Câmara Municipal promove reunião para discutir sobre as políticas públicas urbanísticas em Patos de Minas

A intenção é unir esforços entre Legislativo, Executivo, entidades de classe e sociedade em geral para a construção de uma cidade melhor, do ponto de vista técnico e social.

alt

A Câmara Municipal de Patos de Minas realizou importante reunião com representantes do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Patos de Minas (Sinduscon) e da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (Assenge), na intenção de promover um debate sobre as políticas públicas urbanísticas voltadas ao Município de Patos de Minas. O encontro aconteceu na tarde de segunda-feira (02), no Plenarinho Vereador João Ricardo de Oliveira.

A reunião foi motivada pela Presidência da Casa Legislativa e pelas Comissões de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) e de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente (CUTTMA), no sentido de estreitar os laços com as entidades relacionadas ao tema e unir esforços para a construção de uma Patos de Minas melhor, do ponto de vista técnico e social.

Estiveram presentes o Vereador/Presidente Otaviano Marques de Amorim e os Vereadores Antônio Ferreira da Rocha, Bartolomeu Ferreira Ribeiro, Braz Paulo de Oliveira Júnior, Francimar Rosa dos Santos, João Batista Gonçalves, José Carlos da Silva, Lindomar Francisco Tavares, Valdir Reis de Jesus, Vicente de Paula Sousa, Francisco Carlos Frechiani e José Osmar de Castro, além de servidores e assessores da Câmara Municipal.  Também participaram do encontro, o Presidente do Sinduscon, João Batista Nunes Nogueira, o Presidente da Assenge, José Carlos Borges Reis, o Engenheiro Civil da Assenge, Cléver Gomes Caixeta, o Engenheiro Civil do Sinduscon, Marcone Meireles, e o Engenheiro Civil do Sinduscon e da Assenge, Caio César Gonçalves.

Tanto os Vereadores presentes, quanto os representantes das entidades, comungam a opinião de que é preciso banir os projetos de lei casuísticos e pensar em leis que visam à coletividade. Despolitizar o assunto e rever a política urbana de forma mais colaborativa foram ações sugeridas pelos participantes. Na oportunidade, destacou-se também a importância do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) no que concerne ao suporte e à democratização das ações de políticas públicas urbanas no Município.

Diante do exposto, as autoridades presentes traçaram algumas diretrizes para o encaminhamento dos trabalhos e pretendem realizar, com maior frequência, audiências públicas para a discussão mais aprofundada sobre o tema.