Profissionais de Educação e Vereadores discutem o cumprimento do Plano Municipal Decenal de Educação

de Patos de Minas

 

De acordo com os participantes da reunião, é indispensável o acompanhamento das metas estabelecidas.

 

A reunião, realizada na manhã dessa quarta-feira (30), no plenarinho da Câmara Municipal de Patos de Minas, contou com a participação de educadores, supervisores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dos Vereadores integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (CECTEL) – Edimê Erlinda de Lima Avelar (Presidente), Braz Paulo de Oliveira Júnior e João Batista Gonçalves (Cabo Batista). Participaram, ainda, o Vereador Francisco Carlos Frechiani, bem como servidores da Procuradoria Jurídica e da Diretoria Adjunta Legislativa da Câmara Municipal.

O Secretário Municipal de Educação, Frederico Machado Alves, considerou boa a reunião no sentido de que as metas propostas pelo Plano Decenal precisam ser cumpridas até o ano de 2024. Segundo ele, algumas já foram executadas outras estão sendo encaminhadas.

Para Kelly Brasil, da Semed, a reunião foi produtiva, pois existe sintonia entre a Secretaria Municipal de Educação e a Comissão de Educação da Câmara Municipal quanto aos ajustes necessários para o cumprimento do plano.

A Vereadora Edimê Avelar lembrou que o Plano Municipal de Educaçao em vigor foi bastante discutido e bem elaborado, mas que não é estático, na medida em que os ajustes se tornam necessários com o passar do tempo. A Presidente da CECTEL fez referência a um decreto do Executivo que teria modificado itens importantes do documento, e enfatizou a necessidade de realização de outras reuniões de acompanhamento.

Na opinião do Vereador João Batista Gonçalves (Cabo Batista), um plano feito para durar 10 anos precisa necessariamente de avaliações periódicas para se evitar problemas futuros e isso foi analisado na reunião.

Braz Paulo de Oliveira Júnior, que também é educador, observou que é preciso ser pragmático. Ele propõe que novas discussões, objetivando mudanças, sejam feitas com os integrantes da próxima Administração Municipal, principalmente com os que estarão à frente da Secretaria Municipal de Educação.

O Vereador Francisco Carlos Frechiani opinou sobre diversas questões atinentes ao Plano Municipal Decenal de Educação. Um dos pontos avaliados por ele diz respeito à formação continuada que estaria sendo descumprida pelo decreto do Poder Executivo, segundo informou a educadora Márcia Amâncio. Frechiani ressaltou que é preciso atenção no sentido de ajustar as metas estabelecidas. “São questões relacionadas a atos jurídicos, e erros podem ser corrigidos. É natural que existam metas atingidas e outras que deverão ser revistas. Por isso, é preciso buscar o aperfeiçoamento”, finalizou.

A educadora Márcia Helena Amâncio, que fez diversas colocações durante a reunião, ao fazer a avaliação, se mostrou satisfeita com a discussão. “Na verdade, eu queria fomentar o debate sobre uma avaliação contínua, afim de que o plano seja aperfeiçoado ao longo do tempo. Conheço o prefeito eleito e acredito que ele vai se preocupar com a educação no Município. Poderemos conquistar metas muito mais com boa gestão do que com investimento financeiro”, concluiu.

Ao final, decidiu-se que o atual Chefe do Executivo será informado do resultado da reunião por se tratar de assunto de interesse do Município de Patos de Minas.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto cectel edu...
foto cectel educadores 01 foto cectel educadores 01
foto cectel edu...
foto cectel educadores 02 foto cectel educadores 02
foto cectel edu...
foto cectel educadores 03 foto cectel educadores 03
foto cectel edu...
foto cectel educadores 04 foto cectel educadores 04
foto cectel edu...
foto cectel educadores 05 foto cectel educadores 05
foto cectel edu...
foto cectel educadores 06 foto cectel educadores 06

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa