Produtores rurais de Patos de Minas são homenageados pela Câmara Municipal com a Medalha de Mérito “Destaque Rural”

A honraria representa um reconhecimento do Legislativo Municipal aos produtores e produtoras rurais do Município pelo destaque na área de produção ou de liderança comunitária, e, consequente, geração de desenvolvimento ao Município.

 

Em comemoração do Dia do Produtor Rural Mineiro e do Dia do Produtor Rural, celebrados em 7 e 28 de julho, respectivamente, a Câmara Municipal de Patos de Minas homenageou produtores e produtoras rurais do município com a Medalha de Mérito de Destaque Rural “Dr. Moacir Viana de Novaes”.

A honraria foi entregue durante sessão especial realizada na tarde desta quinta-feira (14/7). Instituída pela Lei Municipal n.º 5.611, de 6 de julho de 2005, a Medalha de Destaque Rural é concedida a produtores rurais que tenham se destacado na área de produção ou de liderança comunitária.

Devemos grande parte da prosperidade do nosso País e do nosso Município aos produtores rurais. É do suor anônimo desses heróis, sejam eles homens ou mulheres, que se faz da agropecuária brasileira uma das mais competitivas do mundo”, destacou o vereador/presidente Ezequiel Macedo.

A cerimônia foi marcada pela leitura de um breve histórico de vida de cada homenageado, sob fortes aplausos da plateia. Familiares e amigos dos agraciados, autoridades, servidores e assessores prestigiaram o evento. Na ocasião, o Executivo Municipal foi representado pelo corregedor-geral do Município, Emerson Gontijo.

Na fase de pronunciamentos, a homenageada Lucimar Silva falou como representante dos agraciados, manifestando a satisfação de ser homenageada e a importância das atividades desenvolvidas pelos produtores rurais. Segundo Lucimar, “o trabalho de cada um de vocês está presente diariamente na casa de todas as pessoas e no desenvolvimento econômico do nosso país”.

O vereador José Carlos da Silva - Carlito discursou em nome da Câmara Municipal. O parlamentar manifestou estar feliz e honrado pela oportunidade de homenagear os produtores rurais, já que também possui origem rural; falou das muitas dificuldades enfrentadas pelos produtores; e destacou o amor, a dedicação e a gratidão com que os homens e mulheres do campo exercem o trabalho. “A produção de alimentos para o mundo e a geração de renda para o município e região fazem tudo valer a pena”, valorizou Carlito. Ao final do discurso, o vereador também fez uma apresentação musical de modas caipiras, em homenagem aos produtores rurais.

Confira, a seguir, quem foi Dr. Moacir, que dá nome a honraria; o resumo da história dos homenageados; e o conteúdo integral dos pronunciamentos da homenageada Lucimar Silva e do vereador Carlito.

Quem foi Dr. Moacir Viana de Novaes, que dá nome à homenagem de Destaque Rural?

A título de informação, Dr. Moacir Viana de Novaes, que intitula a Medalha Destaque Rural, nasceu em Matozinhos, no dia 30 de março de 1900, diplomando-se pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária, em Belo Horizonte, no ano de 1925. Foi o primeiro diretor do Instituto Agronômico de Sete Lagoas, de onde veio transferido para Patos de Minas, no ano de 1932.

Aqui, ele foi o primeiro chefe da colônia agrícola local e dirigiu, durante 34 anos, a subestação experimental de Patos de Minas da EPAMIG, na qual desenvolveu importante trabalho de pesquisa científica para a melhoria genética de sementes, a prática da agricultura no cerrado e o uso de fertilizantes, incentivando, dessa forma, a produção pela disseminação de conhecimentos técnicos inovadores aos produtores rurais da região.

Dr. Moacir Viana de Novaes faleceu aos 74 anos, no dia 17 de junho de 1974, neste Município.

Lista de homenageados e resumo do histórico de vida

1- André Mazzi Nakao – Indicado pelo vereador Daniel Amorim Gomes.

