Comissão de Saúde da Câmara Municipal apela ao Ministério Público sobre impasse do Hospital São Lucas

Vereadores continuam realizando gestões para resolver o grave problema que envolve o atendimento a pacientes do SUS.

Vereadores integrantes da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social – CSPBES, da Câmara Municipal de Patos de Minas, se reuniram na terça-feira (22/01) com o Promotor de Justiça da área de saúde, Jaques Souto Ferreira, com o objetivo de ouvir do representante do Ministério Público Estadual a situação atual do processo que envolve proprietários e arrendatário do Hospital São Lucas, e que atingiu também o Centro Oncológico AZ do Noroeste, e ainda que providências podem ser tomadas para que o atendimento a pacientes do SUS não sofra solução de continuidade..

Apesar de entender a necessidade de uma solução urgente, o representante do Ministério Público Estadual informou que o caso depende da decisão da justiça. Ainda assim, Jaques Souto se mostrou disposto a conversar com os responsáveis, atendendo a solicitação dos parlamentares que o convidaram a visitar os diretores para uma conversa franca sobre o caso.

A reunião foi marcada para quarta-feira (23/01), às 15 horas. Entretanto, para surpresa de todos, o atual diretor clínico do hospital, por meio de ligação telefônica no início da tarde, solicitou o adiamento do encontro para segunda-feira da próxima semana (28/01), às 15 horas. Diante disso, uma comitiva formada por vereadores e o Promotor de Justiça irá ao Hospital São Lucas para tratar do assunto diretamente com diretores da fundação mantenedora, responsável também pela terceirização do centro oncológico.

A título de informação, o cerne da questão está no atraso de pagamento de salários de funcionários, de prestadores de serviços, falta de manutenção de equipamentos e de investimentos em exames e tratamentos de pacientes. A Prefeitura de Patos de Minas já informou que a verba do SUS, que o Ministério da Saúde envia para o município, está sendo rigorosamente repassada à fundação.

foto01
foto01 foto01