Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Convênio envolvendo o SAMU é tema de discussão na Câmara Municipal

Reunião propôs esclarecer dúvidas sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a população de Patos de Minas.

Importante reunião foi realizada no último dia 11 de dezembro, às 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal, para tratar do Convênio de Cooperação entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas (4005/2014).

A iniciativa partiu do Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior, que convidou representantes de diversos setores, com o objetivo de discutir e sanar dúvidas sobre o funcionamento do Centro Integrado de Controle e Comando do SAMU, ou seja, como funcionará efetivamente o serviço de atendimento à população a partir do cumprimento do convênio.

Na ocasião estiveram presentes, além do Vereador Braz Paulo, os vereadores Chico Frechiani, Edimê Avelar, José Osmar (Guiguim), David Balla, Valdir Reis, Cabo Batista, José Lucilo (Duda) e Tonhão da Copasa.

Compareceram, ainda, o Procurador Geral do Município, Damião Borges da Silveira; o Secretário Municipal de Administração, Pérsio Ferreira de Barros; o Comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiro, Coronel Felipe José Aidar Martins; o Comandante da 2ª Companhia de Bombeiro Militar de Patos de Minas, Capitão Artur Fábio Ferreira, entre outras autoridades.

A reunião contou também com a participação de trabalhadores do SAMU, que questionaram o não aproveitamento dos motoristas nas ambulâncias, já que esses veículos passarão a ser conduzidos pelos bombeiros.

Tanto os vereadores quanto os trabalhadores do SAMU indagaram sobre alguns pontos do convênio e pediram esclarecimentos aos representantes da Administração Municipal e do Corpo de Bombeiros. De acordo com o Secretário de Administração, Pérsio Barros, e o Comandante dos Bombeiros, Coronel Felipe Martins, o convênio vai facilitar o serviço de atendimento de urgência mesmo com a demanda cada vez maior.

Para o Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior, o objetivo foi alcançado. Ele informou que boa parte da população não conhecia detalhes do convênio com maior profundidade. “Na verdade, como o convênio já foi assinado, não é possível modificar suas cláusulas, mas cabe a nós, vereadores, procurar meios de informar convenientemente as pessoas sobre esse serviço de grande utilidade pública”, concluiu.