Em adesão à Semana da Consciência Negra, Câmara Municipal de Patos de Minas promove parada cívica pela promoção da igualdade racial

Anexos:
ArquivoTamanho do Arquivo
Fazer download deste arquivo (Carta Promoção Igualdade Racial - 16-11.pdf)Carta Promoção Igualdade Racial - 16-11.pdf190 kB

O ponto primordial do encontro foi a leitura de uma carta aberta à sociedade brasileira, mineira e patense, em combate ao racismo, de autoria da Prefeitura de Patos de Minas, da Câmara Municipal de Patos de Minas, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, de agentes e de lideranças do movimento afro-brasileiro.

Vereadores, assessores, cidadãos, representantes da Prefeitura e lideranças do movimento afro-brasileiro participaram de uma “Parada Cívica” na Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (21/11), para reflexão sobre promoção da igualdade racial e combate ao racismo. A atividade faz parte da programação oficial da Semana da Consciência Negra em nosso município, instituída pela Lei Municipal nº 8.296/22, iniciada, neste ano, no dia 15 de novembro, com encerramento no dia 27 de novembro.

O encontro foi aberto pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Ezequiel Macedo Galvão, com a presença dos parlamentares Gladston Gabriel, Professor Daniel Gomes, José Luiz, Vitor Porto e Wilian Campos. Também participaram da atividade os representantes das Congadas do Município de Patos de Minas, Monsenhor José Magno; da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio, Geenes Alves; e da “Acadêmicos” e Associação das Fiandeiras e Artesãos de Patos de Minas – Afiap, Fernando de Assis.

Os participantes discorreram sobre a importância de discutir constantemente temas sobre igualdade racial, inclusão, representatividade negra, combate ao preconceito, incentivo de políticas públicas para prevenção do racismo, entre outras questões. Na oportunidade, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas realizou o relançamento da Cartilha “Direitos Humanos e o Combate ao Racismo”, disponível para download gratuito no site institucional www.camapatos.mg.gov.br.

Na sequência, como ponto primordial da Parada Cívica, foi feita a leitura, proferida pelo Monsenhor Magno, de uma carta aberta à sociedade brasileira, mineira e patense, de autoria da Prefeitura de Patos de Minas, da Câmara Municipal de Patos de Minas, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, de agentes e de lideranças do movimento afro-brasileiro.

O documento externa a importância da Semana da Consciência Negra no Município; relata fatos marcados pelo sofrimento do negro ao longo da história e inúmeras notícias recentes que denotam o preconceito que as pessoas negras ainda sofrem; cita trechos da Constituição Federal, como, por exemplo, o art. 5º, que dispõe sobre a igualdade de todos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza; e reafirma a importância de combater diariamente o racismo:

Precisamos transformar esta realidade, rever nossos conceitos e práticas para construir uma sociedade melhor, mais humana e generosa, livre de preconceitos. Como dizia Nelson Mandela, importante líder africano, ‘Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar’”. Ao final, os autores da carta celebram: “Viva a cultura, a memória e a história do povo preto, que ajudaram a moldar a identidade dos brasileiros, mineiros e patenses”.

A carta, na íntegra, segue anexa para conhecimento de todos. A gravação da transmissão ao vivo do evento está disponível no Youtube da Câmara Municipal.

foto01 foto01
foto02 foto02