Novidade: Sessões e eventos da Câmara Municipal serão transmitidos ao vivo pela TV

A iniciativa visa democratizar a cultura de acesso e garantir maior transparência e clareza aos atos oficiais praticados pelos parlamentares.

A partir do dia 12 de setembro, as sessões e eventos promovidos pela Câmara Municipal de Patos de Minas serão transmitidos ao vivo pela Fundação Educativa e Cultural do Alto Paranaíba (NTV), canal 8.  A contratação do serviço se deu por meio de Processo Licitatório.

As Reuniões Ordinárias serão transmitidas quinzenalmente, às quintas-feiras, das 14h às 16h30, no período de agosto a dezembro deste ano. Os eventos também serão exibidos ao vivo pela internet, bastando acessar o site http://www.ntvnet.com.br/.

Já que a Câmara Municipal não dispõe de um canal de TV exclusivo, a iniciativa se justifica pela necessidade de tornar público, por meio de veículo de comunicação de massa de grande penetração na sociedade, em tempo real, as atividades típicas do Poder Legislativo de Patos de Minas, como as discussões e votações de matérias legislativas.

Ao transmitir ao vivo, por meio da TV, os eventos promovidos pela Câmara Municipal de Patos de Minas aos cidadãos que, por motivos diversos não puderem assistir a eles presencialmente, a Casa Legislativa atenderá plenamente a um dos objetivos essenciais da moderna Administração Pública, a transparência.A ampliação da divulgação dos trabalhos legislativos contribui para o fortalecimento da democracia e ainda aproxima o cidadão das atividades do legislativo patense, inclusive no que se refere ao controle social.

Portanto, o principal objetivo é democratizar a cultura de acesso, por meio da disponibilização, para os telespectadores, de informações de relevante interesse coletivo, garantindo, assim, maior transparência e clareza aos atos oficiais praticados pelos parlamentares.

Confira a programação de sessões e eventos da Câmara Municipal que serão transmitidos ao vivo, conforme cronograma constante do Processo de Licitação:

• Reuniões Ordinárias: dias 12 e 26 de setembro; 10 e 24 de outubro; 7 e 21 de novembro; e 12 e 19 de dezembro, conforme calendário aprovado pela Portaria 1.049, de 24 de janeiro de 2013.
  • Eventos esporádicos: duas reuniões para eventos esporádicos (reuniões extraordinárias, audiências públicas ou reunião especial), estas em datas a serem definidas oportunamente.

Conforme já foi mencionado, as Reuniões Ordinárias, bem como os eventos esporádicos serão transmitidos sempre às quintas-feiras, no mesmo horário, das 14h às 16h30, nas datas acima informadas.