Projetos de lei são analisados pelas comissões permanentes da Câmara Municipal

Projetos de grande destaque são temas de discussão em reuniões.

 

Realizadas na tarde dessa segunda-feira (18/06), no plenarinho da Câmara Municipal de Patos de Minas, as reuniões da Comissão de Legislação, Justiça e Redação – CLJR e da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente – CUTTMA, para análise de diversos projetos.

A primeira a se reunir foi a Comissão de Legislação, Justiça e Redação – CLJR, que contou com a presença dos seguintes parlamentares, que colaboraram para o debate: Otaviano Marques de Amorim (Presidente), Vicente de Paula Sousa, Isaias Martins de Oliveira, Maria Dalva da Mota Azevedo - Dalva Mota (suplente), Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri da JL (suplente), e ainda, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi - Béia Savassi e Nivaldo Tavares dos Santos.

A reunião teve como objetivo a análise de projetos que tramitam na Casa Legislativa, dentre eles, o Projeto de Lei nº 4758/2018, do Executivo Municipal, que “Altera o § 2º do art. 1º da Lei nº 7.578, de 20 de dezembro de 2017, ao tempo em que autoriza a suplementação de crédito e reduz o valor da dotação orçamentária que menciona. O referido projeto de lei pretende alterar a redação da alínea “n” do inciso XXIV do § 2º do art. 1º da Lei nº 7.578, de 20 de dezembro de 2017, que “autoriza o Executivo Municipal a efetuar repasses financeiros de subvenções, contribuições e auxílios às entidades que menciona e outros auxílios financeiros a pessoas físicas”, para aumentar o valor destinado à entidade responsável pela realização do evento Balaio 2018.

Outro projeto de lei em destaque é o de nº 4755, de autoria do Vereador João Batista Gonçalves - Cabo Batista, que “Estabelece a obrigatoriedade de instalação de temporizador em equipamentos de sinalização semafórica com aparelhos detectores de avanço de sinal”. Ambas as matérias legislativas foram aprovadas quanto à legalidade e constitucionalidade e poderão entrar na pauta da próxima Reunião Ordinária.

A segunda reunião teve a condução de membros da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente – CUTTMA, no caso os vereadores Braz Paulo de Oliveira Júnior (Presidente), Vicente de Paula Sousa, Maria Dalva da Mota Azevedo - Dalva Mota (suplente) e Nivaldo Tavares dos Santos (suplente). Também participaram os parlamentares Maria Beatriz de Castro Alves Savassi - Béia Savassi, Otaviano Marques de Amorim e Sebastião Sousa de Almeida - Tião Mariano.

A reunião teve como finalidade estudar, juntamente com a Secretaria Municipal de Planejamento, o Projeto de Lei Complementar n° 748/2018, de autoria dos Vereadores Lásaro Borges de Oliveira e Vicente de Paula Sousa, que “Altera a redação do § 6º e acrescenta § 7º ao art. 236 da Lei Complementar nº 379, de 24 de janeiro de 2012, modificada pela Lei Complementar n° 413, de 1º de julho de 2013, que “institui o código de posturas do município de Patos de Minas”. O projeto tem o intuito de “coibir os infratores das normas previstas no Código de Posturas do Município de Patos, em especial quanto à manutenção e limpeza dos lotes urbanos. Visa, ainda, fazer cumprir, na íntegra, as disposições legais que regem o Direito Urbanístico em Patos de Minas, notadamente no tocante à função social da propriedade, respeitando o direito de todos a uma cidade limpa e habitável”.

Compareceram à reunião o Secretário Municipal de Planejamento, Júlio Cezar de Castro Fonseca, em companhia dos fiscais de obras e de postura. Durante a reunião, citou-se que o aumento da multa não iria resolver o problema, afinal, o valor atual já é bastante elevado. Atualmente, a cidade é dividida em 12 setores, sendo atribuído um deles a cada fiscal, pois são 12 fiscais de obras e 6 fiscais de postura. Porém, segundo Júlio Cézar, alguns fiscais são responsáveis pelo cadastramento, serviço desenvolvido dentro da Prefeitura Municipal, e os demais são escalados para a fiscalização nas ruas, ocasionando, assim, a demora do serviço.

Ao longo da discussão, outros assuntos citados pelo Secretário e pelos fiscais, foram debatidos, como a falta de equipamentos para o trabalho de fiscalização, problemas com cadastros de moradores ocasionados por mudança de endereço, a falta de veículos necessários ao deslocamento dos fiscais, situação difícil, mas que, de acordo com o titular da pasta, não tem impedido a atuação dos servidores no que se refere à fiscalização dos bairros.

Para finalizar a reunião, foram indicadas soluções para o melhor desempenho dos fiscais, como por exemplo, um fundo de recursos próprio para ajudar na compra dos materiais de serviço e de veículos, com vistas a agilizar o serviço de fiscalização.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

foto 01
foto 01 foto 01
foto 02
foto 02 foto 02
foto 03
foto 03 foto 03
foto 04
foto 04 foto 04
foto 05
foto 05 foto 05
foto 06
foto 06 foto 06
foto 07
foto 07 foto 07
foto 08
foto 08 foto 08

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa