Encontro Regional da Mulher do Campo cumpre objetivo

Encontro reuniu vinte comunidades rurais, destacou a importância da união familiar, a força da mulher como esteio da família e a necessidade de maior atenção governamental para as atividades desenvolvidas no campo.

alt

Há trinta e sete anos, o Encontro Regional da Mulher do Campo, realizado pela Emater, com o apoio da Prefeitura de Patos de Minas e do Sindicato dos Produtores Rurais, vem se constituindo em uma das mais significativas atrações da Festa Nacional do Milho, pelo seu caráter informativo e pela oportunidade de confraternização entre as famílias residentes na zona rural.

Como ocorre anualmente, a participação das famílias residentes nos distritos e localidades do município é sempre grande. Este ano, o encontro, realizado no domingo (8), começou com a celebração da missa em ação de graças, na Igreja de São Geraldo, no Bairro Santo Antônio, às 9 horas. Em seguida, a recepção, às 11 horas, no salão House Fest, na Avenida Fátima Porto.

Após a formação da mesa de honra e apresentação musical, vieram os discursos. O primeiro a falar foi o Gerente Regional da Emater-MG, Sérgio Glicério, que afirmou: “As mulheres são as grandes responsáveis pela atividade no campo, pois se elas viessem para a cidade, nenhum homem aguentaria ficar sozinho mais que um ano. Aí a produção acabaria”.

Falaram também o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Naimeg, o ex-Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Alves do Nascimento, o Deputado Federal, José Humberto Soares, a Presidenta da Câmara Municipal, Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar e o Prefeito Pedro Lucas Rodrigues. Todos elogiaram a dedicação das mulheres nas atividades do campo, falaram das conquistas e da necessidade de maior atenção dos governos para incentivar e facilitar o trabalho das famílias rurais, considerando que ainda existem muitas dificuldades a serem vencidas.

A Vereadora Edimê Avelar falou em nome da Câmara Municipal de Patos de Minas e, atendendo a pedidos, declamou o poema “Adeus papai, adeus mamãe”, autoria de Zé Fortuna e Barrinha, em homenagem às mulheres participantes e suas famílias.

Além das palestras e do almoço, houve homenagem às mulheres do campo na pessoa da Senhora Marta Maria da Mota, residente na localidade de Vertentes. Emocionada, ela agradeceu e reafirmou a importância da união familiar para que a atividade rural continue prosperando.