Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Manifesto pela criação da Supram em Patos de Minas

A instalação da Supram/Alto Paranaíba facilitaria o atendimento e agilizaria a resolução dos problemas ambientais, contribuindo com novos investimentos na área ambiental.

O Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro, recebeu em seu gabinete, no dia 29 de junho, a visita dos servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Irineu Vieira Caixeta, Frederico Fonseca Moreira e Bryan Robson Eliazar Sousa.

O motivo da visita foi informar aos Vereadores sobre um manifesto que envolve empreendedores, sindicatos, órgãos ambientais, lideranças da cidade e região, pela criação de uma superintendência regional de regularização ambiental, cuja sede seria em Patos de Minas.

Os servidores, em nome dos demais, informaram que a iniciativa teve origem nos últimos acontecimentos registrados pela mídia, como as filas noturnas para atendimento na Superintendência de Regularização Ambiental do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, órgão ambiental subordinado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), e a deflagração de uma greve dos servidores do sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), que agrega órgãos ambientais como a própria Semad, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), que levou levou à paralisação da análise de processos autorizativos da esfera ambiental em toda a região.

Para eles, é gritante a necessidade de oferecimento por parte do Estado de Minas, por meio de seus órgãos ambientais responsáveis, de serviços de melhor qualidade aos mineiros, especialmente na região do Alto Paranaíba.

Durante a exposição da situação ao Vereador-Presidente, Bartolomeu Ferreira Ribeiro, os servidores do IEF apresentaram não só os problemas, mas também a sugestão para resolvê-los: a criação de uma Superintendência Regional de Meio Ambiente do Alto Paranaíba (Supram/AP), na cidade de Patos de Minas.

O manifesto apresenta números indicativos de que a demanda se mantém, ao longo dos anos, com 60% originada na área de atuação do IEF/Regional Triângulo e 40% na área do IEF/Regional Alto Paranaíba. Com sede em Uberlândia, a atual Supram/TMAP exige, pela sua vasta extensão, grandes deslocamentos, tanto por parte dos empreendedores como dos técnicos em suas atividades de campo, o que gera atrasos nos atendimentos.

Quanto à estrutura física para implantação da nova Supram/AP, os manifestantes sugerem a utilização da atual área física onde se encontra o IEF Regional Alto Paranaíba, já de posse do Governo do Estado, além de uma possível contrapartida da Prefeitura Municipal.

Os servidores informaram ainda que o pedido foi encaminhado ao Governador do Estado, Fernando Pimentel, e ao Vice-Governador, Antônio Andrade. Agora, aguardam o empenho de todos, inclusive do Legislativo Patense, no sentido de contribuir para resolver esse grave entrave que atinge a economia regional.

O Presidente da Câmara Municipal manifestou-se solidário à reivindicação e garantiu apoiar a iniciativa naquilo que for possível.