Câmara Municipal realiza palestra sobre saúde mental

O tema faz parte da campanha “Janeiro Branco”, que visa a promover ações de informação e conscientização sobre saúde emocional.

“Pega o que está dentro e põe para fora”, “externalize suas emoções e sentimentos”, “quem cuida da mente, cuida da vida”.  Essas e outras frases foram ressaltadas pela psicóloga Milene Silva Pinheiro, durante palestra realizada na tarde desta terça feira (09/01), no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, que teve como foco a saúde mental, tema da campanha “Janeiro Branco”.

Assessores parlamentares, servidores e vereadores da Casa, bem como cidadãos interessados no assunto, estiveram presentes ao evento promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal. O Legislativo patense aderiu à causa, tendo em vista que a democratização da informação representa uma forte aliada na conscientização e divulgação a respeito dessa questão de saúde pública.

A psicóloga e servidora da Câmara Municipal, Thaís Maísa Melo Elias, fez a abertura com o seguinte questionamento: “Por que falar de saúde mental?”. Segundo ela, nos últimos tempos, o assunto não é tão comentado e valorizado pela população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 700 milhões de pessoas sofrem de algum distúrbio de saúde mental, ou seja, 10% da população global.

A psicóloga e palestrante, Milene Pinheiro, explicou sobre o significado do “Janeiro Branco”, bem como do mês e da cor da campanha: O Janeiro refere-se ao olhar para frente e ao olhar para trás, ao ano novo e à mente nova, já, a escolha da cor branca está relacionada a uma folha de papel em branco e ao ano novo, situações em que as pessoas fazem planejamento de metas e têm a oportunidade de apagar e reescrever suas histórias.

Durante a palestra, Milene comentou que a saúde mental envolve diversos fatores que muitas vezes passam despercebidos aos olhos naturais, por isso a necessidade do cuidado e atenção. Ela também abordou assuntos como diferença entre tristeza e depressão; transtorno de ansiedade; estresse; doenças psicossomáticas; dentre outros transtornos emocionais.

“Você dá valor às coisas simples da vida”? Foi com esse questionamento que a psicóloga Milene Pinheiro encerrou a palestra, promovendo um momento de reflexão sobre gestos simples do cotidiano, que fazem toda a diferença e causam mais bem-estar na vida das pessoas, como, por exemplo, abraço, olho no olho, contato pessoal, andar de bicicleta, entre outros.

foto01 foto01
foto02 foto02