um pouco da sua história, deixando ensinamentos fundamentais que obteve ao longo de sua vida pessoal e profissional.

Para concluir o encontro, Paulo Henrique Delicole pediu aos jovens para que busquem as coisas do alto, porque as coisas terrenas são perecíveis. “Não importa de onde você veio, você é aquilo que você quer ser”, incentivou. O Promotor finalizou a sua fala recitando o texto “Tributo ao Amor” e conclamando aos jovens para que falem e vivam o amor, “porque Deus é amor”. Por fim, agradeceu a presença e a compreensão dos estudantes e pediu para que sigam as suas vidas com muita força e vitalidade.

Em nome da Câmara Municipal, o Vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista, membro da Comissão de Participação Popular, cumprimentou o Promotor Delicole pela participação e disponibilidade, realçando o seu caráter e a sua dedicação para com as pessoas e com o Município.  Em nome dos Parlamentares Jovens, a estudante Taynara Lúciaagradeceu ao Promotor pelos ensinamentos e o parabenizou por sua história de vida.  “O que aprendemos hoje foi muito construtivo para todos nós e vamos levar por toda a nossa vida”, finalizou.

A última Reunião do Parlamento Jovem está marcada para o dia 7 de dezembro, às 18 horas, no Plenário da Câmara, ocasião em que serão entregues aos estudantes os certificados de participação no Parlamento Jovem 2017.

foto01 foto01
foto02 foto02