Filho de Orlando Massayoshi Nakao e Paula Mazzi Nakao, André Mazzi Nakao é casado com Isabela Borges Ribeiro Nakao, engenheira agrônoma, com quem tem 2 filhos, Rafael e Gabriel. Também engenheiro agrônomo e estudioso no cultivo e beneficiamento de cafés especiais, André Nakao foi membro efetivo da Associação dos Cafeicultores de Patos de Minas e Região, visitou várias fazendas na Colômbia e em regiões que são referências na área, e, atualmente, tem recebido visitas de professores e especialistas em cafés que dividem o mesmo gosto: a busca por cafés de excelência.

O homenageado é o atual gestor da 4ª geração da Família Nakao, ao lado de seu pai, Orlando Nakao, no gerenciamento da fazenda Serra Negra e na torrefação e produção de cafés arábicas, nas variedades bourbon vermelho e amarelo, catuaí vermelho e amarelo, mundo novo e iac 125. Do volume total produzido na fazenda, uma parte da sua produção é comercializada em grãos, outra parte na forma moída, outra em cápsulas e o restante é exportado. O café encapsulado é oferecido em três versões, com a marca Mitsuo Nakao, em homenagem ao avô de André, cada uma sendo uma variedade diferente e colocada em uma cor de embalagem para sua identificação.

E, assim, o trabalho de André e o da família Nakao no cultivo e beneficiamento de cafés especiais tornou-se uma referência mundial, o que tem contribuído para colocar Patos de Minas e região em grande destaque no cenário do agronegócio. Portanto, é com grande alegria que esta Casa Legislativa outorga agora a André Mazzi Nakao a merecida Medalha de Destaque Rural “Dr. Moacir Viana de Novaes”.

2 - Ari Januário Viana – Indicado pelo vereador Itamar André dos Santos.

Filho de Antônio Januário Neto (in memoriam), conhecido como “Toezim Jinú”, e Amarisa Viana de Magalhães, e irmão de Ivone e Ronaldo, Ari Januário Viana é casado com Fabiana Carneiro, com quem tem a filha Carolline Stefany, de 11 anos. Desde os 7 anos de idade, Ari ajudava seu pai no trabalho com o gado e já pegava gosto pela lida no campo. Formado em Técnico em Agropecuária, ele iniciou sua vida profissional trabalhando em uma fazenda de café.

Posteriormente, o homenageado foi contratado pelas empresas Pastofértil, Bunge, e, por último, como representante da Yara Fertilizantes. Nesse mesmo período, entrou no ramo da construção civil, realizou plantios de milho e feijão em parceria de seu cunhado Wartuires, arrendando as terras de seu pai. Em 2013, Ari deixou a representação e começou a dedicar-se somente à construção civil e à plantação das culturas de soja e milho safrinha. Após o falecimento de seu pai, foi feita a divisão da fazenda e, em parceria com seu irmão Ronaldo, Ari continuou se dedicando à plantação de soja e milho safrinha, enquanto sua irmã e o cunhado investiram no leite e na plantação de milho para silagem, tornando a fazenda mais produtiva e próspera.

Enfim, Ari e a família mantiveram a sede simples onde residiam, mantendo vivas as memórias e tradições rurais cultivadas desde a infância por mérito de seu pai. Por tudo isso, Ari Januário Viana é merecedor desta homenagem de Destaque Rural.

3 - Elisabeth Fátima Rosa – Indicada pelo vereador João Batista de Oliveira – João Marra.

Filha de Imbraim Xavier da Rosa e Maria de Lurdes Xavier da Rosa, e com 5 irmãos, Elisabeth Fátima Rosa perdeu sua mãe aos 9 anos, passando a morar com a avó, depois com a tia e, por fim, aos 14 anos, com a sua irmã, quando começou a trabalhar na colheita do café, ocasião em que conheceu o pai de seus filhos Carlos Eduardo e João Paulo, vindo a se casar com 16 anos.

Ao passar a morar em uma fazenda onde havia muita manga, goiaba, banana e mamão, a homenageada, visando evitar o desperdício, teve a iniciativa de fazer doce de fruta para vender, e, depois, começou a fazer também doce de leite, queijo e requeijão. Durante 2 anos, Elizabeth vendia os seus produtos de porta em porta. Depois, ela teve a oportunidade de entrar na feira livre, que era no Rosário, e, posteriormente, foi aprimorando os negócios nas feiras que passaram a ser instaladas.

Hoje, a produtora rural é proprietária da empresa “Delícias do leite”, fazendo entregas em restaurantes e comércios em Patos e região. Ela tem produção própria no seu sítio, onde faz os produtos com a ajuda dos filhos, do pai e de uma equipe, há mais de 11 anos. E, assim, empresária bem-sucedida, Elizabeth superou todos os obstáculos e hoje se sente vitoriosa e muito honrada com a Medalha de Destaque Rural “Dr. Moacir Viana de Novaes”.

4 - Fulgêncio Maria Bomtempo – Indicado pelo vereador José Eustáquio de Faria Junior

Um dos 16 filhos do casal Fulgêncio Bomtempo do Amaral e Izoleta Guimarães Pessoa, Fulgêncio Maria Bomtempo é casado com Nayara e pai de 6 filhos, Luana (em memória), Patrícia, Bruna, Fulgêncio, Ynnara e Antônio.

Com infância extremamente humilde, ele trabalhou com seu pai desde criança, criando cabras e trabalhando em um pequeno açougue que tinham para sustento da família. Depois, em busca de novas oportunidades, saiu da casa de seus pais ainda jovem e, com apenas 18 anos, começou a trabalhar como pedreiro, auxiliando nas calçadas da Avenida Fátima Porto. Com o passar do tempo, foi proprietário de bar e comércio nos arredores do Córrego do Monjolo e Bairro Sebastião Amorim; proprietário de um supermercado em Pirapora, denominado PiraPatos; e fornecedor de balas e chicletes a vários comércios do município e região. Posteriormente, a partir de uma conversa com seu pai, decidiu investir na produção e comercialização de feijão, começando a vendê-lo em litros e a granel em uma kombi. Com muito esforço, abrindo caminhos, passou da kombi ao caminhão, e, por final, estabeleceu o empacotamento de feijão, hoje denominado Fufu Legal.

Além disso, o homenageado fez a aquisição de uma propriedade rural no Distrito de Bom Sucesso e região de Santa Maria a Major Porto, transformando os campos de pastagem degradadas em solos férteis para a agricultura e fornecendo alimento de forma indireta à cadeia pecuarista de corte e leiteira em toda extensão do nosso município, gerando, assim, muitos empregos formais e sazonais. Enfim, homem que enfrenta, com coragem, todas as dificuldades que um produtor rural possui, transformando, em oportunidade, aquilo que é tratado como obstáculo, Fulgêncio Maria Bomtempo recebe agora o reconhecimento da população patense por meio desta merecida homenagem de Destaque Rural da Câmara Municipal.

5 - Gaspar Alves da Silva – Indicado pelo vereador Vitor Porto Fonseca Gonçalves

Filho de Percílio Alves da Silva e Emiliana Maria de Jesus, Gaspar Alves da Silva é casado, há 42 anos, com Maria Pereira Alves, com quem tem 2 filhos: Fernando e Carlos, ambos casados, uma neta, e está aguardando a chegada de mais um(a) neto(a).

Presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário Rural por 8 vezes, Gaspar participou, por diversas vezes, da diretoria, e, igualmente, fez parte da Mesa Diretora da Central de Associações, de Produtores Rurais e Conselhos de Desenvolvimento Comunitários Rurais de Patos de Minas (CACR). Ademais, sempre esteve envolvido com atividades religiosas na comunidade, ocupando o cargo de coordenador e dirigente da igreja, e, ainda, de presidente da Conferência de Vicentinos, bem como coordenou novenas natalinas, em vários anos, na comunidade. Atualmente, com muita disposição e alegria, dedica-se às Folias de Reis e eventos para os quais é solicitado a tocar violão, o que o faz com grande satisfação.

Já na lida rural, o homenageado é produtor de hortaliças, como jiló, quiabo, folhosas e polvilho artesanal, contando com assistência técnica da Emater para a melhoria da sua produção e participando da Feira do Produtor Rural desde seu início em 1993. Enfim, com seu jeito alegre e simpático, Gaspar é agricultor familiar, líder nato, participativo e muito carismático da comunidade de Contendas, um produtor apaixonado, diferenciado e respeitado pela comunidade rural da região, onde nasceu, estudou e reside até hoje, encontrando sempre as portas abertas e fazendo amigos por onde passa. Por tudo isso, Gaspar Alves da Silva é condecorado com esta merecida Medalha de Destaque Rural “Dr. Moacir Viana de Novaes”.

6 - Gilmar José da Silva Filho – Indicado pelo vereador Nivaldo Tavares dos Santos.

Paulista, 33 anos, filho de Maria Jamile Martins Salomão Silva e Gilmar José da Silva, e irmão de Jamile e Pedro, Gilmar José da Silva Filho mudou-se para Patos de Minas, aos 15 anos. Além de suas habilidades no futebol, Gilmar Filho sempre trouxe no peito a paixão pela zona rural e, sempre que podia, curtia a fazenda de propriedade de sua família.

Como jogar futebol era uma de suas vocações, o homenageado logo ingressou no Esporte Clube Mamoré, dando início a sua carreira como jogador. Com 17 anos, profissionalizou-se no clube e foi para o time Sundsvall na Suécia, onde jogou por alguns anos. Retornou para o Brasil e fez parte de grandes times, como Juventude, Pelotas, Lajeadense, Caxias no estado do Rio Grande do Sul e Cuiabá no Mato Grosso, e, por último, foi para Ásia, onde jogou nos times Kalantan e Perak. Após encerrar sua carreira de jogador, assumiu o desafio de administrar a fazenda da família, localizada no Município de João Pinheiro, e, em seguida, de administrar sua própria fazenda, no Distrito de Alagoas, denominada Fazenda Resenha. Com 2 anos no seu novo negócio, investiu na agricultura de milho e na criação de gado de corte, por meio dos quais tem feito grandes negócios.

Hoje, o homenageado movimenta 500 matrizes e está iniciando na produção de gado nelore pura origem. Enfim, jovem alegre, exemplo para muitos jovens empreendedores no meio rural, amoroso com a família, com os amigos e com uma competência admirável, Gilmar José da Silva Filho é grande merecedor desta honraria de Destaque Rural outorgada a ele por esta Casa Legislativa.

7 - Guilherme Abdo Souza Castro – Indicado pelo vereador José Luiz Borges Júnior

Filho de João Alves de Castro e Martha Regina Abdo Souza, Guilherme Abdo Souza Castro é casado com Marcela Viana de Barros Abdo e pai de 3 filhos: Davi, Lucca e João Guilherme.

Além de trabalhar com negócios imobiliários, o homenageado atua, há cerca de 12 anos, como empresário da agricultura e pecuária, gerando vários empregos diretos e indiretos por ano em lavouras de milho e na criação de gado de corte e de leite.

E por se destacar na área da produção rural como fornecedor de tão importantes alimentos, gerando emprego, renda e riquezas, e fortalecendo, por conseguinte, a economia do nosso município e país, Guilherme Abdo Souza Castro faz jus à Medalha de Destaque Rural “Dr. Moacir Viana de Novaes”.

8 - José Lázaro Caixeta – Indicado pelo vereador Ezequiel Macedo Galvão.

Segundo filho de Arnoldo Frederico Caixeta e Maria da Conceição Caixeta, José Lázaro Caixeta casou-se, aos 22 anos de idade, com Mariana Caixeta, com quem tem 4 filhos: a primeira filha, infelizmente, nasceu sem vida, e os outros 3 filhos são: Márcio, Sidéa e Sidiene. Desde cedo, José Lázaro teve que trabalhar em roçados nas lavouras de café, milho, feijão e arroz para ajudar seu pai no sustento da casa.

Aos 16 anos, já saia de madrugada com seu carro de boi para o roçado, e morou em uma casa de madeira com dois cômodos até meados dos seus 20 anos, época em que, trabalhando de sol a sol, ajudou seu pai a construir uma casa. Depois de casado, o homenageado, junto com sua esposa, criou os filhos dentro da fé católica, dando-lhes valores e exemplo de pai, amigo, companheiro e trabalhador que sempre foi. Na década de 90, foi coordenador, por 8 anos, da Capela de Barreirinho, onde fez parte também do Conselho Comunitário.

Enfim, homem de fé, princípios e caráter inabalável, amante de uma roda de truco, dono de um sorriso largo e de um bom pé de prosa, homem do campo, que nasceu, cresceu, constituiu família e vive dos recursos naturais até hoje, José Lázaro aprendeu a lidar com a terra e com o gado. Sempre feliz e amigo de todos, com seus filhos casados e avô de 5 netos, segue hoje com sua vida simples e humilde no campo. Ele traz, na sua essência, o verdadeiro homem da terra, e hoje, com o seu grito inconfundível, é o pregoeiro número 1 da região e da Folia de Reis de Barreirinho. Por tudo isso, José Lázaro Caixeta é ilustre merecedor da Medalha de Destaque Rural “Dr. Moacir Viana de Novaes” que ora recebe.

9 - Leonardo de Lima Avelar – Indicado pelo vereador José Carlos da Silva - Carlito

Filho de Edimê Avelar e Antônio Sérgio, Leonardo de Lima Avelar é casado com Andréa de Freitas Avelar e tem uma filha, Luana de Freitas Avelar. Neto de pecuaristas e formado em Zootecnia, ele dedicou-se, inicialmente, aos esportes equestres nas modalidades rurais de velocidade, tendo sido tetracampeão mineiro, campeão brasileiro, vice do congresso brasileiro, primeiro competidor a pontuar na American Quart Horse Association-AQHA, além de fazer o seu cavalo “Wander Shady” o mais pontuado no team pening em 2015, recebendo o prêmio da “ABQM”.

Posteriormente, Leonardo passou a produzir leite na fazenda São Judas Tadeu, no Campo Alegre, e a fazer uso da fertilização in vitro e da transferência de embrião, obtendo expressivos resultados. Seu touro “JPZ Olimpio”, foi considerado, em 2013, o melhor touro 3⁄4 no teste de progênie da raça Girolando; sagrou-se campeão “touro jovem”, em 2015, na “Megaleite” em Uberaba; foi contratado pela alta genética (central de inseminação) e provado, em 2020, o melhor Girolando 3⁄4 do mundo para produção de leite com PTA. Além disso, a “LLA Naomi Fiv Bridaem” foi feita, em 2021, a melhor novilha jovem do Brasil, e no mesmo ano, Leonardo conquistou o terceiro lugar como melhor rebanho leiteiro da categoria em PTA e GPTA. E, recentemente, em junho de 2022, 3 novilhas foram colocadas entre as melhores do Brasil na Megaleite em Belo Horizonte.

Ademais, o homenageado obteve, neste ano, a primeira colocação de rebanho com a melhor genética da raça Girolando, e, atualmente, vários de seus touros são contratados pelos principais centros de inseminação como: ABS Pecplan, Alto genética, CRV lagoa, GeneX e Stgenetics, o que vem contribuindo, de forma muito significativa, para o melhoramento genético em todo o país. Hoje, Leonardo continua trabalhando com gado Girolando na área leiteira, com 148 vacas lactantes, alojadas em “Compost Barns” e com produção diária de leite de 4.700 litros. Portanto, Leonardo de Lima Avelar é ilustre merecedor desta honraria de Destaque Rural que ora recebe do poder Legislativo patense.

10 - Lucimar Silva – Indicado pelo vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista.

Filha de Rosa Maria e José Mariano, casada com Evaldo Pereira e mãe de duas filhas: Barbara e Gabriely, Lucimar Silva perdeu o pai aos 10 anos de idade, foi educada pela mãe e pela avó Cristina Ferreira e começou a trabalhar muito cedo, tendo iniciado nas lavouras de café (colheita e plantio), na região de Patos de Minas e Varjão de Minas, em fazendas que hoje estão sob a sua direção.

Formada em Magistério, graduada em Administração de Empresas, com especializações em Agronegócios e Segurança do Trabalho, e credenciada e certificada pelo Coffee Quality Institute em Q Grader e Q Processing, a homenageada atuou como professora em Varjão de Minas, passou por todos os setores das fazendas, lavouras, pós-colheita, gerência, cantina, bem como atuou na área de segurança do trabalho e de certificações de cafés. Com uma história de superação, ascensão no agronegócio e referência no agronegócio brasileiro, a homenageada desenvolve projetos de cafeicultura sustentável em parceria com a Nespresso, Stockler e Renature, multinacionais com sedes na Suíça, Alemanha e Holanda, e participa, como palestrante ou entrevistada, de importantes eventos, falando de sua ascensão profissional, das boas práticas agrícolas sustentáveis e das inovações tecnológicas.

Atualmente, Lucimar é COO do Guima Café, que pertence ao Grupo BMG, atuando na gestão dos negócios do ramo da cafeicultura do grupo, bem como na gestão de pessoas, processos, recursos e comercialização dos cafés, que são exportados para várias partes do mundo, principalmente para a Alemanha, Japão e Estados Unidos. Sendo assim, por iniciativa da multinacional Nespresso da Nestlé, em parceria com o renomado artista Eduardo Kobra, a história de Lucimar agora está eternizada numa obra de arte de 25 metros, em São Paulo, que traz a imagem da homenageada em meio aos pés de cafés. Portanto, símbolo de resiliência, equidade, superação, força das mulheres e da cafeicultura brasileira, e com grande orgulho das suas origens e de ser patense, Lucimar Silva recebe esta honraria a que tanto faz jus: Medalha de Destaque Rural.

11 - Marilda Nascimento de Matos Ferreira – Indicada pela vereadora Elizabeth Maria Nascimento e Silva – Professora Beth.

Quarta filha, de oito irmãos, do casal Maria José, mulher enérgica e de abraço acolhedor, e Wilton Amorim, homem do campo e sorriso de alma, casada com Alaor José Ferreira, mãe de Otavio e Mariana, e avó de Valentina, Marilda Nascimento de Matos Ferreira, aquela boa mistura do doce e azedo, um verdadeiro doce de manga verde, daqueles de puxar as bochechas, despertou o desejo de ser atleta em suas brincadeiras nas ruas de Lagoa Formosa, onde morou. Sempre muito competitiva e enérgica, ela ganhou todos os campeonatos de vôlei dos quais participou, destacando-se também no ping pong.

Em se tratando de competição no esporte ou em outros objetivos pessoais, ela sempre teve foco e determinação para vencer. Aos 14 anos, já trabalhava como manicure para ter sua independência financeira, e, nessa busca por liberdade, acabou casando-se nova, aos 20 anos de idade. A menina se transformou em mulher, assumiu o lar, os filhos, o marido, e, assim como seus pais, tornou-se esteio naquela morada. Durante o crescimento dos filhos, ela dedicou-se exclusivamente à família. Posteriormente, buscou sua profissionalização, voltou ao mercado de trabalho e concluiu seus estudos.

Após ter conquistado tudo que sempre almejou, mudou-se para a fazenda com a mesma determinação. A todo momento, ela entrega seu melhor, e sempre se supera. Como mulher fértil, se mantêm enérgica, criativa, acolhedora. Mulher plural, rural, que dirige trator, tira leite e também a mulher artista que traduz a beleza da vida em telas, esculturas, costuras, quitutes, e, igualmente, nas roupas que veste, uma elegância só! Enfim, sinônimo de força, de entrega, alegria e atitude, Marilda Nascimento de Matos Ferreira é merecidamente condecorada com a Medalha de Destaque Rural “Dr. Moacir Viana de Novaes”.

12 - Sinval Antônio Veloso Cury – Indicado pelo vereador Wanderlei Rodrigues Resende – Professor Delei.

Filho de Sinval Euzébio dos Santos e Carmozita Cury dos Santos, Sinval Antônio Veloso Cury é casado com Maria Amélia Peres de Araújo Veloso, pai de Matheus e Thiago, e começou sua história seguindo os passos de seu pai, na Fazenda Esperança, em Patos de Minas.

Desde criança, unido aos seus irmãos, já ajudava nos trabalhos do campo, tanto na agricultura e pecuária, como no escoamento da produção. Posteriormente, deu início, também junto com seus irmãos, ao ramo de prestação de serviços com máquinas agrícolas, com colhedora e trator de esteira, realizando diversos serviços pela região. No ano de 1986, o Grupo decidiu investir em áreas e atividades agropecuárias na região de Paracatu- MG, tornando-se, assim, um dos pioneiros do Projeto “Entre Ribeiros”, hoje um dos maiores polos da agricultura irrigada brasileira. Desde então, o grupo veio crescendo com atividades diversas, explorando cerca de 3.000 hectares na produção de cereais, frutas, cana-de-açúcar e pecuária.

E, assim, referência na região e exemplo de trabalhador, muito querido e admirado por todos que o conhecem, Sinval Antônio Veloso Cury é empresário agropecuarista de sucesso, com uma bela história de superação e evolução, sendo, portanto, merecedor desta homenagem de Destaque rural que ora recebe.

13 - Sinval Francisco de Oliveira – Indicado pelo vereador Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL.

Filho de Benedito Gomes de Oliveira e Diomaria Francisca de Oliveira, que possuíam uma visão promissora da agricultura no cerrado, Sinval Francisco de Oliveira é casado com Alessandra Aparecida Oliveira, pai de 2 filhos, Flavia Heloisa e Luís Flávio.

Produtor sempre muito dedicado, com foco principalmente na bovinocultura de leite, no melhoramento genético do plantel bovino e na busca da excelência da raça holandesa preta e branca, Sinval hoje em dia explora uma área de 30 hectares na pecuária de leite no sistema de manejo intensivo, possuindo barracão tipo “Compost Barn”. Com isso, possui atualmente um dos melhores rebanhos da região, produzindo em torno de 2.400 litros de leite por dia, produção essa desenvolvida exclusivamente com mão de obra familiar. Recentemente, o homenageado, na busca de sustentabilidade econômica, está trabalhando na diversificação de sua atividade, dedicando-se ao cultivo de lavoura de soja e milho safrinha.

Ao longo dessa trajetória, ele destaca importância de 2 parcerias, a assistência técnica da Emater-MG e o apoio de crédito do banco do Brasil. E, assim, pelo destaque na produção rural, investimento em tecnologias, crescimento constante e sustentabilidade, Sinval Francisco de Oliveira recebe agora a honraria a que tanto faz jus: Medalha de Destaque Rural “Dr. Moacir Viana de Novaes”.

Pronunciamento da homenageada Lucimar Silva

Boa tarde a todos! É uma satisfação estar aqui com vocês e uma honra fazer parte desse grupo de competentes profissionais do campo produtores e produtoras homenageados com a Medalha de Mérito Rural Doutor Moacir Viana de Novaes.

As atividades desenvolvidas por nós tem uma participação importante no PIB brasileiro e independentemente de variáveis climáticas, crises internas e externas. Nós somos incansáveis, não paramos jamais, pois, sem a agropecuária, o progresso das outras atividades econômicas estaria comprometido.

Parabéns colegas homenageados! O trabalho de cada um de vocês está presente diariamente na casa de todas as pessoas e no desenvolvimento econômico do nosso país. Parabéns representantes da Câmara Municipal de Patos de Minas pelas homenagens prestadas!

Cabo Batista, obrigada por me conceder a honra desse reconhecimento. Essa homenagem, além de representar os profissionais do campo, reconhece a força feminina no agronegócio! Em nome de todos os homenageados, manifesto a nossa alegria e gratidão pelo reconhecimento de mérito rural. Com certeza, será mais um estímulo para seguirmos focados no desenvolvimento agropecuário do nosso país e do nosso município, o qual temos imenso orgulho de fazer parte”.

Pronunciamento do Vereador José Carlos da Silva - Carlito

Excelentíssimo Senhor Ezequiel Macedo Galvão, presidente da Câmara Municipal, em nome de quem cumprimento as demais autoridades aqui presentes; prezados membros da Mesa Diretora, colegas vereadores, senhoras e senhores homenageados, amigos e familiares, boa tarde a todos!

Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer a todos os colegas por terem me confiado a tarefa de falar nesta tarde, na solenidade de entrega da Medalha de Destaque Rural. Estou muito feliz e honrado pela oportunidade de homenagear os produtores rurais, pois minha origem é da zona rural e eu tenho muito orgulho das minhas raízes. Eu nasci e cresci na roça, fui lavrador, candeeiro, carreiro e sei que a vida dos homens e mulheres do campo não é fácil.

Além disso, a horaria de Destaque Rural tem um significado muito especial, pois recebe o nome de um homem do Campo, Doutor Moacir Viana de Novaes, que foi um exemplo para todos nós. Doutor Moacir foi destaque na realização de experimentos de trigo, com excelentes resultados e também realizou pesquisas agropecuárias em culturas próprias. O seu trabalho ofereceu um grande valor econômico para nossa região.

Assim como o memorável Dr. Moacir Viana, os homenageados desta sessão também nasceram para as coisas do campo e são destaque nas atividades rurais. Alguns por tradição familiar, outros por interesses econômicos e outros por pura paixão. Os motivos de estarem na lida rural são variados, mas todos têm algo em comum: o esforço diário para contribuir com o progresso da agricultura, da pecuária, sempre buscando novas alternativas para aumentar a produtividade e garantir uma qualidade de vida melhor para a família e para a sociedade em geral.

Sabemos que a atividade rural tem hora para começar, mas não para acabar. Os produtores e líderes comunitários empreendem, inovam, administravam, buscam novas tecnologias, pegam no batente. Nem só de flores vive o homem do campo, a luta é diária!

Variações na economia, guerras, mudanças climáticas, incertezas do mercado e desvalorização do setor afetam diretamente as atividades rurais. Mesmo diante das crises econômicas, os produtores rurais seguem firmes na missão de liderar; dedicar; preparar o solo; realizar o plantio; cuidar da lavoura; e, com a graça de Deus, colher os bons frutos do seu trabalho.

Mas, apesar das dificuldades, tenho certeza que todos aqui exercem o ofício com muito amor, dedicação e gratidão. A produção de alimentos para o mundo e a geração de renda para o município e região fazem tudo valer a pena. Afinal, Patos de Minas e região são destaque no agronegócio e movimentam a economia do país!

Por tudo isso, em nome dos meus colegas vereadores e, que assim como eu, são representantes da população, gostaria de dizer a todos os produtores rurais e aos homenageados de hoje que reconhecemos o valor do suor de cada um de vocês, que, para nós, são verdadeiros heróis e exemplos de vida, que muito contribuem para o pleno desenvolvimento de nossa sociedade”.

 

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06
foto07
foto07 foto07
foto08
foto08 foto08
foto09
foto09 foto09
foto10
foto10 foto10
foto11
foto11 foto11
foto12
foto12 foto12
foto13
foto13 foto13
foto14
foto14 foto14
foto15
foto15 foto15
foto16
foto16 foto16
foto17
foto17 foto17
foto18
foto18 foto18
foto oficial de...
foto oficial destaque rural 14.7.2022 foto oficial destaque rural 14.7.2022

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa