Câmara Municipal de Patos de Minas condecora mulheres de destaque com medalha de mérito

Em comemoração do Dia Internacional da Mulher, o Legislativo Patense outorga a Medalha “Coracy Affonso de Castro Alves” a diferentes mulheres pelas importantes conquistas em nosso Município e região.

A Câmara Municipal de Patos de Minas celebrou o Dia Internacional da Mulher com a outorga da Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves”, durante sessão especial realizada na noite dessa terça-feira (5/3), no plenário da Casa Legislativa.

Quatorze mulheres foram agraciadas com a honraria, que reconhece e enaltece as conquistas políticas, sociais, culturais, econômicas e familiares das mulheres de nossa Patos de Minas e região. Durante a cerimônia, foi lido um breve histórico de vida de cada homenageada, seguido de fortes aplausos do público presente.

Na ocasião, discursaram a diretora de Relações Institucionais da Prefeitura, Alana Oliveira, representando o Executivo Municipal; a homenageada Jorgeni Dias Cardoso, em nome das demais agraciadas da noite; e o vereador Ivanir Rosa de Oliveira - Ivan Rosa, como orador oficial em nome da Câmara Municipal. Os discursos proferidos enalteceram a importância e a participação das mulheres para o desenvolvimento da humanidade, em diferentes papéis e setores da sociedade; e conclamaram a todos para o combate à violência contra a mulher.

Em ritmo de reverência às mulheres, o vereador Ivan Rosa abrilhantou o evento com a apresentação musical, em voz e violão, da canção “Mulher (Sexo Frágil)”, de Erasmo Carlos. “Dizem que a mulher é o sexo frágil. Mas que mentira absurda! Eu que faço parte da rotina de uma delas. Sei que a força está com elas. (...) Na escola em que você foi ensinada, Jamais tirei um dez, Sou forte mas não chego aos seus pés; Mulher, mulher
Mulher, mulher”...

Confira o resumo dos históricos de vida das homenageadas em www.camarapatos.mg.gov.br.

Pronunciamentos

A diretora de Relações Institucionais, Alana Oliveira, representante do Executivo na ocasião, manifestou a honra em conhecer “as histórias incríveis de todas homenageadas” e parabenizou “a cada uma das agraciadas e a todas as mulheres presentes”, enfatizando a relevância das mulheres em vários papéis e em diversos setores da cidade. A diretora também convidou para a inauguração da Casa da Mulher, no dia 8 de março, sexta-feira, às 9 horas, na Rua Cinco de Maio, n.º 129.

Por sua vez, representando as homenageadas, a senhora Jorgeni Dias Cardoso manifestou o significado da honraria representa para as mulheres.  “Hoje estamos aqui representando todas as mulheres que trabalham e lutam incansável e diariamente para levar tranquilidade e harmonia a seus lares. Mulheres fortes que mesmo com o dito de sexo frágil, são verdadeiras guerreiras, em todas as profissões. Muitas vezes, elas saem de casa doentes, cansadas, tristes, mas sempre dispostas a enfrentar qualquer tipo de adversidade, para ajudar, ou até mesmo, assumir o sustento da família. Estamos aqui para representar aquelas mulheres que lutam todos os dias por melhores condições de vida, pela dignidade, pela redução da desigualdade social e pelo reconhecimento  do seu valor na sociedade”, destacou Jorgeni. A homenageada também lamentou a situação de muitas mulheres sofrerem violência “pelo fato de serem mulheres” e encorajou a todas para continuarem firmes na jornada diária.

Concluindo a fase de pronunciamentos, o vereador Ivanir Rosa de Oliveira - Ivan Rosa, como orador oficial em nome da Câmara Municipal, proferiu o seu discurso refletindo a composição musical de Milton Nascimento e Fernando Brant, ‘Maria, Maria’.  “Uma memorável canção que canta Maria mulher que vivia à beira dos trilhos do trem, que cuidava dos filhos sozinha e que sobrevivia em meio às dificuldades. Uma Maria forte, que nunca desiste da luta e que semeia amor a todas as pessoas. Uma Maria mulher que enxerga e faz futuro, que partilha conhecimentos e que contribui para um mundo melhor”, destacou.

O parlamentar também abordou a importância da mulher para uma “sociedade mais justa e humana”, em diferentes aspectos, reforçando, ainda, “a maestria e competência das mulheres ao ocuparem as profissões que escolheram e que exercem com tamanha responsabilidade”.

O vereador Ivan Rosa ainda realçou as palavras da escritora Clarice Lispector, ao escrever “Sou um coração batendo no mundo”, enaltecendo as mulheres como “corações que fazem o mundo bater, evoluir, ressignificar, existir. Vocês geram vida nas nossas vidas”, primou Ivan.  E, encerrando o evento, o vereador Ivan Rosa fez a apresentação musical, em voz e violão, da canção “Mulher (Sexo Frágil)”, de Erasmo Carlos, como forma de homenagear a eminente figura feminina presente e atuante em nosso Município.

Saiba mais sobre a Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves”.

A título de informação, a honraria da Medalha de Mérito do Dia Internacional da Mulher visa dar cumprimento ao disposto nos Decretos Legislativos nº. 042, de 1997, e nº 559, de 2012. O primeiro, de autoria dos então vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi - Béia Savassi, Pedro Lucas Rodrigues e João Ricardo de Oliveira, cria a homenagem em comemoração do Dia Internacional da Mulher. O segundo, de autoria da então vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, denomina a referida honraria de “Coracy Affonso de Castro Alves”.

Coracy Affonso de Castro Alves nasceu na cidade de Patos de Minas, no dia 18 de maio de 1924. É filha de Abner Affonso de Castro e Iracema Maciel de Castro. Casou-se, aos 20 anos de idade, com Sebastião Alves do Nascimento, Binga, com quem teve 6 filhos: Elmiro Nascimento, Maria Beatriz - Béia Savassi, Maria Tereza, Maria Lúcia, Maria Regina e Maria de Fátima. Sempre solícita, Dona Coracy dedicou sua vida às causas sociais, sendo idealizadora e membro integrante da comissão organizadora da 1ª Festa Nacional do Milho em Patos de Minas. Ela faleceu em Patos de Minas, no dia 24 de maio de 2007.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06
foto07
foto07 foto07
foto08
foto08 foto08
foto09
foto09 foto09
foto10
foto10 foto10
foto11
foto11 foto11
foto12
foto12 foto12
foto13
foto13 foto13
foto14
foto14 foto14
foto15
foto15 foto15
foto16
foto16 foto16
foto17
foto17 foto17
foto18
foto18 foto18
foto19
foto19 foto19
foto20
foto20 foto20
foto21
foto21 foto21
foto22
foto22 foto22
 

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa