Câmara Municipal de Patos de Minas celebra o Dia da Consciência Negra com outorga de Medalha de Mérito

A Medalha de Mérito da Consciência Negra “Antônio Basílio Leal” - Tonho do Prego foi concedida a 11 (onze) pessoas de etnia negra que se destacam em diversas atividades e contribuem para o desenvolvimento de Patos de Minas.

Em celebração do Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Patos de Minas realizou sessão especial na noite dessa terça-feira (21/11), para a entrega da Medalha de Mérito da Consciência Negra “Antônio Basílio Leal” - Tonho do Prego.

A honraria, disposta na Resolução n.º 292/2017, representa o reconhecimento do Legislativo Patense e da sociedade em geral a pessoas da etnia negra, que se destacam, no município de Patos de Minas, em atividades socioeconômicas e/ou no envolvimento em atividades educacionais, culturais, esportivas, sociais e políticas, contribuindo para o desenvolvimento local.

Antônio Basílio Leal - Tonho do Prego, que intitula a Medalha, foi vereador e presidente da Câmara Municipal em 1980/1981, além de líder estudantil, músico excepcional e mestre de fanfarras, que tanto contribuiu para a cultura, a política e a formação de muitos jovens de nossa cidade.

Onze pessoas foram agraciadas com a Medalha da Consciência Negra e, por meio da leitura de um breve histórico de vida de cada um, foi demonstrado o trabalho, as raízes e as histórias dos homenageados, bem como a contribuição deles para a elevação de Patos de Minas e a busca pela igualdade racial. Conheça um pouco da história dos homenageados acessando o site institucional www.camarapatos.mg.gov.br.

A cerimônia foi abrilhantada pela apresentação musical da cantora Daliany Soares Silva, homenageada com a Medalha. “A apresentação artística de hoje se dá como forma de reconhecer e valorizar o talento musical de uma das nossas homenageadas; como meio de agraciar e agradecer a eminente figura negra presente e atuante em nossa cidade; e, ainda, como forma de agradecer a honrosa presença de cada um dos presentes aqui no Plenário, bem como daqueles que nos acompanham ao vivo no Youtube ou dos que irão assistir a essa solenidade posteriormente”, destacou o vereador-presidente Gladston Gabriel.

Na fase de pronunciamentos, os oradores reforçaram a importância da reflexão acerca da Consciência Negra. O secretário de Governo, Emerson Rocha de Azevedo, ressaltou a importância de cada um dos agraciados para o desenvolvimento da cidade e a relevância de se “buscar, cada vez, construir uma sociedade mais justa e igualitária”.

A representante dos homenageados, Samira Júlia Lemos Santos, exaltou cada agraciado da noite. “Pessoas e profissionais de diferentes áreas, que carregam consigo uma história valorosa e, por meio dos seus trabalhos, enaltecem nossas raízes e elevam o nome de Patos de Minas”. A jovem também destacou a importância do combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo: “Trata-se de entendermos que a luta contra a discriminação e a busca por uma sociedade igualitária é de todos nós”. E, por fim, Samira evidenciou que “é preciso falarmos mais, disseminarmos conhecimentos, exigirmos respeito. Precisamos construir um país consciente sobre a sua origem”.

Como orador oficial, em nome da Câmara Municipal, discursou o vereador Ezequiel Macedo Galvão. Em seu discurso, o parlamentar abordou sobre “a importância que as pessoas negras tiveram em nossa cidade, têm e terão na construção de nossa sociedade e desenvolvimento de nosso país”; frisou a relevância de 20 de novembro, dia da Consciência Negra, como forma de “relembrar o papel determinante do povo negro na construção da nossa história, da nossa cultura e da nossa identidade” e, por fim, destacou a finalidade da data: “uma conquista coletiva que está ancorada na coragem, na força e ousadia dos negros e negras ao longo da história”.

Os discursos estão disponíveis na íntegra, no site institucional www.camarapatos.mg.gov.br, para conhecimento de todos. A transmissão ao vivo da reunião pode ser acessada no canal oficial da Câmara no Youtube.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

homenageado 1
homenageado 1 homenageado 1
homenageado 2
homenageado 2 homenageado 2
homenageado 3
homenageado 3 homenageado 3
homenageado 4
homenageado 4 homenageado 4
homenageado 5
homenageado 5 homenageado 5
homenageado 6
homenageado 6 homenageado 6
homenageado 7
homenageado 7 homenageado 7
homenageado 8
homenageado 8 homenageado 8
homenageado 9
homenageado 9 homenageado 9
homenageado 10
homenageado 10 homenageado 10
homenageado 11
homenageado 11 homenageado 11
medalha de mrit...
medalha de mrito 1 medalha de mrito 1
medalha de mrit...
medalha de mrito 2 medalha de mrito 2
medalha de mrit...
medalha de mrito 3 medalha de mrito 3
medalha de mrit...
medalha de mrito 4 medalha de mrito 4
medalha de mrit...
medalha de mrito 5 medalha de mrito 5
medalha de mrit...
medalha de mrito 6 medalha de mrito 6
medalha de mrit...
medalha de mrito 7 medalha de mrito 7
medalha de mrit...
medalha de mrito 8 - foto final medalha de mrito 8 - foto final

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa