Comandante do 15º BPM apresenta aos vereadores a prestação de contas da Segurança Pública de Patos de Minas de 2021

  1. Durante audiência pública da Câmara Municipal, o tenente-coronel Luciano Aurélio Quirino prestou contas dos trabalhos desenvolvidos pela PM no Município, com dados da criminalidade e informações sobre os projetos desenvolvidos pelo órgão.

 

A Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu audiência pública na tarde dessa quinta-feira (9/12), ocasião em que o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luciano Aurélio Quirino, apresentou a prestação de contas da segurança pública de Patos de Minas referente a 2021.

 

Conforme o comandante, a intenção é apresentar os bons resultados da região, para que os representantes do povo e a população tomem conhecimento da segurança pública no Município. “Segurança pública depende da participação de todos, e não só do Estado”, reforçou o Ten.Cel Luciano.

 

Participaram da audiência pública o presidente da Casa Legislativa, vereador Ezequiel Macedo Galvão, e os vereadores Gladston Gabriel, Cabo Batista,José Luiz, Professor Delei, Carlito, Nivaldo Tavares, José Eustáquio e Mauri da JL.

 

Na oportunidade, o comandante do 15º BPM explicou que a unidade foi criada em 4 de março de 1975 e está sediada em Patos de Minas. De acordo com dados do IGBE, a área de atuação possui extensão territorial de 19.643,064 Km² e atende uma população de 317.237 habitantes. Além disso, ele apontou que a área de responsabilidade do 15º BPM é composta por 13 municípios, quais sejam: Patos de Minas, Presidente Olegário, São Gotardo, Carmo do Paranaíba, Arapuá, Tiros, Lagoa Formosa, Rio Paranaíba, Lagamar, Matutina, Lagoa Grande, Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté.

 

Conforme explicou o comandante, a missão da Polícia Militar - PM é promover a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, valorizando as pessoas, contribuindo para a garantia de um ambiente seguro para se viver, trabalhar e empreender em Minas Gerais. Segundo ele, “Minas Gerais é o Estado mais seguro do país em 2021, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)”. E complementou: “Minas Gerais passou de 7º lugar em 2016 para 3º lugar em 2019 e para 1º lugar em 2021 no ranqueamento nacional”.

 

O Ten.Cel esclareceu que a PM trabalha com números e com a análise criminal do fato, que permite saber as circunstâncias do crime. Para tanto, o comandante apresentou alguns números criminais da região, que são calculados de forma proporcional à quantidade de habitantes do Município. Segundo o comandante, houve um crescimento no número de furtos em 2021, crime que ele caracteriza como de difícil prevenção e de grande reincidência. “Temos casos de pessoas presas 15 vezes neste ano. Mas continuamos com resiliência, sem desistir, trabalhando com estratégias traçadas de acordo com cada perfil criminal”, reforçou Ten.Cel Luciano.

 

Dados apresentados

 

Conforme o comandante, foram registrados 2124 furtos em 2020, ao passo que, em 2021, foram registrados 2487 furtos, um aumento de 17% neste ano. Entretanto, o comandante esclareceu que 2020 foi um ano atípico em decorrência da pandemia, momento que gerou pouca incidência de pessoas nos centros urbanos e, assim, uma diminuição criminal. De toda forma, o comandante destacou que os números criminais de 2021 são bem menores se comparados a 2019, um ano típico. “Mas não vamos nos ater a números baixos, mas sim em perseguir sempre a redução criminal”, pontuou.

 

De acordo com o Comandante, dos 2280 furtos registrados de janeiro a novembro de 2021 em Patos de Minas, cerca de 16% resultaram em prisão em flagrante de um ou mais autores, totalizando 451 pessoas presas por esse delito.

 

Ainda conforme o comandante, no ranking das cidades mineiras com maior taxa de furtos em 2021, Patos de Minas está na 9ª posição, com uma população de 154.641 habitantes e a taxa de furtos de 1.608,2. Nesse ranking, o Município de Chácara ocupa a 1ª posição de maior taxa de furtos em 2021, com uma população de 3.216 habitantes e a taxa de furtos de 2.225,2. “Estamos bem aquém, pela quantidade dos municípios de Minas Gerais”, destacou Ten.Cel Luciano.

