Festa do Milho Popular na Praça é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

Vereadores discutiram com a população o Projeto de Lei nº 3745/2013, que institui a volta da festa na praça do município.

alt

O retorno da Festa do Milho Popular na Praça (Fenapraça) foi tema de Audiência Pública da Câmara Municipal de Patos de Minas, realizada na noite de segunda-feira (23), no Plenário. O Projeto de Lei (PL) nº 3745/2013, que institui a Fenapraça, é de autoria do Vereador Lásaro Borges de Oliveira, e coautoria dos vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar, Valdir Reis de Jesus, José Osmar de Castro (Guiguim), Bartolomeu Ferreira Ribeiro, Francimar Rosa dos Santos (Ditinho) e José Carlos da Silva (Carlito). O PL determina que o evento seja realizado anualmente, na semana de aniversário da cidade, na Avenida Getúlio Vargas.

Ao resgatar a festa, a intenção dos Vereadores é aproveitar o espaço livre, urbano e central da Praça da Avenida Getúlio Vargas para o encontro festivo, amistoso e fraterno da população; oferecer atrações artísticas e culturais para pessoas de todas as idades; unir forças para engrandecer, ainda mais, a Festa Nacional do Milho; valorizar a cultura e talentos locais; e divulgar os produtos de Patos de Minas.

Vereadores, cidadãos patenses, artistas e representantes de entidades participaram do encontro. O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Otaviano Marques de Amorim, também se fez presente.

Na ocasião, várias pessoas fizeram uso da tribuna livre. Algumas se manifestaram contrárias ao retorno da festa na Avenida Getúlio Vargas, como por exemplo o funcionário público Paulino de Deus Godinho (Paulinho Paiakan), alegando que a movimentação festiva causa estragos na praça. O Diretor do Sindicato dos Produtores Rurais, Adelson da Costa Lima, falou como cidadão, manifestando-se preocupado com a falta de segurança no local e receoso com a realização simultânea da festa na Praça e no Parque de Exposições. Para ele, o Parque tem condições de abrigar todos os movimentos sociais, artistas e públicos variados.  Os custos relativos à realização do evento também foi assunto colocado em debate.

Entretanto, a maioria dos oradores inscritos se posicionou a favor das comemorações do aniversário da cidade na Praça da Avenida Getúlio Vargas, tendo em vista o desenvolvimento da cidade, a valorização dos artistas locais, a gratuidade e acessibilidade a todos os tipos de públicos e ainda a possibilidade de arrecadação de verbas para fins beneficentes.

Para o Presidente da Associação das Fiandeiras e Artesãos de Patos de Minas (AFIAP), Sr. Vivaldo Machado, a festa representa uma grande oportunidade para os artesãos mostrarem, venderem e divulgarem os seus trabalhos. O jovem Jonathan Francis, do grupo de dança Nexus Dance, também se posicionou favorável à volta da festividade na praça. Ele acredita que o evento contribui para a valorização dos artistas da cidade, já que é uma forma de toda a população patense assistir de perto e conhecer um pouco mais o trabalho dos dançarinos e músicos locais.

O representante do Rotary Clube Paranaíba, Aurélio Rocha de Mendonça, disse que a Fenapraça é uma forma a mais de obter recursos para dar continuidade às ações sociais desenvolvidas pelo Clube. A Comissão organizadora do Balaio de Arte e Cultura, representada por Geenes Alves, declarou que é favorável ao projeto e afirmou que o grande desafio do Balaio para o próximo ano é dispor, de forma gratuita e universal, todas as atividades do Balaio de Arte e Cultura para toda a população de Patos de Minas, esforço esse que dependerá do envolvimento de vários segmentos da sociedade e agentes políticos.

Para os vereadores Edimê Avelar, Ditinho, Guiguim e Valdir Reis, as comemorações pelo aniversário da cidade na Avenida Getúlio Vargas não podem morrer, já que fazem parte da tradição e da cultura do povo patense.

O Vereador Lásaro Borges finalizou os trabalhos da noite agradecendo a presença de todos e deixando claro que “a ideia não é confrontar a festa do Sindicato, mas sim oferecer uma festa simples, alegre e aberta a todos”. O vereador afirmou que foi feito um estudo de viabilidade, no qual se constatou que a festa é segura e só tem a somar para Patos de Minas. Para ele, o objetivo é levar a discussão junto ao povo e, consequentemente, unir forças com os demais segmentos da sociedade para resgatar a Festa do Milho na Praça.