Vereadores participam de Reunião para tratar do Orçamento Municipal de 2014

O Orçamento Participativo contou com a presença de vários segmentos da sociedade, autoridades, cidadãos e entidades representativas.

A Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento da Prefeitura e a Câmara Municipal de Patos de Minas realizaram, na manhã desta segunda-feira (16), Reunião para discutir as propostas para o Orçamento Municipal de 2014. Chamado de Orçamento Participativo, o momento tem como objetivo colher sugestões dos diversos setores da sociedade para a elaboração do orçamento para o próximo ano e para o planejamento dos três anos da atual Administração Municipal (2014, 2015, 2016) e do primeiro ano (2017) da próxima gestão.

A Reunião foi realizada no Centro de Treinamento da Saúde e contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Otaviano Marques de Amorim, e dos Vereadores José Lucilo da Silva Júlio (Duda), José Osmar de Castro (Guiguim), Valdir Reis de Jesus, Lásaro Borges de Oliveira, João Batista Gonçalves (Cabo Batista) e Lindomar Tavares. Também estiveram presentes o Prefeito Pedro Lucas Rodrigues, o Secretário de Finanças e Orçamento Paulo Mota, outros representantes do Executivo Municipal e de Entidades, assessores parlamentares, cidadãos e imprensa local.

O Prefeito Pedro Lucas abriu oficialmente a reunião fazendo um balanço geral sobre as principais ações de governo envolvendo as diferentes áreas da administração pública. Afirmou que os compromissos de campanha serão incluídos no orçamento e todas as áreas serão contempladas. O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Otaviano Marques, ressaltou a importância da participação popular neste processo e informou a todos que a construção da sede própria da Câmara também será incluída no orçamento. Representando a sociedade patense, falou o membro da Sociedade São Vicente de Paulo, Júlio César, manifestando a necessidade de apoio e atenção por parte do Poder Público às diversas entidades representativas do município. Para ele, as entidades muito contribuem para o desenvolvimento social de Patos de Minas.

alt

As secretarias municipais apresentaram as demandas e as propostas identificadas por cada setor. Os participantes também preencheram um formulário com sugestões e prioridades de atuação. As propostas colhidas serão analisadas e organizadas pela Administração Municipal e, posteriormente, enviadas à Câmara para análise das comissões, apreciação e votação pelos vereadores.

Para o Presidente Otaviano Marques, a efetiva colaboração dos cidadãos no orçamento municipal permite uma definição democrática das prioridades orçamentárias, objetivando assegurar maior eficiência na alocação de recursos e no atendimento das necessidades básicas da população com relação a bens e serviços.