 

O comandante apresentou, ainda, a série histórica de furtos registrados em Patos de Minas. “Em 2019, a curva de 2019 está bem alta, e, com o passar dos anos, é possível verificar a redução criminal. Apesar de 2020 ter tido uma redução criminal por ocasião da pandemia, com grande parte da população em suas casas, com a retomada da economia e do comércio e das pessoas transitando, houve um crescimento no crime de furtos, mas, se comparado a 2019, estamos em decréscimo”, esclareceu o Ten.Cel.

Outro fator destacado pelo comandante foi o fato de a Polícia Militar possuir o maior efetivo da história nos anos de 2015, 2016 e 2017, e, em contrapartida, terem sido os anos em que houve os maiores índices criminais no Estado. “Aí observamos que não quer dizer que maior efetivo esteja diretamente ligado à redução criminal. Hoje o que busco para minha unidade é muito mais recurso tecnológico do que efetivo”, ressalvou o comandante.

Com relação aos crimes violentos, como, por exemplo, estupro (consumado ou tentado), extorsão, extorsão mediante sequestro, homicídios, roubos, sequestros e cárcere privado, a PM registrou em 2020 191 crimes violentos em Patos de Minas, e 227em 2021, um aumento de 19%. “Mas os números atuais são menores do que 2018 e 2019; e 2020 tivemos o fator da reclusão das pessoas em suas residências por ocasião da pandemia, que deve ser levado em consideração”, sinalizou o Ten. Cel.

 

Ainda segundo o comandante do Batalhão, no ranking das cidades mineiras com maior taxa de crimes violentos em 2021, Patos de Minas ocupa a 115ª posição, com uma população de 154.641 habitantes e a taxa de crimes violentos de 146,9. O primeiro lugar é de Contagem, que possui uma população de 673.849 habitantes e a taxa de crimes violentos de 448,9.

 

Dos 207 crimes violentos registrados de janeiro a novembro de 2021 em Patos de Minas, 169 foram denunciados em até 6 horas após o fato, possibilitando maior chance de identificação e prisão de autores pela Polícia Militar. Dessas denúncias em tempo hábil, cerca de 52% resultaram em prisão em flagrante de um ou mais autores, totalizando 134 pessoas presas por crimes violentos”, apontou Ten.Cel Luciano.

 

Além disso, o comandante evidenciou que, “na série histórica dos crimes violentos, mesmo com a constante diminuição de recursos humanos da Polícia Militar e por meio do serviço integrado e da implementação de tecnologias, temos conseguido uma diminuição dos índices de crimes violentos”.

Com relação à taxa anual de homicídios consumados em Patos de Minas no ano de 2021, o comandante destacou que Patos de Minas ocupa a 115ª posição, com 154.641 habitantes e taxa de 6,0. A cidade mineira com maior taxa de homicídios consumados em 2021 é Cajuri, que ocupa a 1ª posição do ranking, com 3.961 habitantes e uma taxa de homicídios consumados de 151,5.

Segundo o comandante, foram registrados 16 homicídios consumados em 2020, e 9 em 2021, o que representa uma redução de 44%. “Dos 8 homicídios consumados registrados de jan a nov de 2021 na cidade Patos de Minas, em 100% dos casos a PM identificou o possível autor/suspeito. Em 38% dos registros houve a prisão em flagrante delito do autor”, destacou Ten.Cel Luciano.

Em sua fala, o comandante do 15º BPM destacou que “a 10ª Região de Polícia Militar foi a região que mais reduziu homicídios no Estado de Minas Gerais, com uma redução de 34% na incidência do crime de homicídios”. E complementou: “A cada 10 crimes cometidos de todos os tipos (furtos, homicídios, violentos), em 9 deles há prisão. No caso de homicídios, em 100% há identificação dos autores”.

Outro fator destacado pelo comandante são as apreensões realizadas em Patos de Minas pela Polícia Militar em 2021, sendo105 armas de fogo; 1195 cartuchos intactos (munição); 583 pedras de crack; 14 crack em kg; 963 maconha em barras/tabletes; 126 papelotes, pinos e dolas de cocaína; R$ 138.860,00 moeda nacional (real); e 249 instrumentos cortantes e perfurantes (armas brancas).

