Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Legislativo Municipal homenageia estudantes com o Diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira”

A sessão especial foi realizada no dia 13 de dezembro, às 19h30, no Teatro Municipal “Leão de Formosa”, e reuniu um grande público, entre Vereadores, assessores parlamentares, servidores do Legislativo, agraciados, familiares dos homenageados, autoridades e imprensa.

 

Outorgado por meio de Decreto Legislativo, o Diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” foi criado pela Resolução nº 284, de 14 de abril de 2014, originada de projeto de autoria dos Vereadores João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Edimê Erlinda de Lima Avelar, sendo concedido anualmente em reunião especial, na primeira quinzena de dezembro, com a finalidade de homenagear os alunos de escolas públicas e particulares, nos níveis fundamental, médio e superior, pelo bom desempenho escolar anual e pelo envolvimento em atividades culturais, esportivas, sociais e políticas.

A solenidade foi iniciada com a composição da mesa central, que contou com os Vereadores membros da Mesa Diretora: o Presidente Bartolomeu Ferreira Ribeiro, o 1º Vice-Presidente David Antônio Sanches (David Balla) e a 1ª Secretária Edimê Erlinda de Lima Avelar. Também foi convidada a ocupar a mesa de autoridades a Rainha Nacional do Milho 2016, Camila Rosa Silva. 

As mesas laterais foram ocupadas pelos Vereadores Braz Paulo de Oliveira Júnior, Francisco Carlos Frechiani, João Batista Gonçalves (Cabo Batista), José Carlos da Silva (Carlito), João Bosco de Castro Borges (Bosquinho), José Lucilo da Silva Júlio (Duda), José Osmar de Castro (Guiguim), Lásaro Borges de Oliveira, Marcos Antônio Rodrigues - Marquim das Bananas e Otaviano Marques de Amorim. Os Vereadores Antônio Ferreira da Rocha - Tonhão da Copasa, Itamar André dos Santos, Valdir Reis de Jesus e Vicente de Paula Sousa, justificaram suas ausências.

Os agraciados da noite foram recepcionados pela Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar. Logo após, o Presidente da Câmara, Bartolomeu Ferreira Ribeiro, declarou oficialmente abertos os trabalhos, e anunciou a entoação do Hino Nacional e do Hino a Patos de Minas. Em seguida, foi registrada a presença da Coordenadora do Sind-ute Patos de Minas, Sheila Maria Lucas, e da Princesa Nacional do Milho 2016, Mariana de Araújo Ferreira.

Ao saudar os presentes, o Presidente Bartolomeu Ferreira Ribeiro proferiu os seguintes dizeres: “A homenagem de Mérito Estudantil, outorgada nesta noite, tem a importante missão de valorizar os nossos jovens estudantes que têm feito a diferença em nosso Município, bem como de incentivá-los para a busca permanente do aprendizado. Temos como exemplo e espelho o eterno Professor Renê de Deus Vieira, pessoa competente, que dedicou grande parte de sua vida à educação e, merecidamente, dá nome a esta homenagem. Também são exemplo e espelho os estudantes agraciados nesta noite, jovens que se destacam pelo bom desempenho escolar e pelo envolvimento em diferentes atividades. Tanto o nosso Professor Renê, quanto os homenageados, têm em comum a valorização da educação. Por tudo isso, parabenizo os agraciados de hoje, deixando uma mensagem de ânimo e de otimismo para continuarem na busca constante do conhecimento e dos seus ideais”.

Na sequência, deu-se a entrega dos diplomas pelos autores da indicação, acompanhada da leitura do histórico de cada agraciado, pelo Secretário David Sanches.

Encerrada a entrega dos diplomas, passou-se a palavra ao estudante Matheus Ferreira Borges, que falou em nome dos homenageados. Ao iniciar, Matheus cumprimentou a todos, ressaltando, em seguida, a importância da honraria dizendo que o Diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” é, sem dúvida, “um grande presente aos estudantes”, tendo em vista que se trata da “oportunidade de serem reconhecidos pelos próprios feitos”.

O homenageado retomou a fala do Vereador João Batista Gonçalves - Cabo Batista em seu pronunciamento do ano de 2015: "Este é, pois, o momento de prestigiar os bons alunos e, assim, estimular os demais". Logo após, falou da importância do apoio da família, amigos e mestres educadores para que os agraciados pudessem estar em destaque na solenidade, como também fez referência ao paraninfo Professor Renê Renê de Deus Vieira, ressaltando ter sido ele “uma grande pessoa, que sempre lutou pelo magistério”.

Prosseguindo, o estudante fez referência à trajetória e feitos de cada um dos homenageados da noite, salientando ser aquele dia 13 de dezembro de 2016 uma data que jamais será esquecida de suas memórias; e, em nome de todos os agraciados, agradeceu aos Vereadores pela indicação e pelo reconhecimento dos seus esforços, fazendo um agradecimento especial a Deus, ao Vereador João Batista Gonçalves por tê-lo indicado à homenagem, às escolas em que estudou - Escola Municipal Professor Aristides Memória e Escola Estadual Dona Guiomar de Melo, e aos seus patrocinadores.

