Durante visita técnica, vereadores e servidores da Câmara Municipal e da Prefeitura detalharam a atual situação e os próximos passos da obra.
Durante visita técnica ao Palácio Dona Filomena de Macedo Melo, mais conhecido como Palácio dos Cristais, realizada na manhã desta sexta-feira (16/1), a Câmara Municipal de Patos de Minas apresentou à imprensa local o balanço técnico da reforma do prédio histórico que abrigará, futuramente, toda a estrutura do Poder Legislativo Municipal. Cerca de 40% da reforma já está concluída, e a previsão de finalização é para outubro de 2026.
Participantes
Participaram da visita o presidente da Câmara, vereador João Batista Gonçalves - Cabo Batista; os integrantes da comissão designada para acompanhar e fiscalizar a obra, vereadores Paulo Henrique Fernandes Caixeta e Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri da JL; o diretor-geral da Casa, Késney Alves Porto; e o chefe da Divisão de Informática, Paulo César Caixeta; os vereadores Toninho Cury, Paulo Augusto Corrêa – Paulinho, Otaviano Marques e Sargento Leomar, além de diversos assessores parlamentares.
Também estiveram presentes a engenheira civil da Prefeitura e fiscal da obra, Luiza Álvares, diversos profissionais da imprensa e representantes da Defesa Civil e Bombeiros Militar.
Ao dar as boas-vindas aos participantes, o presidente da Câmara, vereador Cabo Batista, destacou a importância da visita in loco como instrumento de transparência e de prestação de contas à população. Segundo ele, “a obra nunca esteve parada” e os “vereadores e servidores da Câmara, juntamente com técnicos da Prefeitura, constantemente fiscalizam a reforma”, a fim de assegurar o fiel cumprimento do objeto contratado.
Balanço técnico da obra
Na ocasião, a engenheira da Prefeitura informou que, apesar de alguns contratempos decorrentes do tombamento e da antiguidade do imóvel, como pisos e contrapisos danificados; estrutura comprometida em banheiros, com desabamento de paredes; tubulações de ferro; problemas nos telhados; além de paredes e balcões que não podem sofrer alterações, não houve impacto no cronograma da obra, que segue conforme o planejamento estabelecido.
De acordo com o servidor da Câmara e também fiscal da reforma, Paulo César Caixeta, o prédio de três pavimentos irá comportar toda a estrutura administrativa e legislativa da Câmara Municipal. Posteriormente, será realizado processo licitatório para a construção de um anexo nos fundos do imóvel, com o objetivo de promover melhor distribuição dos gabinetes parlamentares e viabilizar a construção do plenário, espaço destinado à realização das reuniões legislativas.
Paulo Caixeta explicou, ainda, que os setores administrativos e os gabinetes já estão definidos de forma padronizada. Ele informou também que está em andamento a reconstrução do sistema hidráulico, a finalização dos pisos, as adequações nos banheiros e as intervenções nos telhados, necessárias para a posterior instalação do sistema de ar-condicionado.
O projeto contempla ampla acessibilidade, tanto nos banheiros quanto nas demais áreas do prédio, incluindo a instalação de um elevador, prevista para ocorrer em meados de setembro. A próxima etapa da obra será a adequação da parte elétrica. “Cerca de 40% da reforma já está concluída, e a previsão de finalização é para outubro de 2026”, destacou o servidor.
Por fim, Paulo Caixeta ressaltou que todas as intervenções sempre são executadas somente após análise técnica e autorização do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc).
A reforma
A reforma do Palácio dos Cristais proporcionará economia aos cofres públicos, com a eliminação dos gastos com aluguel, além de valorizar o patrimônio histórico e cultural de Patos de Minas e oferecer um atendimento mais integrado, acessível e adequado à população.
A Ordem de Serviço para o início da revitalização foi assinada em 8 de agosto de 2025, durante cerimônia realizada no saguão da Prefeitura. O investimento total é de R$ 2.615.731,21, valor economizado pela Câmara Municipal e devolvido aos cofres públicos.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
