Iniciadas as Audiências Públicas da Revisão do Plano Diretor

A revisão do Plano Diretor inclui também a área rural do Município, daí a importância da participação das pessoas que vivem no campo, expondo suas necessidades com vistas a um futuro melhor.

Passadas as comemorações do mês de maio, a Prefeitura Municipal volta a discutir a revisão do Plano Diretor do Município de Patos de Minas. Conforme o calendário definido pela Secretaria Municipal de Planejamento, sob a coordenação do Núcleo Gestor, teve início a fase das audiências públicas. A primeira delas, realizada na tarde dessa quarta-feira (06/06) no salão comunitário do distrito de Santana de Patos, envolveu também as localidades de Contendas, Paraíso, Paraíso de Baixo, Lanhosos, Campo Alegre, Vieiras e Assentamento 2 de Novembro. A presença de público atingiu a expectativa dos organizadores, o que tornou a discussão bastante proveitosa.

Após a abertura dos trabalhos feita pelo coordenador do Núcleo Gestor, Marcelo Ferreira Rodrigues, que explicou o roteiro da reunião, falaram o Secretário Municipal de Planejamento, Júlio César de Castro Fonseca (representante do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves), e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Francisco Carlos Frechiani. Ambos ressaltaram a necessidade da revisão do Plano Diretor, bem como a importância da discussão nas localidades rurais, uma vez que o plano é para o Município.

Na sequência, as extensionistas da Emater-MG, Patrícia Burgos e Marli Cambraia, abordaram detalhes técnicos daquela região e orientaram a formação de dois grupos de trabalho, um com moradores do distrito de Santana de Patos e outro com residentes das demais localidades.

Tendo por base os eixos temáticos – Desenvolvimento Econômico, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Gestão Pública e Desenvolvimento Social –, os participantes responderam por escrito a perguntas como “O que há de bom em sua comunidade? ”, “O que precisa ser melhorado? ”, e “Quais as sugestões para a construção da Patos de Minas do Futuro? ”

Logo após, houve a leitura pelos representantes das comunidades e afixação dos cartões de respostas em um mural. Posteriormente, todo esse levantamento será analisado, podendo fazer parte do projeto final de revisão do Plano Diretor.

O Legislativo Municipal esteve representado pelos Vereadores Francisco Carlos Frechiani (Presidente), Edimê Erlinda de Lima Avelar, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi (Béia Savassi), Maria Dalva da Mota Azevedo (Dalva Mota), Otaviano Marques de Amorim, Mauri Sérgio Rodrigues (Mauri da JL), Sebastião Sousa de Almeida (Tião Mariano) e Walter Geraldo de Araújo (Waltinho da Polícia Civil). Estiveram também presentes, produtores, trabalhadores rurais, empresários e líderes comunitários.

A próxima Audiência Pública no setor rural está marcada para o dia 20 de junho, às 13 horas, no centro comunitário de Pindaíbas, com participação de moradores das localidades de Buracão, Areado, Leal, Batatas, Posses do Chumbo, Vertentes, Abelha, Cabeceira da Abelha, Firmes, Ranchinho e Sapé.

Antes disso, está prevista a Audiência Pública na cidade, no dia 11 de junho, próxima segunda-feira, às 20 horas, na Escola Municipal Professora Madalena Maria de Melo.

foto 01 foto 01
foto 02 foto 02