Legislativo patense prestigia solenidades de fim-de-ano

Nessa época, são muitas as atividades programadas. Em razão disso, a Presidência da Câmara se desdobra para representar o Legislativo.

O destaque do mês de novembro foi a solenidade de colação de grau da primeira turma de formandos em Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), realizada no dia 29, às 20 horas. O Ginásio Poliesportivo do Campus, local da cerimônia, ficou lotado de familiares e amigos dos 57 alunos diplomados, ocasião em que a alegria e a emoção envolveram, durante duas horas, a todos os presentes. O Presidente do Legislativo, Vereador Otaviano Marques de Amorim, compôs a Mesa de Honra.

A propósito, a próxima solenidade de colação de grau do Unipam será a das três turmas do curso de Direito, no dia 26 de dezembro, às 20 horas, no mesmo local.

No dia 5 deste mês, às 10 horas, foi a vez da solenidade de inauguração do Núcleo de Mediação de Conflitos de Patos de Minas. O evento teve lugar na sede do 10º Departamento de Polícia Civil, localizado na Rua Carajás, 461 – 2º andar – Bairro Caiçaras. A inauguração contou com a presença da Coordenadora do Projeto Mediar da Polícia Civil de Minas Gerais, Adriana Costa.

O Mediar consiste na aplicação da metodologia da Mediação de Conflitos no contexto das delegacias de Polícia Civil de Minas Gerais. Os principais objetivos do projeto são: 1- Prevenir socialmente a violência e a criminalidade nas comunidades assistidas; 2- Promover e defender a efetividade dos Direitos Humanos dos cidadãos que buscam os serviços policiais; 3- Viabilizar o acesso a bens e serviços para os atendidos; 4- Reduzir os registros policiais que envolvam conflitos sociais, evitando a banalização da violência e do crime, conservando o vínculo moral entre os conflitantes; 5- Evitar os meios adversariais de resolução de controvérsias.

Quanto aos tipos de atendimento, as atuações da mediação são, em sua maioria, de infrações penais de menor potencial ofensivo de ação penal privada ou pública condicionada à representação do ofendido, bem como fatos atípicos quando estes desencadearem conflitos interpessoais entre familiares, vizinhos e, em geral, entre pessoas que possuem vínculo relacional.

A coordenação local ficou a cargo do Delegado de Polícia, Bruno do Carmo Garcia. Na oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Otaviano Marques de Amorim, representou o Legislativo.

No mesmo dia 5, quinta-feira, a Câmara Municipal realizou Sessão Solene no Plenário, às 19 horas, para Entrega de Diplomas de Moção de Aplausos. Foram 32 pessoas homenageadas.

Outro evento realizado no Plenário foi a posse da primeira diretoria da Associação Amor-Exigente de Patos de Minas, às 17h30 de sexta-feira (6). O Vereador-Presidente da Câmara Municipal, Otaviano Marques de Amorim, participou apenas da abertura da reunião devido a outros compromissos anteriormente assumidos. Na mesa de honra, o Legislativo Municipal foi representado pelo Vereador João Batista Gonçalves (Cabo Batista).
Coube ao Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Paulo Henrique Delicole, como representante designado da Associação Amor-Exigente de Uberaba, dar posse à diretoria da nova entidade patense.

O grupo de prestação de ajuda à comunidade, denominado Amor-Exigente, vem essencialmente para fortalecer as famílias dos dependentes químicos - droga, álcool e tabaco – que, além de causar enormes danos morais, psicológicos e físicos a si mesmos, transferem todo o sofrimento para a família, a qual se sente incapaz e fragilizada. A diretoria da nova entidade patense se reúne semanalmente às terças-feiras, às 19 horas, no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Dona Luiza, 770, Bairro Lagoa Grande.