Ao concluir sua fala, Matheus Ferreira Borges ressaltou, mais uma vez, a importância da instrução, proferindo a seguinte frase: “A educação não muda o mundo, mas muda as pessoas, e são essas pessoas que mudarão o mundo”.

Concluindo a fase de pronunciamentos, falou como orador oficial da Câmara Municipal o Vereador João Bosco de Castro Borges - Bosquinho. Inicialmente, o Parlamentar agradeceu ao Presidente, Vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro, por ter sido escolhido para falar em nome desta Casa Legislativa, e teceu cumprimentos ao estudante Matheus Ferreira Borges por sua fala.

Na sequência, Bosquinho, ressaltando a importância do paraninfo da homenagem, saudoso Professor Renê de Deus Vieira, para a educação de Patos de Minas, relatou passagens da vida do Mestre, e, em seguida, citou alguns trechos de letras de músicas referentes à juventude estudantil e ao contexto atual.

Logo após, o Vereador fez referência à aprovação, naquela data, da PEC 55, nos seguintes termos: “Hoje é um dos momentos mais tristes do Brasil, por ter sido aprovada nesta data a PEC 55, que destrói o estado de bem-estar social brasileiro. Vamos ter um problema seríssimo nos próximos anos para investimento em educação e saúde. Um estudo do economista João Sicsú conclui que se essa PEC existisse de 2006 para cá, ou seja, há dez anos, o investimento da União em educação, ao invés de 103 bilhões, teria sido 31 bilhões apenas. Na Europa, o estado de bem-estar social foi formado depois da segunda guerra mundial, aqui não, esse estado veio com a Constituição de 88, a Constituição Cidadã, que determinou que 18% do orçamento da União tem que ser investido em educação. Nós temos hoje uma ditadura do Capital Financeiro. O que essa PEC quer na verdade? Eles querem garantir um espaço no orçamento primeiro para pagamento de juros ao sistema financeiro e aos rentistas que, no ano passado, foram 500 bilhões, 8,5/% do PIB”.

Por fim, João Bosco falou sobre a origem do nome de cada um dos estudantes homenageados, concluindo com o significado do seu próprio nome (João Bosco) e ressaltando que, de um modo geral, cada um dos significados abarca a ideia de que todos são filhos de Deus, e concluiu seu pronunciamento dizendo se sentir muito orgulhoso de ter participado desta solenidade, na medida em que “os estudantes homenageados enriquecem a esperança de que o nosso País tem jeito”.

A cerimônia foi encerrada pelo Presidente Bartolomeu Ferreira Ribeiro, que agradeceu a todos pela presença, em especial aos agraciados, aos familiares dos homenageados, às autoridades, aos servidores, aos assessores e à imprensa.

Veja, na sequência, a relação dos estudantes homenageados:

1.    Amadeu Carneiro de Azevêdo Júnior

2.    Geovana de Fátima Sousa Gonçalves

3.    Grupo Estudantil Ocupa Mais de Patos de Minas, representado por:

- Ângela Aparecida Carvalho Gomes e Silva

-  Izadora Lúcia Teixeira

-  João Henrique Ramos de Castro

-  Raphael Pereira Silva

-  Renan Sousa Duarte

4.    Gustavo Henrique Gonçalves Scarponi, representado por sua mãe Luciana Gonçalves dos Anjos.

5.    Hugo Campos Lima Silva 

6.    Isabella Fonseca Rodrigues 

7.    João Otávio de Oliveira Coêlho 

8.    João Victor Araújo Sousa 

9.    Larissa Costa Caetano 

10.  Luís Fellipe Borges Braga 

11.  Matheus Ferreira Borges 

12.  Victor Augusto Rocha Magalhães 

13.  Victor Lucas Oliveira Garcia Vinícius Nunes Soares

14.   Vinícius Nunes Soares

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto mrito estu...
foto mrito estudantil 01 foto mrito estudantil 01
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 02 foto mrito estudantil 02
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 03 foto mrito estudantil 03
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 04 foto mrito estudantil 04
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 05 foto mrito estudantil 05
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 06 foto mrito estudantil 06
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 07 foto mrito estudantil 07
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 08 foto mrito estudantil 08
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 09 foto mrito estudantil 09
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 10 foto mrito estudantil 10
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 11 foto mrito estudantil 11
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 12 foto mrito estudantil 12
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 13 foto mrito estudantil 13
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 14 foto mrito estudantil 14
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 15 foto mrito estudantil 15
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 16 foto mrito estudantil 16
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 17 foto mrito estudantil 17
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 18 foto mrito estudantil 18
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 19 foto mrito estudantil 19
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 20 foto mrito estudantil 20
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 21 foto mrito estudantil 21
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 22 foto mrito estudantil 22
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 23 foto mrito estudantil 23
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 24 foto mrito estudantil 24
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 25 foto mrito estudantil 25
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 26 foto mrito estudantil 26
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 27 foto mrito estudantil 27
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 28 foto mrito estudantil 28
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 29 foto mrito estudantil 29
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 30 foto mrito estudantil 30
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 31 foto mrito estudantil 31
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 32 foto mrito estudantil 32
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 33 foto mrito estudantil 33
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 34 foto mrito estudantil 34
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 35 foto mrito estudantil 35
foto mrito estu...
foto mrito estudantil 36 foto mrito estudantil 36

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa