Primeira reunião de 2019 do Parlamento Jovem é realizada no plenário do Legislativo patense

Encontro foi pautado na apresentação dos vereadores estudantis e na exposição de assuntos que serão discutidos durante a realização do projeto, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

Na tarde de quinta-feira (02/05), foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, a primeira reunião de 2019 do Programa Parlamento Jovem. O primeiro encontro do ano foi pautado nas apresentações dos assuntos que serão abordados durante o ano, momento em que os jovens parlamentares também tiveram a oportunidade de conhecer os vereadores, a Casa Legislativa e os demais estudantes que participam do projeto.

O Parlamento Jovem consiste na vivência legislativa voltada a estudantes entre 14 e 18 anos, de diferentes escolas de Patos de Minas, com o objetivo de uma melhor compreensão e prática da função parlamentar bem como da política em geral, podendo os jovens parlamentares sugerir, inclusive, projetos de lei aos vereadores, com a possibilidade de serem analisados e votados em plenária.

Participaram do primeiro encontro o presidente do Legislativo patense, vereador Vicente de Paula Sousa, e os vereadores João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, Maria Beatriz de Castro Alves Savássi – Béia Savassi; o representante da OAB Jovem de Patos de Minas, Luís Henrique Gonçalves; assessores e alunos inscritos no projeto.

Durante sua exposição, o coodenador da Escola do Legislativo e servidor de carreira da Câmara Municipal, Guilherme Moura Teixeira, ressaltou a importância da participação efetiva dos jovens na contribuição da democracia e no papel de desenvolvimento do poder público. Guilherme anunciou que, na atual sessão legislativa, os estudantes irão trabalhar o mesmo tema desenvolvido no Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), qual seja, a Discriminação Étnico-Racial, com a atuação em situações de estudos, pesquisas, debates e elaboração de proposições, respeitando-se sempre as diferentes opiniões.

Na oportunidade, os vereadores presentes não pouparam palavras de incentivo e motivação aos estudantes, que foram também exaltados pelos parlamentares pela participação e interesse no projeto. Ademais, os vereadores patenses também expuseram alguns desafios enfrentados no decorrer da gestão, sobretudo para se garantir um Município melhor e igual para todos.

O presidente da OAB Jovem, Luís Henrique Gonçalves, reforçou que estará de forma totalmente presente nesse projeto, acompanhando tudo de perto pela OAB Jovem e contribuindo no que for necessário para o fortalecimento do programa.

A próxima reunião do Parlamento Jovem será realizada no dia 23 de maio, às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal, oportunidade em que será eleita a Mesa Diretora que irá gerir os trabalhos dos jovens parlamentares em 2019. A população é convidada a acompanhar as reuniões do programa, que serão transmitidas ao vivo pelo Facebook oficial e site institucional camarapatos.mg.gov.br.

Autor: Assessoria de Comunicação de Câmara Municipal de Patos de Minas

01
01 01
02
02 02
03
03 03
04
04 04
05
05 05
06
06 06
07
07 07
08
08 08
09
09 09
10
10 10
11
11 11
12
12 12
13
13 13

 

 

 

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa