Audiência Pública discute a Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família

O público presente, formado por educadores, autoridades, imprensa e outros representantes da comunidade, não lotou o Teatro Municipal, mas foi bastante participativo e apoiou a iniciativa que pretende nortear as ações em favor da paz e do bem da comunidade patense.

Com iniciativa do vereador José Lucilo da Silva Júlio (Duda), a Câmara Municipal de Patos de Minas realizou Audiência Pública sobre "A Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família", nessa terça-feira (6), às 19 horas, no Teatro Municipal Leão de Formosa.   Após a abertura, feita pelo vereador José Lucilo (Duda), que explicou o objetivo da audiência, houve uma sequência de pronunciamentos por convidados integrantes da mesa, na seguinte ordem:

O vereador Otaviano Marques de Amorim, como presidente do Legislativo, disse que a instituição apoia toda realização em favor da comunidade.

O Prefeito Municipal, Pedro Lucas Rodrigues, cumprimentou o vereador José Lucilo e a Câmara pela iniciativa, ao mesmo tempo em que colocou a Prefeitura à disposição para ser parceira nesse tipo de ação.

O Bispo Diocesano, Dom Cláudio Nori Sturm, explicou a importância da família, da fé cristã e do amor que é a base de tudo e citou a Semana Nacional da Família, a ser comemorada no período de 11 a 18 deste mês.

O Promotor de Justiça, Paulo Henrique Delicole, titular da Promotoria da Infância e Juventude, criticou a falta de maior público numa discussão de tamanha importância e divulgou dados preocupantes: “O Brasil é o maior consumidor de crack do planeta, o segundo no consumo de cocaína – só perdendo para os Estados Unidos pelo baixo poder aquisitivo do povo – e isso é sintoma de uma sociedade doente”, disse ele. Segundo o representante do Ministério Público, precisamos sair da zona de conforto e agir com mais vontade e planejamento.

Por último, falou o Juiz de Direito, Tenório Silva Santos, responsável pela Vara da Família da Comarca, que explanou sobre a família na ótica do Direito. Nesse aspecto, segundo a autoridade judiciária, não importa se é casamento, união estável ou relação homoafetiva, se o Estado reconhece como família, deve existir amor e a prática dos valores humanos e espirituais.

O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar de Patos de Minas, Tenente Coronel Roberto Carlos de Campos, abriu mão do seu discurso, mas acompanhou a audiência até o final.

Na sequência, o vereador José Lucilo da Silva Júlio (Duda) expôs a estrutura do Programa Paz e Bem, elaborado com o objetivo de trabalhar, nos bairros e comunidades, atividades voltadas para a promoção e valorização humana, orientação profissional, manifestações culturais e prática de esporte, resgatando, cultivando e potencializando valores presentes nas comunidades. A ideia é trabalhar com crianças, adolescentes, jovens e adultos, utilizando ações simples e orientadas para o desenvolvimento de um ambiente de respeito e valorização da vida, de harmonia e paz.

De acordo com o projeto, a organização ficaria por conta das associações de bairro, conselhos de desenvolvimento comunitário, escolas e igrejas. O apoio seria de organizações da sociedade civil, de autoridades, de instituições do poder público e de todas as pessoas de bem. Maiores detalhes do programa, estarão à disposição da população patense na Câmara Municipal e no gabinete do vereador José Lucilo, localizado na sala 302, do Edifício Imperial Center, na rua José de Santana, 1.306.

Para finalizar, os presentes puderam se manifestar através de perguntas feitas ao microfone. Na avaliação do vereador José Lucilo, o evento atingiu o objetivo proposto e o Programa Paz e Bem deve ser incrementado o mais rápido possível.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas