Dia D de vacinação movimenta Patos de Minas com carreata e ações nos postos de saúde

Bem antes das 9 horas do último sábado, representantes do Executivo, do Legislativo, dos três clubes de Rotary (Patos de Minas, Guaratinga e Paranaíba), alunos da área da saúde do Unipam, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar já estavam reunidos no início da Avenida Brasil aguardando o início da carreata.

Para chamar a atenção de pais e responsáveis por crianças de 1 a menores de 5 anos, a Prefeitura de Patos de Minas, a Câmara Municipal e o Rotary Clube realizaram uma carreata, que partiu da Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Resende, no final da Avenida Brasil e percorreu as principais ruas da cidade. Além do reforço dos voluntários do Rotary, o Zé Gotinha contou com a ajuda da mascote do Corpo de Bombeiros, o Foguinho, e de alunos de cursos da área da saúde do Unipam. A ação teve o apoio da Polícia Militar.

A primeira parada da turma foi bem no centro da cidade, no ponto volante de vacinação montado na sede da Semed (antigo Fórum), onde as crianças puderam brincar na cama elástica e colorir, como também, quem passava pelo local, pôde aferir a pressão e receber orientações de saúde. A carreata continuou seu trajeto até a unidade básica de saúde do Bairro Jardim Esperança.

As ações deram certo e no final do sábado (18/08), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabilizou números positivos. Foram vacinadas 3.783 crianças, o que correspondeu a 56,48% do público-alvo. Com essa apuração, os números da vacinação no Município de Patos de Minas são superiores aos do Estado (40,8% pólio e 40,28% sarampo) e do País (em torno de 40%).

A campanha vai até o dia 31 de agosto e a expectativa é de vacinar, em Patos de Minas, cerca de 6.700 crianças, tanto contra a poliomielite quanto contra o sarampo.

A divulgação patrocinada pela Câmara Municipal de Patos de Minas teve como foco inicial o dia D da vacinação e, agora, vai continuar lembrando a população que o prazo final é dia 31 deste mês de agosto para quem ainda não foi vacinado. As vacinas contra poliomielite e sarampo estão à disposição da população nos postos de saúde da cidade e em vários pontos da zona rural, sempre no horário de 8 às 16 horas. Portanto, caso ainda não tenha vacinado seu filho de 1 a menor de 5 anos, compareça a uma unidade básica de saúde e não esqueça o cartão de vacinas.

Fonte (dados e fotos): Ascom e Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Patos de Minas.

foto01 foto01
foto02 foto02