Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

AMISVIC promove Curso de Salvamento na Câmara Municipal

Seguindo o propósito de apoiar iniciativas que visem o bem da coletividade, a Câmara Municipal de Patos de Minas cedeu o Plenário José Caixeta Frazão para a realização das aulas teóricas do Curso de Salvamento em caso de Afogamento e Primeiros Socorros, nesse dia 3 de março (terça-feira), a partir das 8 horas.

A iniciativa é da Associação Mineira de Salva Vidas Civis (Amisvic), com execução da 2ª Cia de Bombeiros Militar de Patos de Minas e apoio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e Sest/Senat.

De acordo com informações do Sargento Dias, do Corpo de Bombeiros, foram selecionados para esse curso 25 participantes que, além das aulas teóricas, recebem treinamento prático de resgate de afogamento, prevenção, primeiro atendimento e outras orientações.

As aulas de salvamento de vítimas de afogamento são ministradas na piscina do Sest/Senat e em uma represa próxima à cidade.

O Sargento Dias lembra que todas as ações desenvolvidas pela Amisvic, cuja sede é Patos de Minas desde a sua criação em 2013, são regidas por lei municipal. É, inclusive, reconhecida como de utilidade pública em nível municipal, por meio da Lei nº 6.882/2014, originada do Projeto de Lei Ordinária do Legislativo nº 3887/2014, de autoria do Vereador Lindomar Francisco Tavares.

A Lei 6.882/2014 e a justificativa apresentada no respectivo projeto de lei seguem abaixo:

LEI Nº 6.882, DE 3 DE ABRIL DE 2014.

Declara de Utilidade Pública a Associação Mineira de Salva Vidas Civis – AMISVIC.

O Povo do Município de Patos de Minas, Estado de Minas Gerais, por seus representantes, aprovou, e, eu em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica declarada e reconhecida como Utilidade Pública a Associação Mineira de Salva Vidas Civis– AMISVIC.

Art. 2º  Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Patos de Minas, 3 de abril de 2014, 126º ano da República e 146º ano do Município.

Pedro Lucas Rodrigues

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI 3887/2014

A Associação Mineira de Salva Vidas Civis - AMISVIC foi fundada em 11 de maço de 2013, partindo da ideia de um grupo de profissionais que trabalham na atividade de prevenção há vários anos, buscando melhorias para a classe, bem como ampliando e levando a prevenção a toda à sociedade.

A AMISVIC,  com sede e foro na cidade de Patos de Minas é uma associação de direito privado,  constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender  a todos que a ela se dirigir, independente de classe social, nacionalidade,  sexo, raça, cor ou crença religiosa.

Tem por finalidade valorizar a classe de salva-vidas atuantes no estado de Minas Gerais, lutar pela aprovação de leis em âmbito federal, estadual e municipal que regulamentem a profissão dos salva-vidas e exijam a presença desses profissionais nos clubes, pousadas, balneários e entidades que tenham piscina(s) para uso coletivo bem como, em competições e eventos próximos a piscina(s).

Busca também, selecionar profissionais de boa índole, para prestar serviços preventivos nos locais que assim o exigirem, credenciá-los para atuar na área e mantê-los atualizados conforme exigência legal.

Além disso, a AMISVIC fornece a população em geral palestras e treinamentos sobre primeiros socorros e prevenção a incêndio, assim como oferta gratuitamente serviços de salva-vidas para as escolas do município em datas especiais.