Legislativo Patense condecora estudantes do Município com diploma de Mérito Estudantil

Durante sessão especial da Câmara Municipal, treze estudantes de Patos de Minas foram agraciados com o Diploma de Mérito Estudantil “Professor René de Deus Vieira” pelo destaque no ambiente escolar e na comunidade.

A Câmara Municipal de Patos de Minas outorgou, nessa terça-feira (6/12), o Diploma de Mérito Estudantil “Professor René de Deus Vieira” a 13 estudantes do Município que se destacam pelo bom desempenho escolar anual e pelo envolvimento em atividades culturais, esportivas, sociais e políticas.

O diploma de Mérito Estudantil foi criado pela Resolução nº 284, de 14 de abril de 2014, originada de projeto de autoria do vereador João Batista Gonçalves - Cabo Batista e coautoria da então vereadora Edimê Avelar, como forma de reconhecimento do Legislativo Patense a crianças e jovens, da rede pública e particular de ensino, que fazem a diferença no ambiente escolar e na comunidade.

René de Deus Vieira, que dá nome à honraria, foi professor de Matemática e Física, recebendo várias homenagens durante sua carreira profissional. Pessoa disciplinada e honrada, Professor René, com seus 40 anos de Magistério, nos brindou com seu trabalho e exemplo durante 92 anos de vida, falecendo em 2011.

Durante a cerimônia, o vereador/presidente, Ezequiel Macedo, enalteceu o significado da homenagem. “O diploma tem a importante missão de valorizar os nossos jovens estudantes que têm feito a diferença em nosso Município e de incentivá-los para a busca permanente do aprendizado”, destacou.

A sessão especial contou com a presença da vice-prefeita, Sandra Cristina Gomes da Silva, representando o Executivo Municipal. Como representante dos homenageados, discursou a estudante Mariana Rosa Braz. E, representando o Legislativo Patense, falou como orador oficial da solenidade o vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista. Em todos os pronunciamentos, os estudantes foram reconhecidos pelo empenho, dedicação e comprometimento em diferentes áreas da vida escolar e da vida pessoal. A educação também foi enaltecida como instrumento de transformação social.

Ao final da solenidade, o público presente foi brindado com apresentação musical do aluno do Conservatório Municipal “Galdina Corrêa da Costa Rodrigues”, Felipe Rodrigues de Brito, acompanhado de seu pai, Cristiano Luis de Brito.

A gravação da cerimônia está disponível no Youtube da Câmara, com tradução e interpretação em Libras. Confira um resumo do histórico de vida de cada homenageado no site www.camarapatos.mg.gov.br.

Pronunciamentos

A sessão especial contou com a presença da vice-prefeita de Patos de Minas, Sandra Cristina Gomes da Silva, representando o Executivo Municipal, que, ao cumprimentar a todos, pediu “licença para cumprimentar especialmente aos protagonistas da noite”, e para, “em nome do Professor Renê de Deus Vieira, que ressignificou a educação e também o aprendizado”, registrar e agradecer “a presença da esposa de René, Serafina, com 102 anos, e das filhas Zaira e Valderez, que abrilhantam ainda mais a noite de hoje e que, com certeza, carregam o grande orgulho e alegria por terem convivido e aprendido com professor René” – destacou a vice-prefeita

Em seu discurso, Sandra Gomes sublinhou que os “estudantes são a esperança de um futuro melhor para a nossa nação, um futuro mais justo, mais digno e mais humano”, fazendo votos de que os condecorados “usem os seus conhecimentos para abrir portas, para curar as pessoas, para construir pontes, para conhecerem espaços, construírem o seu futuro e descobrirem o seu lugar no mundo”.

Ao final, a vice-prefeita destacou que, por meio do estudo, os estudantes “encontrarão, sem dúvida alguma, tudo de que precisam para construírem os seus sonhos”; e parabenizou os estudantes, desejando que eles “continuem sendo motivo de inspiração e de orgulho principalmente para as suas famílias e para todos os rodeiam”.

Como representante dos homenageados, discursou a estudante Mariana Rosa Braz que destacou a importância do ambiente escolar na formação do caráter cidadão, bem como reforçou a importância do esforço, comprometimento, dedicação e perseverança estudantil para a construção de um futuro promissor.

Todos nós crescemos, ouvindo que a escola é a porta para o nosso futuro, o que é verdade, pois é, na escola, que não só aprendemos componentes curriculares, mas também é, na mesma importância, que aprendermos a conviver com pessoas, a exercer direitos e a praticar deveres. Nela, aprendemos a ter empatia com o próximo, a respeitar o outro, independentemente da raça, dos traços culturais, da crença religiosa e da orientação sexual. É, na escola, que temos a oportunidade de desvendar e escrever nossa própria história, o nosso protagonismo” – enfatizou Mariana.

Em nome do Legislativo Municipal, falou como orador oficial da solenidade o idealizador do projeto de Resolução que criou o Diploma de Mérito Estudantil, vereador João Batista Gonçalves - Cabo Batista.

O parlamentar destacou que, embora os homenageados sejam estudantes de diferentes histórias, escolas e sonhos, o caminho a ser percorrido sempre é por meio da educação. “Esse é o meio mais seguro para transformar não só uma vida, mas toda a realidade em que se vive”, reforçou. Cabo Batista também enalteceu a presença dos familiares do Professor René de Deus Vieira, destacando o legado deixado pelo educador na área da educação.

João Batista - Cabo Batista também abordou sobre sua jornada como militar por 16 anos, no policiamento escolar, oportunidade em que realizou trabalho de prevenção no âmbito educacional. “Frequentei o todas as escolas do município, incluindo as rurais, e tive o privilegio de estar em contato com alunos, pais, professores e funcionários”, destacou Cabo Batista.

Ao final, o vereador Cabo Batista enalteceu a dedicação e o esforço dos estudantes, bem como dos pais e responsáveis, por incentivarem e apoiarem seus filhos, e cumprimentou, todos os educadores, “rogando a Deus que os abençoe e retribua com muito louvor os conhecimentos transmitidos”.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06
foto07
foto07 foto07
foto08
foto08 foto08
foto09
foto09 foto09
foto10
foto10 foto10
foto11
foto11 foto11
foto12
foto12 foto12
foto13
foto13 foto13
foto14
foto14 foto14
foto15
foto15 foto15
foto16
foto16 foto16
foto17
foto17 foto17
foto18
foto18 foto18
foto19
foto19 foto19
foto20
foto20 foto20

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa