População da zona rural sugere melhorias para revisão do Plano Diretor

Moradores de Bom Sucesso, Cabeceira do Chumbo, Três Porteiras e Santa Maria participaram da Audiência Pública e apontaram os principais problemas, potencialidades e maneiras de melhorar cada comunidade.

Representantes e moradores das comunidades de Bom Sucesso, Cabeceira do Chumbo, Três Porteiras e Santa Maria participaram da Audiência Pública para revisão do Plano Diretor de Patos de Minas, realizada na tarde da última quarta-feira (18/07), no Centro Comunitário de Bom Sucesso.

Na ocasião, a Câmara Municipal esteve representada pelo Vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista, que agradeceu a todos que tiraram um tempo do seu dia para contribuir com ideias de melhorias e explicou, ainda, que o projeto de lei final será criteriosamente analisado, estudado e votado pelos Vereadores. Também participaram da audiência os Parlamentares Edimê Erlinda de Lima, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Beia Savassi e Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota; e vários representantes da Prefeitura Municipal.

A fase das audiências públicas é de suma importância para ouvir da população as principais demandas, e, posteriormente, compor um documento final que irá direcionar o desenvolvimento do Município para os próximos dez anos.

Ostrabalhos foram conduzidos pelas extensionistas da Emater, Marli Cambraia e Patrícia Burgos, que apresentaram um diagnóstico das comunidades, principalmente no que concerne à educação, saúde e moradias, bem como explanaram sobre algumas potencialidades locais, como solos de alta fertilidade natural e agroindústrias caseiras. Depois, foi a vez da população se manifestar a respeito do que há de bom, de ruim e como melhorar em cada localidade.

Embora os moradores tenham relatado que ainda existem muitas coisas boas na zona rural, como igrejinhas, escolas, salão comunitário e população acolhedora, eles manifestaram a imensa tristeza da comunidade com o grande êxodo rural, que, segundo eles, se explica principalmente pela falta de incentivos e assistência em várias áreas.

Nesse sentido, os moradores solicitaram ao poder público a reforma urgente do cemitério de Bom Sucesso; manutenção mais frequente das estradas rurais; maior proteção das nascentes; implantação de cursos de profissionalização às crianças e jovens das localidades; oportunidades de lazer e entretenimento aos moradores; ampliação do transporte escolar; agilidade nos processos da saúde e investimentos em atendimentos odontológicos; melhoria na telefonia, internet e iluminação pública; constante assistência técnica e agrônoma aos produtores rurais; vacinação de cachorros e gatos nas próprias fazendas; entre outras demandas.

Próxima Audiência Publica

A próxima Audiência Pública será realizada nesta sexta-feira, dia 20 de julho, às 13 horas, no Salão Comunitário de Major Porto, englobando as comunidades de Major Porto, Batatas, Palmital, Horizonte Alegre, Lageado, Chapadão dos Tavares e Serra da Quina.

foto 01 foto 01
foto 02 foto 02