Escola do Legislativo de Patos de Minas lança Cartilha de Direitos Humanos e Combate ao Racismo Institucional

Anexos:
ArquivoTamanho do Arquivo
Fazer download deste arquivo (Cartilha Direitos Humanos e a Luta Contra o Racismo.pdf)Cartilha Direitos Humanos e a Luta Contra o Racismo.pdf7295 kB

A cartilha digital norteia questões de conscientização e de combate ao racismo nas organizações públicas e privadas.

Com o objetivo de encerrar o mês de celebração da Consciência Negra e de impulsionar a instituição de políticas sobre o assunto, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas lança hoje, segunda-feira (29/11), a cartilha digital “Direitos Humanos e o Combate ao Racismo”, cujo conteúdo destaca a importância de falar sobre o racismo institucional.

Desenvolvida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, em parceria com a Defensoria Pública e o Centro de Liderança Pública – CLP, a cartilha contém 22 páginas e é dividida em cinco seções, que norteiam os subtemas: “O conceito de raça e cor”; “A origem do racismo”; “Expressões populares que refletem o racismo”; “Racismo Institucional”; e “Atitudes para combater o racismo institucional no setor público”.

Para o coordenador da Escola do Legislativo, Guilherme Moura Teixeira, o material vem somar às diversas atividades que estão sendo desenvolvidas pela Escola, a qual, desde a sua criação em 2009, promove debates e incentiva a conscientização e a promoção de políticas públicas sobre diferentes temas sociais, culturais, políticos, entre outros.

Nesse sentido, a cartilha digital “Direitos Humanos e o Combate ao Racismo” tem como objetivo erradicar quaisquer formas de discriminação e preconceito, fomentando um ambiente igualitário para todos. “As instituições públicas precisam se atentar às questões sociais, aproximando a população do debate construtivo, para que políticas públicas eficazes possam ser criadas e colocadas em prática”, reforça Guilherme Moura, que também chama a atenção sobre a importância das instituições privadas promoverem a conscientização no ambiente organizacional.

No dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Câmara Municipal de Patos de Minas destacou, em seu perfil nas redes sociais, que o conhecimento e a empatia geram consciência. Além disso, reforçou a importância de toda a população combater diariamente o racismo, o preconceito e à desigualdade, por meio de posicionamentos embasados, debates construtivos e ações efetivas em prol de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.

A cartilha está disponível gratuitamente no site institucional camarapatos.mg.gov.br, na aba Escola do Legislativo.