Prefeitura lança o Programa Municipal de Hortas Comunitárias

O objetivo do programa é produzir alimentos, promovendo o seu acesso e disponibilidade, de forma solidária, como instrumento de garantia da segurança alimentar para a população.

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (12/04), no gabinete do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, a Prefeitura lançou o Programa Municipal de Hortas Comunitárias, ocasião em que o Chefe do Executivo também apresentou o Banco de Alimentos Municipal.

Foram convidados a participar do evento, representantes de entidades de classe e de associações de bairro, líderes comunitários, vereadores, secretários, parceiros empresariais, órgãos de imprensa, dentre outros.

Em seu discurso, o Prefeito José Eustáquio deu ênfase aos objetivos do programa e agradeceu os parceiros Valoriza, Laboratório Farroupilha Lallemand, Copasa e as associações de bairro. “Esses importantes parceiros nos darão o suporte estrutural necessário ao perfeito desenvolvimento do programa. A Prefeitura facilitará a iniciativa com isenção fiscal dos terrenos que serão utilizados, e as associações comunitárias entrarão com o trabalho de manutenção e administração das hortas”, destacou o Chefe do Executivo. José Eustáquio também agradeceu o apoio e a orientação dos líderes de bairros, de modo especial do Senhor Josafá Afonso.

Cada representante das empresas parceiras teve oportunidade de se pronunciar e todos manifestaram a satisfação em participar do programa, por se tratar de uma iniciativa de interesse da comunidade, que se enquadra nos projetos de ação social tanto de empresas públicas quanto particulares.

O vereador Otaviano Marques de Amorim, que representou o presidente do Legislativo Municipal, Vicente de Paula Sousa, cumprimentou o prefeito, os parceiros e líderes comunitários como envolvidos diretos na iniciativa, e lembrou que, no Bairro Alto Caiçaras, onde reside, há quem executa essa prática de plantar em lotes vagos, o que se tornará mais fácil a partir da implantação do programa.

A Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável, Ludimila Amanda Moreira, explicou detalhes do programa, inclusive os desafios para atingir amplamente o propósito de apoio social, que são os seguintes:

- Redução das áreas ociosas nos bairros carentes, diminuindo os focos de dengue;

- Diminuição da quantidade de famílias em situação de vulnerabilidade social;

- Estabelecimento da cultura da alimentação saudável;

- Promoção da qualificação pessoal para o acesso ao trabalho no campo;

- Redução do risco social dos participantes.

Finalmente, houve o pronunciamento do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Eurípedes Oliveira, que, além de acrescentar novos detalhes do programa, explicou a forma de participação dos interessados que terão o apoio direto da sua pasta. É importante lembrar que a Secretaria de Desenvolvimento Social funciona nas dependências do Cristavo, no final da Avenida Brasil.

Além do vereador Otaviano Marques de Amorim, também participaram da solenidade os vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar, Nivaldo Tavares dos Santos, Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi e Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil.

foto 01
foto 01 foto 01