Quinze mães, com diferentes idades e histórias de vida, foram condecoradas com a Medalha de Mérito “Antônia Cardoso do Nascimento”, em comemoração do Dia das Mães.
Uma noite especial celebrou a grandiosidade das mães de nosso Município — em homenagem e representação a todas, igualmente merecedoras. Assim foi a sessão especial da Câmara Municipal de Patos de Minas, realizada nessa terça-feira (6/5), no plenário da Casa Legislativa.
As 15 mães homenageadas tiveram a síntese de suas histórias lidas e, sob calorosos aplausos da plateia, receberam a Medalha de Mérito “Antônia Cardoso do Nascimento”. O histórico de vida de cada homenageada está disponível no anexo da matéria.
Instituída pela Resolução nº 297/2018, a medalha leva o nome de Antônia Cardoso do Nascimento — mãe exemplar e uma das primeiras moradoras do Bairro Abner Afonso e adjacências. A solenidade contou com a presença de autoridades, familiares e amigos das agraciadas.
As mães foram enaltecidas também nos discursos proferidos por autoridades e representantes, que destacaram a representatividade da figura materna nos lares e nas comunidades, bem como a profundidade de um amor que marca vidas — independentemente de vínculos sanguíneos ou afetivos:
- Glícia Bessa, superintendente do Iprem, representando o Executivo Municipal, destacou que “o espírito materno é um elo eterno, que transcende o corpo físico”; ressaltou que “as mães, com amor e carinho, formam a base da sociedade”; e cumprimentou “as mamães por tudo que são e por tudo que fazem”.
- Tania Aparecida Moreira dos Santos, falando em nome das homenageadas, citou o significado da palavra “mãe” segundo o dicionário, mas observou que “nenhum dicionário consegue, de fato, definir esse termo, pois ser mãe vai muito além dessas palavras”; fez ainda uma homenagem especial às mães já falecidas — que deixaram saudades e ensinamentos —; e agradeceu aos seus filhos e a todos os filhos presentes.
- Vereadora Brenda Évellyn Santos, representando os demais parlamentares da Casa Legislativa, afirmou que “as mães são o coração da família, o alicerce da nossa sociedade, e representam a esperança de dias melhores”; disse que a homenagem é dedicada “a todas as mães da nossa cidade, com suas histórias, suas lutas e seu amor único”; e, ao final, fez uma menção especial à sua avó: “Ela é a mais verdadeira definição de mãe que eu conheço. Foi ela quem me acolheu e cuida de mim até hoje. Não somos avó e neta de sangue, mas o nosso laço de alma é mais forte que os laços sanguíneos. Dela recebi amor, entrega e cuidado”, enfatizou.
Ao fim da cerimônia, as homenageadas foram brindadas com a apresentação musical da cantora Vitória Brito, que interpretou a canção “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas