Associação de Câmaras Municipais do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas sugere demandas para o Fórum Regional

Membros da Associação se reuniram e apontaram necessidades que serão apresentadas na segunda rodada do Fórum Regional do Território Noroeste, programado para acontecer em Paracatu.

Membros da Associação de Câmaras Municipais do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas estiveram reunidos na tarde de segunda-feira (31/08), no Plenarinho da Câmara Municipal de Patos de Minas, com o objetivo de discutirem e levantarem as principais necessidades dos municípios da região. As demandas identificadas serão apresentadas pela Associação na segunda rodada do Fórum Regional de Governo, programado para acontecer no dia 11 de setembro, em Paracatu.

Alguns integrantes da Associação, outras autoridades e cidadãos participaram do lançamento oficial do Fórum Regional do Território Noroeste, realizado na última quarta-feira (26/08), em Patos de Minas. O Estado de Minas Gerais foi dividido em 17 territórios, fazendo parte do território Noroeste 30 municípios. Os fóruns foram criados neste ano pelo Governador Fernando Pimentel com o objetivo de ouvir a população para a elaboração do planejamento de políticas públicas para o Estado.

A reunião da Associação das Câmaras contou com a participação dos Vereadores de Patos de Minas, José Lucilo da Silva Júlio – Duda (Presidente da Associação) e Edimê Erlinda de Lima Avelar (Diretora de Relações Públicas); dos representantes de Carmo do Paranaíba, Paulo Soares Moreira (membro titular do Conselho Fiscal) e Maira Bethânia Braz de Queiroz; e dos representantes de Varjão de Minas, Élcio Antônio Sobrinho – Élcio Zote (1º Secretário), Modesto Pereira Primo (2º Tesoureiro), José Luiz e José Humberto.

Na oportunidade, eles identificaram inúmeras demandas de acordo com o formulário de diagnóstico sugerido pelo Governo do Estado, que divide as necessidades em cinco eixos: desenvolvimento produtivo e inovação tecnológica; infraestrutura e logística; proteção social e saúde; segurança pública; e educação e cultura.

No que concerne à saúde, sugeriram, por exemplo, a efetivação do SAMU Regional na Região Noroeste e a viabilização de um novo Hospital Público e/ou ampliação do Hospital Regional, para suprir a defasagem de 300 vagas de leitos na rede pública.  Sobre a educação, entre várias outras ideias, propuseram viabilizar a implantação de escolas em tempo integral da creche até o ensino fundamental.

Com relação às estradas e vias, sugeriram melhorias, pavimentações, construções de trevos e terceiras faixas em diferentes trechos de rodovias e estradas vicinais da região. Já sobre segurança pública, preconizaram, entre outras necessidades, o aumento do efetivo da Polícia Militar e Civil, o incentivo a políticas preventivas, e a implantação do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Patos de Minas, já que o atendimento hoje é prestado a 33 municípios, alguns a 600 quilômetros de distância.

Voltado ao meio ambiente, foram sugeridas várias políticas de proteção; a criação em Patos de Minas de uma Regional da Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram); o apoio total do Governo do Estado ao projeto regional de instalação da Superfrango em Carmo do Paraíba, empresa que tem a sua matriz em Itaberaí, Goiás; e a efetivação do Programa de recuperação de nascentes – Pronascentes – em toda a região.

Os membros da Associação de Câmaras farão a entrega do documento formal com todas as demandas detalhadamente explicadas durante o Fórum Regional em Paracatu, ocasião onde serão eleitos os integrantes da comissão que irá discutir e selecionar as prioridades do Território Noroeste para integrar o Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG), a ser encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais para aprovação, e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

A Diretoria Executiva da Associação de Câmaras Municipais do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas vem se reunindo constantemente desde a sua fundação, em 11 de junho, discutindo problemas em comum e buscando soluções efetivas. Inclusive, um dos seus primeiros atos foi a elaboração e o encaminhamento de uma pauta de reivindicações regionais ao Governo do Estado, que ficou de agendar uma data para a discussão presencial dos pontos levantados. Além disso, a Associação também vem movendo esforços para a filiação de outras Câmaras de municípios vizinhos, para o fortalecimento do grupo e solidificação dos trabalhos.