Instalada a 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Patos de Minas

Criada pela Lei 12.011, de 4 de agosto de 2009, a implantação da nova Vara da Justiça Federal foi autorizada pela Resolução nº 22 da Presidência da República.

alt

Em solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal, nessa terça-feira (20), foi instalada a 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Patos de Minas. O Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Desembargador Federal, Mário César Ribeiro, foi quem presidiu os trabalhos iniciados após as 17 horas.

A Mesa de Honra teve a seguinte composição:

• Desembargador Federal, Mário César Ribeiro, Presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região;
  • Juiz Federal, Guilherme Mendonça Doehler, Diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais;
  • Juiz Federal, Edison Moreira Grillo Júnior, Diretor da Subseção Judiciária de Patos de Minas;
  • Prefeito do Município de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues;
  • Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vereador Otaviano Marques de Amorim;
  • Juiz Federal, José Alexandre Essado, designado para a 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Patos de Minas.

O Plenário da Câmara Municipal foi totalmente ocupado por representantes de diversos segmentos da Justiça Federal, da Justiça Estadual, Ministério Público Federal e Estadual, da OAB, da Polícia Federal, da PMMG, de entidades de classe, vereadores, profissionais da imprensa, entre outros.

A 2ª Vara, que terá competência geral e juizado especial federal adjunto civil e criminal, passa a ser conduzida pelo Juiz Federal José Alexandre Essado. A jurisdição da Subseção abrange, além de Patos de Minas, os municípios de Abadia dos Dourados, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Patrocínio, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gotardo, Serra do Salitre e Tiros. O endereço é: Rua José de Santana, 506 – 2º andar – centro.

No seu discurso, o Desembargador Federal, Mário César Ribeiro, além de demonstrar grande conhecimento sobre a história e os valores culturais do município de Patos de Minas, citando inclusive trechos do Hino a Patos, destacou a importância da Subseção Judiciária para a população da cidade e da região.

Logo após a solenidade realizada no plenário da Câmara, todos os presentes foram convidados a se dirigirem ao segundo andar do prédio, onde houve o descerramento da placa de inauguração das modernas instalações da 2ª Vara da Justiça Federal. Em seguida, foi servido um coquetel.