Além disso, o comandante apresentou alguns programas preventivos desenvolvidos pela PM, tais como a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica - PPVD ; a Patrulha de Prevenção aos Homicídios - PPH; a Patrulha Rural; o Programa de Prevenção às drogas com crianças e adolescentes nas escolas - Proerd, “de grande aceitação e nível de resultados alto”; fiscalização de medidas condicionantes; acompanhamento de potenciais autores de crimes violentos; redes de proteção rural, bancárias, comércios e vizinhos; Olho Vivo - “tecnologia que tem contribuído na prisão de infratores”.

Ainda segundo o comandante, por meio do Convênio entre a Polícia Militar e Prefeitura de Patos de Minas, foram adquiridos vários materiais, tais como 50 cones; 400 munições diversas; 1 Fiat Ducato – Base Comunitária; 2 motocicletas; 10 kits SPARK – armas de impulso elétrico; 5 espingardas cal. 12; 10 rádios transceptores portátil digital.

Na oportunidade, o policial militar também destacou algumas ações do vereador Cabo Batista, como intermediação de emendas com deputados federais pela reforma da quadra esportiva; emendas destinadas para equipamentos e materiais para o Proerd; aquisição de aparelhos de ar-condicionado para companhias, seções e sala de registro de ocorrência na delegacia.

Ademais, o comandante detalhou algumas projetos da unidade, como, por exemplo, o Escudo Digital, que, segundo Ten.Cel Luciano, consiste numa malha protetora para toda a 10ª região, com a aquisição de câmeras e softwares de inteligência artificial que fazem a leitura de placas de todos os veículos que vão adentrar na região da Amapar. “Já temos o projeto pronto e já enviamos ofícios para as prefeituras visando garantir uma reserva no orçamento do ano que vem para aquisição de materiais. Vai trazer uma segurança a mais para a região”. Outros projetos destacados são a aquisição de instrumentos de menor potencial ofensivo; aquisição de armamentos e equipamentos em geral; modernização das bases comunitárias de segurança pública; e modernização e expansão do Olho Vivo.

Falas dos vereadores

Como PM durante 26 anos, Cabo Batista parabenizou a Polícia Militar pelos trabalhos desenvolvidos e o comandante pelo humanizado serviço em prol da segurança da população; falou dos desafios enfrentados ao longo da carreira de um militar; mencionou verbas conseguidas pelo gabinete; e colocou-se à disposição: “O trabalho realizado pela PM é fantástico. O efetivo reduziu muito e, mesmo assim, faz milagres”, enalteceu Cabo Batista.

O vereador José Luiz também parabenizou a Polícia Militar pela grande segurança prestada no Estado e na Cidade: “Cidade tranquila, graças a Deus e ao trabalho da PM”, reforçou. Por sua vez, o vereador Gladston agradeceu a apresentação e mencionou a eficiência do trabalho logístico e do efetivo, associados à tecnologia. Por sua vez, o presidente da Casa Legislativa, vereador Ezequiel Macedo, também agradeceu a presença do comandante, parabenizou a PM pelo trabalho desenvolvido e colocou à Câmara Municipal à disposição para contribuir.

Por fim, o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luciano Aurélio Quirino, atribuiu os bons resultados ao trabalho diuturno de todos os policiais militares: “a grande protagonista dos números apresentados na região é a tropa resiliente, combativa, integrada, unida. Nossos policiais constantemente sacrificam o convívio com suas famílias e sofrem ameaças à vida, no combate incessante à criminalidade e prevenção ao crime”, finalizou o comandante.

 

 

A gravação da transmissão ao vivo da Audiência Pública está disponível no Youtube da Casa Legislativa.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto 1
foto 1 foto 1
foto 2
foto 2 foto 2
foto 3
foto 3 foto 3
foto 5
foto 5 foto 5
foto 6
foto 6 foto 6
foto 7
foto 7 foto 7
foto 8
foto 8 foto 8

 

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa