Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Moradores de Major Porto e região contribuem com a revisão do Plano Diretor

As comunidades apresentaram o que há de bom, o que há de ruim e como melhorar os problemas locais.

Comunidade participativa e interessada foi um dos destaques da Audiência Pública realizada na tarde desta sexta-feira (20/07), na sala de reuniões da Igreja do Distrito de Major Porto.

Representantes dos poderes Executivo e Legislativo Municipais e da Emater estiveram reunidos com as comunidades de Major Porto, Batatas, Palmital, Horizonte Alegre, Lageado, Chapadão dos Tavares e Serra da Quina, com o objetivo de ouvir os problemas locais e colher subsídios para a revisão do Plano Diretor.

Todas as informações coletadas nas audiências serão compiladas para posterior elaboração de um projeto de lei final, que será discutido e votado na Câmara, tornando-se uma Lei com vigência de 10 anos.

Na ocasião, a Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo - Dalva Mota cumprimentou a todos em nome da Câmara Municipal, momento em que explicou sobre o Plano Diretor e falou da importância da participação da população nesse processo. O Vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista também esteve presente.

Sobre o que há de bom, os moradores citaram a produção de leite e queijo, o asfaltamento de Major Porto a Patos, o atendimento das agentes de saúde, a comunidade unida, entre outros pontos positivos.

Com relação ao que há de ruim, foram destacados problemas como: chiqueiro em áreas urbanas, falta de segurança pública, falta de espaço no cemitério, falta de manutenção das estradas rurais, péssimo sistema de internet e telefonia, poluição do córrego, grande número de nascentes desprotegidas, esgoto sem tratamento e sem infraestrutura, falta de capacitação de operadores de máquinas agrícolas, número reduzido de médicos e dentistas, falta de bolsões próximo às estradas, entre outros.

Como melhorar? Os moradores sugeriram inúmeras maneiras de resolução dos problemas elencados, solicitando, sobretudo, maior presença do poder público, principalmente do Prefeito, no meio rural, e maior valorização das comunidades rurais.

Próximas Audiências Públicas:

23/07 – Região Leste – 19 às 22 horas, no Sesi Patos de Minas, abrangendo os bairros Afonso Queiroz, Antônio Caixeta, Belvedere, Boa vista, Cidade Jardim, Eldorado, Jardim Panorâmico, Jardim Recanto, Morada da Serra e Sebastião Amorim.

25/07 – Setor Rural – 13 horas, no Centro Comunitário de Alagoas, abrangendo as comunidades de Alagoas, Restinga, Curraleiro, Córrego Rico e Barreirinho.

foto 1 foto 1
foto 2 foto 2