Câmara Municipal entrega Títulos Honoríficos de Cidadão Patense

Com as galerias literalmente tomadas por convidados, a Câmara Municipal de Patos de Minas realizou, na noite da última sexta-feira (8), Sessão Solene de Outorga do Título Honorífico de Cidadão Patense a dez personalidades.

Os títulos haviam sido destinados em legislaturas anteriores, mas, por motivos alheios à vontade dos vereadores da época, só agora foram entregues.

O Título Honorífico de Cidadão Patense constitui uma das mais altas honrarias concedidas ao cidadão pela Câmara Municipal, e expressa, de maneira pública e oficial, o reconhecimento e agradecimento de Patos de Minas a cidadãos que adotaram e laboram em nossa cidade.

Após a abertura dos trabalhos, os vereadores presentes ocuparam os seus lugares. A Mesa de Honra ficou assim constituída:

• Presidente da Câmara Municipal – Vereador Otaviano Marques de Amorim.
  • Secretária da Câmara Municipal – Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar
  • Prefeito de Patos de Minas – Pedro Lucas Rodrigues
  • Deputado Federal – José Humberto Soares.
  • Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Elmiro Alves do Nascimento
  • Presidente do Rotary Patos de Minas Guaratinga – Roberto Pascal Rosa

Logo depois, o Mestre de Cerimônias anunciou a entrada no plenário de cada um dos agraciados, que foram recepcionados pela Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar.

Na sequência, o Presidente do Legislativo abriu oficialmente a Sessão Solene, saudou os homenageados, agradeceu ao público presente e anunciou a execução do Hino Nacional e do Hino a Patos de Minas. Houve registro de outras autoridades presentes e leitura das correspondências alusivas à sessão de homenagem, dentre as quais, uma mensagem do Governador do Estado, Antônio Anastasia.

O Título Honorífico de Cidadão Patense é outorgado por meio de Decreto Legislativo aprovado pelos vereadores. Os autores das homenagens foram os seguintes vereadores:

A mesa diretora do ano de 2004, composta pelos então vereadores: Válter Carneiro de Lima - Presidente, Adalto Antônio Gonçalves – 1º Vice-Presidente, Heitor de Oliveira – 2º Vice-Presidente e os atuais Vereadores: José Lucilo da Silva Júlio – 1º Secretário e Itamar André dos Santos – 2º Secretário, aos senhores Edson Fernandes Ferreira, José Soares Filho, Auzônea Rosa Vieira, Iriní Martins Santos e Paulo Rodrigues Moreira.

Os ex-vereadores Adão Batista de Oliveira, Cleinio Francisco de Carvalho e Paulo Batista de Castro, ao senhor Fausto de Souza.

O vereador José Lucilo da Silva Júlio, às senhoras Chiyoko Kayashima Dias e Maria Rita Barbosa Borges. Também do vereador José Lucilo da Silva Julio e dos ex-vereadores Cleinio Francisco de Carvalho e Heitor de Oliveira, ao senhor José Antônio Dias.

A vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, ao Senhor Ronaldo Mundim Júnior.

Antecedendo à entrega dos diplomas, a Secretária da Câmara, Vereadora Edimê Avelar, fez a leitura individual dos currículos dos homenageados. A entrega dos diplomas ficou a cargo dos vereadores autores, sendo que Heitor de Oliveira substituiu ao ex-vereador Valter Carneiro de Lima, cuja ausência foi justificada.

O empresário Paulo Rodrigues Moreira falou em nome dos demais homenageados e enalteceu o amor pela cidade e a alegria pelo título. O Vereador José Lucilo da Silva Júlio (Duda) discursou pela Câmara Municipal de Patos de Minas. Na ocasião, citou a cidade de origem de cada agraciado e, finalizou, convidando a todos para cantar com ele a canção de Roberto Carlos, “Guerra dos Meninos”, como reflexão de final de ano e pela proximidade do Natal, no que foi prontamente atendido.

Ao encerrar a Sessão Solene, o Vereador Otaviano Marques de Amorim aproveitou para agradecer ao Prefeito Pedro Lucas Rodrigues pela doação do terreno para construção da sede própria do Legislativo Patense. Segundo ele, a obra deverá ser iniciada no próximo ano e será um marco histórico para a cidade. “Considero a iniciativa um grande avanço, uma vez que significará economia e praticidade para os setores do Legislativo e para a população, que poderá acompanhar com mais conforto as plenárias”, concluiu o Presidente.