Câmara Municipal entrega Título Honorífico de Cidadão Patense

Durante sessão solene realizada na sexta-feira (16), às 19 horas, no Salão Decorfest, a Câmara Municipal de Patos de Minas entregou o Diploma de Título Honorífico de Cidadão Patense a dezoito homenageados.

 

O Título Honorífico de Cidadão Patense, outorgado por meio de decreto legislativo aprovado pelos vereadores, constitui uma das mais altas honrarias concedidas ao cidadão pela Câmara Municipal e expressa, de maneira pública e oficial, o reconhecimento e agradecimento de Patos de Minas a pessoas que adotaram nossa cidade e nela se destacaram.

Na sessão solene, tomaram assento à mesa central, os vereadores componentes da Mesa Diretora: Edimê Erlinda de Lima Avelar (Presidenta), João Bosco de Castro Borges (Bosquinho) (1º Vice-Presidente), Otaviano Marques de Amorim (1º Secretário), Vicente de Paula Sousa (2º Secretário); os demais vereadores: Antônio Ferreira da Rocha (Tonhão da Copasa), Bartolomeu Ferreira Ribeiro, Braz Paulo de Oliveira Júnior, David Antônio Sanches (David Balla), Francisco Carlos Frechiani, Itamar André dos Santos, João Batista Gonçalves (Cabo Batista), José Carlos da Silva (Carlito), José Lucilo da Silva Júlio (Duda), José Osmar de Castro (Guiguim), Lásaro Borges de Oliveira, Lindomar Francisco Tavares e Valdir Reis de Jesus, e ainda, as seguintes autoridades: Pedro Lucas Rodrigues, Prefeito Municipal; Desembargador Nelson Missias de Morais, Vice-Presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), representando o Desembargador Joaquim Rodrigues, Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Desembargador Reynaldo Ximenes, representando o Presidente da AMAGIS, Desembargador Herbet José Almeida Carneiro; Antônio Cláudio Godinho, Prefeito Municipal de Presidente Olegário; Tatiana Carvalho Paiva, Delegada da Delegacia de Defesa da Mulher; e Dom João Bosco Óliver de Faria, Arcebispo de Diamantina.

A Mesa de Honra foi constituída com a participação dos homenageados. Os autores das homenagens e os cidadãos agraciados foram os seguintes:  Vereador Braz Paulo ao Senhor Bruno do Carmo Garcia; Vereador Lásaro Borges ao Senhor Deiró Moreira Marra; Vereador Francisco Frechiani ao Senhor José Antonino Baía Borges; Legislativo patense ao Dom Cláudio Nori Sturm; Vereador Bartolomeu Ribeiro ao Senhor Edno Oliveira Brito; Vereador Antônio Ferreira ao Senhor Evanduir José de Lima; Vereador Vicente de Paula ao Senhor Fábio Baltazar do Nascimento; Vereadora Edimê Avelar ao Senhor Flávio Rocha Gil; Vereador Otaviano Marques ao Senhor Glauco Franco Santana; - Vereador José Osmar ao Senhor José Aparecido Naimeg; Vereador Valdir Reis ao Senhor José Donizete Bernardo; Vereador José Carlos ao Senhor José Eustáquio Rodrigues Alves; Vereador José Lucilo ao Senhor José Vanderlino de Resende; Vereador João Bosco ao Senhor Luiz Caetano Spegiorin; Vereador David Sanches ao Senhor Luiz Mauro Sampaio Pereira; Vereador Lindomar Tavares à Senhora Regina Macedo Boaventura; Vereador Itamar André ao Senhor Tarcízio de Paula; e Vereador João Batista ao Senhor Walter Bueno Ribeiro.

Formadas as mesas, a Vereadora-Presidenta, Edimê Avelar, declarou aberta a sessão solene e agradeceu a presença de todos.

Num trecho do seu discurso, Presidenta fez a seguinte referência: “Este é um momento muito feliz para todos nós, vereadores, quando recebemos tão ilustres cidadãos e seus familiares para lhes prestar justas homenagens, em nome do povo de Patos de Minas, o qual temos a honra e a grande responsabilidade de representar na nossa casa de leis. A atuação de tão insignes personalidades na vida de nossa comunidade, a sua participação no desenvolvimento e edificação da nossa gente, são louváveis e merecem o reconhecimento de todos os patenses. Por isso, é mister que oficializemos com o título de cidadão honorário a honrosa filiação”.

Após as homenagens, foi aberta a fase dos pronunciamentos. O primeiro a falar foi o Prefeito Pedro Lucas Rodrigues, que, depois de cumprimentar as autoridades presentes e os homenageados, assim se referiu à ocasião: “A emoção toma conta de todos numa sessão como esta, um momento especial das vidas dos que estão sendo agraciados. Ser cidadão patense é evocar com muito orgulho os feitos que nos foram legados. Parabenizo aos cidadãos e a Patos de Minas por acolher esses filhos tão ilustres e conclamo os novos cidadãos a continuarem contribuindo com o bem e o sucesso de nossa cidade”.

Falando em nomes dos homenageados, o Senhor Flávio Rocha Gil cumprimentou as autoridades, aos presentes e aos homenageados, afirmando sentir-se honrado em receber a homenagem e em falar na sessão solene. Contou como surgiu a oportunidade de vir para Patos de Minas e da calorosa acolhida que teve aqui. Disse que um momento como esse faz passar um filme na cabeça da sua história quando chegou a Patos de Minas, há 16 anos. “A homenagem, na verdade, deveria ser aos vereadores e ao povo de Patos de Minas que tão bem acolheram os homenageados”, concluiu.

Por último, pronunciou-se o Vereador Francisco Carlos Frechiani em nome da Câmara Municipal, que iniciou saudando a todos, em especial aos homenageados. Lembrou que, há nove anos, recebeu a mesma honraria, por indicação do seu colega Vereador Otaviano Marques de Amorim, dizendo-se eternamente grato, pois o povo de Patos o acolheu como filho, o elegeu seu representante, e, agora, se via saudando seus novos filhos: “estou tomado pela emoção e, confesso, com o ego massageado”. Disse que o fato de ser filho natural de Brasília, ter se mudado para Patos há mais de 25 anos, ter recebido o Titulo de Cidadão Patense, ter sido eleito vereador, o pôs a pensar na história de nossa cidade.

Após rememorar como nasceu o nosso município, afirmou: “Patos de Minas está em festa, por estar recebendo nesta noite mais uma filha e dezessete filhos ilustres”. Na sequência, Francisco Frechiani teceu comentários sobre cada um deles. Encerrou afirmando que cada um dos homenageados faz parte da história de Patos de Minas, pelo que fizeram, pelo que fazem e pelo que ainda farão por ela e por sua gente.

Finalmente, a Presidenta da Câmara, Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, agradecendo a presença de todos, deu por encerrada a sessão solene da entrega do Título Honorífico de Cidadão Patense.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

 

 

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa