Educadores de escola municipal apresentam projeto educacional a vereadores da CECTEL

O projeto contém elementos da cultura africana e foi trabalhado por alunos da educação infantil da Escola Municipal Norma Borges Beluco.

Na tarde da última quarta-feira (18/09), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – CECTEL esteve reunida no plenário da Câmara Municipal com diretores e professores da Escola Municipal Norma Borges Beluco. A reunião foi solicitada pelos educadores, com o propósito de apresentar um projeto montado por alunos da educação infantil da referida escola.

A reunião contou com a presença dos vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar – presidente da CECTEL, João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi, representando a Casa Legislativa. Pela Escola Municipal Norma Borges Beluco, participaram Lenismar Coimbra de Freitas – coordenadora do Anexo Escolar; Jefferson Vieira Lima – diretor; e Eliane Alves Silva – professora da Educação Infantil da Escola; bem como o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro.

A atividade teve como intuito contar a relação África-Brasil e o principal de tudo: melhorar a imagem predeterminada na mente das crianças em relação ao continente africano. Tudo isso, associado à expressão de sentimentos através da arte e de brincadeiras pedagógicas.

Segundo a pedagoga Eliane Alves Silva, coordenadora do projeto, a discussão sempre esteve em pauta na educação infantil da escola, para se ter o total êxito da intenção real da atividade que é trazer o olhar verdadeiro e diferenciado da história para as crianças. Fato é que, a tarefa foi semifinalista do Escola Cidadã, tendo como finalidade “defender a educação permanente, além de um formato próprio para cada realidade local, de modo a respeitar as características histórico-culturais, os ritmos e as conjunturas específicas de cada comunidade, sem perder de vista a dimensão global do mundo em que vivemos.”

Após a exposição, os educadores da Escola Norma Borges Beluco solicitaram aos vereadores da CECTEL e ao secretário Fábio Amaro, um maior apoio e assistência para essa causa, para assim difundir o projeto no meio cultural patense. Ao final do encontro, os vereadores elogiaram as atividades e enalteceram o seu teor revolucionário na forma de se educar uma criança, e prometeram total assistência e atenção para esse projeto.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas