Escola do Legislativo abre Exposição “Distritos de Patos de Minas: amarrando tijolos com palavras”

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas abriu, na noite da última sexta-feira (23), a Exposição “Distritos de Patos de Minas: amarrando tijolos com palavras”. A Exposição tem, como objetivo, valorizar, por meio de imagens e de palavras, os Distritos do Município.

Por meio de imagens das edificações, “amarradas” com textos literários de autores de nossa região, foi possível depreender um pouco mais sobre a história do povo do Município. A solenidade aconteceu no Plenário da Câmara e contou com a participação de vereadores, assessores e servidores da Casa, estudantes, historiadores, escritores, autoridades e imprensa local.

O evento foi marcado por momentos de muita arte, cultura e conhecimento. Como recordar é viver, o trio de artistas patenses, formado por Edson Dias e Geraldo Silva (violão e voz), e pelo Vereador Carlito (sanfona), rememorou grandes clássicos da música sertaneja. Em seguida, deu-se a composição da Mesa, formada pela Vereadora-Presidente Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota –, pela Diretora e pelo Coordenador da Escola do Legislativo, Professores Adenísia de Leles Sousa e Geovane Fernandes Caixeta, e pelo Professor e Mestre Roberto Carlos dos Santos, conferencista convidado.

A Presidente da Câmara, Dalva Mota, deu as boas-vindas aos presentes, externou a sua satisfação em recebê-los na Casa Legislativa e emitiu a sua opinião sobre a necessidade e a importância das políticas públicas para os Distritos. Na sequência, o Coordenador da Escola, Professor Geovane Caixeta, fez uso da palavra, ressaltando a importância dos homens do nosso sertão e dos escritores que retrataram em suas obras um pouco da cultura desse povo. De acordo com Geovane, “em todos os textos da Exposição, os escritores falam do tempo, que é, simultaneamente, falar da memória”. Para Geovane, “amarrar tijolos com palavras é um meio de mostrar que podemos recorrer a várias linguagens para que possamos, quase, prender o tempo. A escrita e as fotos aguçam os sentidos e assim tentamos alcançar o passado com os pés enraizados no presente para a colheita do futuro”.

Em seguida, o Professor Roberto Carlos dos Santos proferiu a palestra “Em busca das memórias perdidas: alinhavando as histórias de Patos de Minas”. Roberto Carlos mostrou fotografias e paisagens históricas de Patos de Minas, explicando, com propriedade, as memórias de cada um dos lugares e pessoas representados. Falou também sobre os marcos políticos da história municipal e sobre o valor das lembranças e das memórias na vida das pessoas. O Professor Roberto Carlos finalizou a sua palestra com uma interessante citação, de autoria do Neurocientista Iván Izquierdo: “Cada um de nós é quem é porque tem suas próprias memórias. Nada somos além daquilo que recordamos”.

A Diretora da Escola do Legislativo, Adenísia de Leles Souza, também cumprimentou os presentes e manifestou a intenção da Escola em preservar a história dos Distritos, “porque neles viveram homens de labuta, porque deles vieram homens que sedimentaram a nossa vida política de hoje”, afirma ela.  Para Adenísia, “é no homem da roça que se solidificam a construção e as ideias”.

O Assessor de Comunicação da Câmara, José Afonso da Silva, fez as considerações finais, agradecendo a presença de todos e ressaltando que esta exposição representa “a velha e ancestral prática de lançar sementes na terra, com a confiança de que algumas delas possam germinar e frutificar, prontas para a colheita”.

Projeto Maior

A Escola do Legislativo de Patos de Minas tem a intenção de que a Exposição seja o início de um projeto maior, pois acredita que, por meio das diversas manifestações artísticas, torna-se possível construir a cidadania, tal qual se faz uma parede de tijolos.

Os banners inerentes à Exposição ficarão expostos na Sede Administrativa da Câmara, nos próximos dias, para a visita de todos que queiram encantar-se com a cultura do homem da roça e seus feitos, “amarrados” com brilhantes textos de escritores inspirados no cotidiano do sertão. Além disso, a Exposição será itinerante. As Escolas, Distritos ou Instituições poderão utilizar-se dos banners em seus propósitos educacionais e sociais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas