Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor é realizada na região Norte

Essa é a primeira audiência referente a revisão do Plano Diretor na zona urbana de Patos de Minas, sendo que outros 8 encontros na cidade e 5 na zona rural irão acontecer nas próximas semanas.

A primeira Audiência Pública sobre a Revisão do Plano Diretor na área urbana de Patos de Minas, abrangendo especificamente a região norte, foi realizada nesta segunda-feira (11/06) na Escola Municipal Professora Madalena Maria de Melo. O encontro teve como objetivo, a participação dos moradores nas discussões sobre os problemas que afligem a referida região da cidade e na formulação de sugestões de melhorias.

A audiência pública começou por volta das 19 horas e contou com a presença de aproximadamente 70 moradores desses bairros. Na ocasião, o Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo, Júlio Cézar de Castro Fonseca representou o Executivo Municipal e o Vereador Isaías Martins de Oliveira, a Câmara Municipal. Em seguida, o servidor da Secretaria de Planejamento, Ocimar Antônio de Lima explanou sobre o que é o Plano Diretor e sua importância para o Município.

Na sequência, o Promotor de Justiça, Dr. José Carlos de Oliveira Campos Júnior, titular da 5ª Promotoria de defesa do consumidor, Procon Estadual, Meio Ambiente, juizado especial cívil e criminal, se pronunciou, ocasião em que, chamou a atenção para uma participação mais decisiva da população. Segundo o representante do Ministério Público, é necessário maior comprometimento dos governantes e representantes políticos do Município, bem como o envolvimento consciente dos cidadãos sobre os problemas, uma vez que a revisão é realizada somente de dez em dez anos.

Posteriormente, o Diretor de Planejamento e coordenador do Núcleo Gestor, Marcelo Ferreira Rodrigues, detalhou os principais pontos, ou sejam, os eixos que norteiam as discussões dos grupos formados por participantes de cada audiência, quais sejam: Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Saneamento, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Gestão Pública.

Na sequência, os grupos se reunião para responder às seguintes perguntas: O que há de bom na sua região? O que é ruim no seu bairro ou na sua região? O que precisa ser melhorado na sua comunidade? Para cada análise os grupos dispuseram de um tempo de 20 minutos. Finalmente, foram convidados três participantes para apresentar as principais questões resultantes do trabalho dos grupos. Em geral, os problemas detectados se referem à estrutura da cidade, a dificuldade de mobilidade, segurança pública e outras situações que impedem uma melhor qualidade de vida dos cidadãos patentes. Foram muitas as sugestões apresentadas pelos moradores quanto aos melhoramentos necessários para a região norte da cidade para um futuro próximo.

O Núcleo Gestor da revisão dividiu a zona urbana em 9 regiões, são elas: norte, nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste, sul, oeste, leste e central. A primeira em questão foi a região norte, que se refere aos bairros: Abner Afonso, Alto dos Caiçaras, Aurélio Caixeta, Caiçaras, Jardim Itamarati, Rosário e Condomínio Queiroz.

Na oportunidade, estiveram presentes, além das autoridades relacionadas, os Vereadores Braz Paulo de Oliveira Júnior, Vicente de Paula Sousa, a Diretora da escola que sediou o evento, Professora Eva Maria Silva Gonçalves, o ex-Vereador José Lucilo da Silva Júlio (Duda), representantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Luciana Almeida e Gilvan Caetano Duarte, o representante do Rotary Club de Patos de Minas, José de Sousa Maia, o presidente da Organização para o Desenvolvimento Sustentável de Patos de Minas (ODS), Renato Soares, dentre outros.

A Audiência Pública é uma das fases mais relevantes da revisão do Plano Diretor, pois está alinhada com a democracia e permite ouvir a opinião de quem vive no Município. A próxima será realizada na segunda-feira (18/06), às 19 horas na Escola Estadual Doutor Paulo Borges, região nordeste, que envolve os bairros Alto da Colina, Alto da Serra, Alto do Limeiro, Bela Vista, Jardim Aquarius, Jardim Califórnia, Jardim Centro, Jardim Esperança, Jardim Floresta, Jardim ´Paraíso, Morada do Sol, Nova Floresta, Novo Horizonte, Residencial Monjolo, São Francisco, Val Paraíso e Vila Garcia.

Na zona rural, a próxima audiência está marcada para quarta-feira (20/06), no Centro Comunitário de Pindaíbas, às 13 horas.

foto 01
foto 01 foto 01