Realizada a Assembleia de fundação da Associação das Câmaras Municipais do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

A intenção da Associação é unir esforços entre diversas Câmaras e, assim, fortalecer as Casas Legislativas da região na luta contra problemas e na realização de anseios em comum.

Representantes de diversas Câmaras Municipais da região e praticamente todos os vereadores do Legislativo patense estiveram presentes no Teatro Municipal “Leão de Formosa”, na tarde da última quinta-feira (07/05), para participarem da Assembleia de fundação da Associação das Câmaras Municipais do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. A iniciativa surgiu das mobilizações de vereadores das citadas regiões, com a finalidade de fortalecer o Poder Legislativo e, assim, ganhar forças na luta contra problemas e na busca da realização de anseios em comum.

A mesa de honra foi composta pelo Presidente do Legislativo patense, Vereador Francisco Carlos Frechiani, e pelos membros da Comissão Organizadora, vereadores José Lucilo da Silva Júlio (Duda), Edimê Erlinda de Lima Avelar e José Osmar de Castro (Câmara Municipal de Patos de Minas); Vereador Osvaldo dos Reis Teles (Câmara Municipal de Presidente Olegário); e Vereador Élcio Antônio Sobrinho (Élcio Zote - da Câmara Municipal de Varjão de Minas).

Após a leitura do teor do edital de convocação, publicado no dia 18 de abril, em jornal local, alguns vereadores fizeram uso da palavra tecendo considerações acerca da importância da fundação da Associação para a região, bem como manifestaram alguns questionamentos inerentes à proposta de estatuto, principalmente no que concerne ao período de mandato, à periodicidade da realização das reuniões da Associação e da apresentação dos relatórios, e à possibilidade de participação de ex-vereadores.

Na ocasião, o Vereador José Lucilo da Silva Júlio (Duda) lembrou a todos dos esforços dispensados pelos membros da Comissão de Fundação da Associação, com a realização de visitas a inúmeras Câmaras da região, na tentativa de mobilizar a adesão dos vereadores pela criação e participação na entidade representativa.

Durante a Assembleia, também foi discutida a possibilidade da união com a Associação das Câmaras Municipais do Alto Paranaíba (Acamap), fundada em 2009, porém, inativa há mais de 7 anos, ou da manutenção da ideia da fundação da nova Associação em pauta.

Como muitas das Câmaras Municipais presentes não haviam aprovado a resolução autorizativa para  participação na Assembleia, os parlamentares, em consenso, deliberaram pela realização de nova reunião no dia 11 (onze) de junho, bem como pela composição de uma comissão temporária para dar andamento nos trabalhos e representar os interesses do movimento, formada pelos seguintes vereadores: José Lucilo da Silva Júlio (Duda), de Patos de Minas; Belchior Alves de Araújo, de Vazante; Élcio Antônio Sobrinho, de Varjão de Minas; Osvaldo dos Reis Teles, de Presidente Olegário; e Sávio Leonardo dos Reis, de São Gonçalo do Abaeté.