A comissão vai verificar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, com previsão de conclusão da obra para julho/2026.
A comissão da Câmara Municipal de Patos de Minas, nomeada para acompanhar e fiscalizar a reforma do Palácio dos Cristais – futura sede do Legislativo Patense –, iniciou os trabalhos na tarde desta terça-feira (23/9). A designação dos membros foi feita pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Cabo Batista, por meio da Portaria nº 2024, de 10 de setembro de 2025.
A comissão é composta pelos integrantes, vereadores Paulo Henrique Fernandes Caixeta e Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL; pelo diretor-geral Késney Alves Porto; pela diretora-adjunta administrativa Kerley Cristhina de Paula e Silva e pelo chefe da Divisão de Informática, Paulo César Caixeta.
De acordo com o vereador Paulo Henrique, o principal objetivo da comissão é “acompanhar e fiscalizar os trabalhos juntamente com os integrantes da Prefeitura, visando garantir o fiel cumprimento do objeto contratado, principalmente no que se diz respeito ao projeto, ao cronograma e ao custo da obra”, esclareceu.
Na ocasião, o presidente da Casa Legislativa, vereador Cabo Batista, recebeu, na sala da Presidência, os membros da comissão, além dos integrantes da Prefeitura responsáveis pelo projeto de reforma, quais sejam o diretor de Obras, Eduardo Magalhães; diretor de Projetos, Luiz Felipe; a engenheira civil, Luiza Álvares, e o arquiteto Cícero Afonso.
Durante a reunião, os participantes alinharam detalhes sobre a fase inicial da obra e realizaram uma visita in loco ao prédio, oportunidade em que verificaram o projeto e as respectivas salas e gabinetes, bem como discutiram eventuais adaptações. A comissão também deverá registrar possíveis inconformidades, manter a Mesa Diretora informada sobre o andamento dos trabalhos e elaborar relatórios periódicos, com registros fotográficos e documentais.
A reforma do Palácio dos Cristais vai possibilitar mais economia aos cofres públicos, com a eliminação dos gastos com aluguel, além de valorizar o patrimônio histórico e cultural de Patos de Minas e proporcionar um atendimento mais integrado e acessível à população.
A Ordem de Serviço para o início da revitalização foi assinada no dia 8 de agosto de 2025, em cerimônia realizada no Saguão da Prefeitura. O investimento total é de R$ 2.615.731,21, valor economizado pela Câmara Municipal e devolvido aos cofres públicos. A previsão é de que as obras sejam concluídas em julho de 2026.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.