Audiência Pública contribui para divulgar o IFTM de Patos de Minas

A iniciativa do Legislativo serviu para conhecer o balanço da instituição em seu primeiro ano na cidade e para divulgar as próximas iniciativas, inclusive criação de novos cursos técnicos.

A Câmara Municipal realizou Audiência Pública para discutir o funcionamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), câmpus Patos de Minas.

A reunião, presidida pela Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, Presidenta do Legislativo, transcorreu no plenário e contou com a participação do Diretor do IFTM, Weverson Silva Morais, vereadores, além de outros convidados.

Na abertura dos trabalhos, a Vereadora Edimê Avelar destacou a necessidade de tornar a escola técnica federal mais conhecida pela população, dada a sua importância, principalmente entre os jovens. Logo depois, o diretor Weverson Morais apresentou um painel com informações gerais da instituição de ensino, um balanço do primeiro ano do câmpus patense e informações sobre o futuro do IFTM.

Ao iniciar a sua fala, disse se sentir honrado com o convite para falar sobre o IFTM na Câmara Municipal. “Considero o ato um exercício de cidadania, pois precisamos fazer as informações dessa instituição pública de ensino em nível federal chegar ao maior número de pessoas possível”. Em seguida, Weverson Morais apresentou um painel com informações relevantes do IFTM:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IF TRIÂNGULO, criado em 29 de dezembro de 2008, pela Lei n. 11.892, é uma Instituição de Educação Superior, Básica e Profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. A Reitoria fica em Uberaba. São mais de 40 institutos federais espalhados pelo país.

O IFTM adota o sistema de verticalização do ensino, o que significa o ingresso do jovem no ensino médio e o seu desenvolvimento até atingir o curso superior, passando por curso técnico, graduação ou licenciatura, pós-graduação, mestrado, doutorado, enfim, as mais diversas especializações.

Outra característica própria da instituição são as pesquisas. “Não é a pesquisa clássica como nas universidades. Trata-se da pesquisa aplicada ao meio prático de acordo com o curso do aluno. A extensão é também um diferencial, pois, através dela, o aluno se aproxima da realidade da indústria, da fábrica e da comunidade”, esclarece Weverson Morais.

O diretor classifica como missão do IFTM, a “democratização do ensino”, que significa permitir ao jovem estudar na sua cidade e, depois, se fixar na própria região como profissional.

O câmpus de Patos de Minas ocupa uma área de 22 hectares, localizada ao lado da BR 365, próxima ao Trevo da Pipoca. Oferece os cursos Técnico em Logística e Eletrotécnica, possui 180 alunos presenciais e 120 alunos de cursos à distância, com tutoria, em horários vespertinos e noturnos. Além de investimento já significativo do Governo Federal, ainda há a previsão de outros investimentos, cuja cifra chega a R$ 20 milhões.

Segundo o diretor Weverson Morais, há um esforço para que o curso de Mineração comece a funcionar ainda em 2014. Caso isso não aconteça, devido a fatores adversos como a Copa do Mundo, para 2015 ele será realidade. “A previsão, é de que até 2018 nós tenhamos em funcionamento os cursos superiores, que virão após a consolidação dos cursos técnicos”, frisou Morais.

Weverson Morais fez referência ao acesso ao prédio onde funciona a escola: “Para que a unidade local possa se expandir com qualidade, é necessário resolver um problema ligado à segurança dos alunos. É uma passagem estreita, que precisa ser transformada em via pública, portanto, com espaço para, pelo menos, dois carros e iluminação da Cemig. Isso é prioridade, pois o perigo ali é constante. Nesse caso, dependemos diretamente da ação da Administração Pública. O pedido já foi feito e contamos também com a ajuda dos senhores vereadores”, enfatiza Weverson.

Quanto à oferta de novos cursos, o diretor informa que isso depende da comunidade. Funciona de acordo com o interesse da população. Havendo demanda, a Reitoria da instituição procura atender.

Para 2015, a escola de Patos de Minas vai admitir mais 15 docentes e 4 técnicos administrativos. O concurso já foi realizado. Haverá a ampliação do ensino médio com mais quatro turmas de manhã e à tarde.

Alguns dos vereadores presentes dirigiram perguntas ao diretor do IFTM. Uma delas, do Vereador Lindomar Francisco Tavares, se referiu à necessidade de investimento em divulgação, por considerar que a comunidade patense pouco sabe da escola. Weverson Morais concordou e garantiu que providências estão sendo tomadas, inclusive quanto à definição de verba exclusiva para tal iniciativa.

Ao encerrar a audiência, a Presidenta Edimê Avelar convidou o diretor Weverson Silva Morais para retornar à Câmara Municipal e participar da tribuna livre de uma reunião ordinária.

Para mais informações do IFTM, vale a pena acessar o site: www.iftm.edu.br

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas