Câmara Municipal de Patos de Minas abraça a campanha “Maio Furta-Cor”

Psicólogas, assessores, servidores, vereadores e cidadãos participaram de uma roda de conversa sobre a importância da conscientização, incentivo e promoção da saúde mental materna.

Em alusão à campanha Maio Furta-cor, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu uma roda de conversa sobre o tema durante a tarde de terça-feira (30/5), no plenário da Casa Legislativa.

Em abril deste ano, foi aprovada pelo Legislativo Patense a Lei Ordinária nº 8.434, de 8 de maio de 2023, originada de projeto de lei de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Gladston Gabriel, instituindo, no Município de Patos de Minas, o Mês Maio Furta-Cor, que visa à conscientização, incentivo ao cuidado e promoção de saúde mental materna, nos períodos pré e pós-parto.

Conduzida pelas psicólogas Mestre Patrícia Pantaleão, Yasmim Martins e Iara Santos, com a presença de assessores, servidores, vereadores e cidadãos, o encontro contou com explicações sobre o norte da campanha, bem como sobre questões técnicas, informativas e motivacionais relacionadas ao assunto.

Conforme as profissionais, há um alarmante crescimento dos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães. “Pouca ou nenhuma atenção tem sido dada aos fatores que vêm contribuindo ao sofrimento mental das mulheres em face às crescentes demandas da maternidade”, lamentaram. Para tanto, elas destacaram a necessidade de promover ações de conscientização sobre o tema e de estimular a construção de políticas públicas de saúde mental materna.

Durante o encontro, as palestrantes também abordaram questões relacionadas à influência da saúde mental materna na primeira infância, estados de emoção, dados científicos, saúde feminina, fatores de risco e de proteção ao desenvolvimento infantil, importância da rede de apoio, entre outras. "A estabilidade mental na vida adulta depende de experiências iniciais com a mãe, principalmente do seu estado emocional" (Winnicot), citou Patrícia Pantaleão.

Na oportunidade, o chefe do Legislativo, vereador Gladston Gabriel, reforçou a importância de toda a família para a saúde mental materna e para o desenvolvimento saudável das crianças, e destacou que a Casa Legislativa continuará empenhada na discussão do assunto no próximo ano, de modo a intensificar e ampliar as ações do Maio Furta-Cor.

Saiba mais sobre a Campanha Maio Furta-Cor

* Maio Furta-Cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e apartidária, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, por meio da realização de ações de conscientização, especialmente ao longo de todo o mês de maio, época em que é celebrado nacionalmente o mês das mães.

* Furta-Cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta, já que, no espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.

* A campanha existe desde 2020 e, nesse período, já foram aprovados mais de 50 leis Maio-Furtacor, sendo 3 estaduais (PR, SE, DF), contando com mais de 285 mulheres espalhadas pelo Brasil e, em mais de 12 países, em prol da saúde mental materna em múltiplas e diversas frentes.

* Os principais objetivos da campanha são sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna; promover ações de conscientização em saúde mental materna baseadas em evidências científicas; e estimular a construção de políticas públicas de saúde por meio de projetos de lei instituam o Maio Furta-cor como estratégia de política pública de saúde para mulheres-mães.

foto01
foto01 foto01