SGC entrega cartas de garantia aos primeiros associados

Com a garantia real de crédito, micros e pequenos empresários poderão impulsionar seus negócios.

Foram entregues na última quarta-feira (29/04), durante um café empresarial, as cartas de garantia aos primeiros associados da Associação de Garantia de Crédito do Alto Paranaíba (Garantiparanaíba), também conhecida como Sociedade de Garantia de Crédito.

O evento foi realizado no auditório do Sindicato do Comércio de Patos de Minas (SindComércio), já que a sede da SGC está instalada em uma sala cedida pela entidade. Estiveram presentes os integrantes dos Conselhos Administrativo e Fiscal da Garantidora, os dirigentes do Sicoob Credicopa e do Sicoob Credipatos (cooperativas conveniadas), entidades parceiras e os primeiros associados agraciados com as cartas de garantia.

A Gerente Executiva da Garantiparanaíba, Elisa Araújo de Oliveira Peres, abriu a reunião agradecendo a todos pela presença e anunciando o empresário e advogado Daniel Resende, para se pronunciar como Presidente da SGC.

Resende agradeceu aos parceiros, ressaltando que, sem essa união de forças não seria possível criar a associação e manifestou sua alegria ao entregar as primeiras cartas de garantia. Para Daniel Resende, a continuação das parcerias possibilitará a expansão da SGC em toda a região. Depois dele, todos os demais parceiros presentes puderem se pronunciar.

O depoimento do Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas (Adesp), Lisandro de Queiroz Bicalho, emocionou a todos, pois relatou o esforço de um dos primeiros associados (Sebastião Maria da Silva) para inovar em sua atividade e o quanto a SGC foi importante para possibilitar a expansão de seu negócio.

Como parceira, a Câmara Municipal esteve representada pelo Vereador-Presidente, Francisco Carlos Frechiani, pelos Vereadores José Lucilo da Silva Júlio (Duda) e Otaviano Marques de Amorim, e pela Assessora Parlamentar do Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior, Débora Ferreira de Souza.

O Vereador Francisco Frechiani, falando em nome do Poder Legislativo, detalhou o seguinte:

“Trata-se de uma iniciativa que facilita a vida do microempresário no que se refere a conseguir crédito bancário, o que não é fácil exatamente por falta de garantia. Agora com a SGC, fica fácil conseguir o financiamento, em função da garantia real oferecida. Patos de Minas foi privilegiada com essa iniciativa, graças ao esforço das nossas lideranças empresariais, até porque está provado que o melhor caminho hoje é o associativismo. Essa associação, ou Sociedade de Garantia de Crédito só foi possível porque houve um trabalho de cooperativismo, ou seja, as entidades se uniram em torno desse objetivo. Quando o pequeno sozinho não consegue, a união de vários, incluindo aí as entidades que trabalham pelo comércio e serviços, tudo se resolve. E foi o que aconteceu em nossa cidade”.

Frechiani completou seu pronunciamento, afirmando que a Câmara Municipal é parceira nesse esforço conjunto. “Nós possibilitamos incluir no orçamento um aporte financeiro de recursos públicos para garantia de crédito dos micro e pequenos empresários, porque acreditamos que isso vai significar mais geração de renda e empregos em Patos de Minas e região. Dessa forma, confiamos que a cidade e a região vão prosperar no aspecto econômico e social. Continuem contando com a Câmara Municipal.”

Conheça, a seguir, os dados dos primeiros beneficiados da Garantiparanaíba:

* Comercial de Peças SR e Silva Ltda - Me.

Nome Fantasia: Auto Elétrica e Borracharia Patão.

Gislene Gonçalves Pereira e Sebastião Maria da Silva.

Valor da operação no Sicoob Credicopa: R$40.000,00.

Valor da carta de garantia: R$32.000,00.

* Gilton Gomes de Oliveira - Me.

Nome Fantasia: Ferro Velho Patense.

Gilton Gomes de Oliveira.

Valor da operação no Sicoob Credicopa: R$90.000,00.

Valor da carta de garantia: R$72.000,00.

* Fábio dos Santos Silva Me.

Nome Fantasia: FH Transportes.

Valor da operação no Sicoob Credipatos: 40.000,00.

Valor da carta de garantia: 32.000,00.