Hemonúcleo de Patos de Minas homenageia doadores

Doadores de sangue de Patos de Minas são homenageados durante comemoração da 18ª Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, para a qual foram programadas atividades diversificadas.

O evento, realizado na Sociedade Recreativa Patense na última quarta-feira (26/11), às 20 horas, teve o objetivo de homenagear os doadores de sangue de Patos de Minas, responsáveis pela manutenção do banco mantido pelo Hemonúcleo de Patos de Minas – Fundação Hemominas, como ponto alto da programação de atividades da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Após a formação da mesa de honra e execução do Hino Nacional pelo Coral da Associação Médica Regional de Patos de Minas (que, em outro momento, apresentou números musicais), houve entrega de diplomas aos parceiros do Hemonúcleo de Patos de Minas e doadores que completaram mais de 10 doações de sangue no ano de 2014. Um coquetel de confraternização encerrou a noite.

Essa é a 18ª Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue do Hemonúcleo de Patos de Minas – Fundação Hemominas. Dia 25 de novembro é o dia Nacional do Doador. As homenagens prestadas aos doadores durante a Semana são eventos institucionais.

Veja como foram direcionadas as homenagens:

Aqueles doadores que completam:

• entre 10 e 14 doações – recebem o diploma de categoria Azul;
  • entre 15 e 24 doações – recebem o diploma de categoria Bronze;
  • entre 25 e 34 doações – recebem o diploma de categoria Prata;
  •  entre 35 e 49 doações – recebem o diploma de categoria Ouro;
  • acima de 50 doações – recebem o diploma de categoria Diamante.

O Vereador Otaviano Marques de Amorim representou a Câmara Municipal na Mesa de Honra. Em seu pronunciamento, destacou o valioso trabalho do Hemonúcleo e a constante necessidade de doação de sangue por parte da população do município e região. “Basta ver que cada doação pode salvar até quatro vidas”, concluiu.

Hoje, o Hemonúcleo de Patos de Minas conta com cerca de 40.350 doadores cadastrados e, na impossibilidade de homenagear todos eles, foram escolhidos 100 doadores por meio de sorteio, os quais foram convidados para a cerimônia.

O Hemonúcleo de Patos de Minas – Fundação Hemominas completou 18 anos e é referência nos 33 municípios pertencentes à macro Região de Saúde do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. Com uma população estimada de 658.500 habitantes, recebe, por mês, cerca de 750 doadores, coletando, aproximadamente, 650 bolsas de sangue.

São atendidos 26 hospitais, 6 agências transfusionais com o fornecimento de sangue e hemoderivados de qualidade, sempre orientados pela ética e em busca de melhorias contínuas. Confira, a seguir, outros dados importantes:

Hemonúcleo de Patos de Minas

Onde doar

Horários da Unidade

Funcionamento e Agendamento de Doações

Segunda a sexta-feira - das 7hàs 12h e das 13h às 18h

Doação de sangue

Segunda a sexta-feira - das 7h às 11h

Horário extra para doação de sangue

Primeira 2ª feira do mês - das 17h às 19h

Cadastro de candidatos à doação de medula

Suspenso até janeiro de 2015

Atendimento a pacientes

Segunda a sexta-feira - das 7h às 13h

Meios de contato

Agendamento para doação de sangue: 155

Telefones:
Geral: (34)2106-2600 - Captação: (34)3822-9646

Fax: (34) 3823-3370

Hemonúcleo Regional de Patos de Minas

Rua Major Gote, 1255

Bairro: Centro

Quem é Quem

Fabio Baltazar do Nascimento

Gerência Administrativa

José Antônio de Queiroz Borges

Captação de Doadores

Dagma Martinelia

Como chegar ao Hemonúcleo

De ônibus: Linhas de ônibus - Alvorada / Céu Azul; Alvorada / Cica; Alvorada / Industrial; Bela Vista / Vila Rosa e Alto da Colina / Jardim Paulistano.

De carro: Seguir Rua Major Gote até a esquina com Avenida Brasil.